fbpx

Continuous Delivery

Continuous Delivery para que serve?

Antes de explicar para o que serve é importante entender o que é o continuous delivery, de maneira simples, é uma prática para automatizar o desenvolvimento de software com o objetivo de melhorar o seu processo de entrega.

Contido no continuous integration ele é responsável pelo desenvolvimento, build, testes de infraestrutura e testes funcionais, garante que todos os pacotes desenvolvidos e testados estejam com alto nível de qualidade e praticamente sem erros.

Diferente dos processos tradicionais de desenvolvimento que são baseados em grandes estruturas, complicados processos de testes e homologação o continuous delivery caracteriza-se por entregar pequenos pacotes, definido por blocos de requisitos de negócio.

O conceito de agrupar sob o mesmo guarda-chuva, novos processos de desenvolvimento, ferramentas de build e testes automatizados tudo funcionando de maneira continuada reduziu drasticamente o nível de erro e retrabalho.

Diversos benefícios acompanham o conceito de promover pequenos pacotes de maneira continuada, a redução do impacto caso ocorram problemas na produção, com os custos com o menor número de profissionais envolvidos tanto para efetuar o deploy como para solucionar eventuais problemas, são os mais facilmente mensurados.

Sabendo-se de todos os benefícios do negócio tem com a implantação do continuous delivery, pode-se achar que parece milagre, mas não é!

O trabalho é árduo e vai requerer uma boa quantidade de mudança de todas as áreas principalmente a de infraestrutura e entrega de softwares que não é raro ter sido negligenciada ao longo dos anos o que com certeza as mudanças irão tornar-se uma pílula ainda mais amarga para engolir.

É necessário e fundamental para o sucesso uma importante mudança de pensamento de toda a empresa sobre como projetar, desenvolver, testar, entregar software, um grande investimento para implementá-lo, uma profunda revisão nos processos técnicos e operacionais, o que torna fundamental e indispensável a participação efetiva da alta administração em todo processo.

Pode parecer assustador todas as mudanças culturais e investimentos necessários para a implantação e operação do continuous delivery, mas saiba que seus benefícios pagarão com dividendos não só com a redução dos custos e aumento da qualidade, mas principalmente com a capacitação da área de negócios em reagir em tempo real as demandas dos clientes o que fará certamente um enorme diferencial competitivo.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário