fbpx
Entenda a importância da criptografia para a segurança do software

Entenda a importância da criptografia para a segurança do software

A criptografia é uma ferramenta importante para a segurança da informação das empresas. Por meio dela, é possível conseguir reduzir perdas de dados, vazamentos, roubo de informações, entre outros pontos.

Por isso, é fundamental contar com esse mecanismo de proteção, um dos mais adotados atualmente, e que pode dificultar o trabalho dos hackers. Ele funciona como uma forma de cifrar as informações, em que apenas o remetente e o destinatário consigam acessar o conteúdo integral.

Preparamos este conteúdo para que você possa entender mais sobre a importância da criptografia, os principais tipos adotados e sobre como garantir a segurança do seu software. Boa leitura!

Quais os principais tipos de criptografias?

Dentre os principais tipos adotados nas organizações, podemos citar:

DES

O DES (Data Encryption Standard) é um método criado em 1976 e utilizado amplamente pelas organizações. É uma proteção básica, de poucos bits, ou seja, mais fácil de ser quebrada. Além disso, permite ser decifrado com a técnica de força bruta, o que torna o seu uso mais inseguro.

3DES

O Triple DES foi feito com o objetivo de ser um substituto do DES, com maior segurança. Ele trabalha com três chaves de 56 bits, conseguindo garantir uma maior proteção a longo prazo.

DESX

Mais uma variação do DES. Ele é simples, mas, ao mesmo tempo, consegue elevar a proteção do seu software, garantindo maior proteção contra ataques de força bruta.

AES

O Advanced Encryption Standard (AES) é, atualmente, o padrão do governo dos Estados Unidos e de diversas outras organizações. É uma chave de 128 bits, altamente confiável. Também está disponível nas chaves 192 e 256 bits.

RSA

O Riverst-Shamir-Adleman é um dos primeiros existentes sobre chave pública e é considerado um dos algoritmos de criptografia mais seguros do mercado no momento. Seu funcionamento ocorre da seguinte forma:

  • são criadas duas chaves: uma pública e uma privada;
  • todas as mensagens podem ser cifradas pelas chaves públicas, porém, apenas podem ser decifradas pela privada.

Qual a importância da adesão da criptografia para a segurança do software?

A criptografia é uma das principais formas de conseguir promover segurança para os dados do seu software. Por meio dele é possível evitar que, em uma interceptação, cibercriminosos consigam ter acesso aos dados que transitam pela solução.

Imagine, por exemplo, que na solução transite informações de cartão de crédito, dados pessoais, informações sigilosas das empresas, entre outros pontos que merecem atenção. Caso um hacker consiga interceptar a ação durante o processo de envio e recebimento, ele facilmente poderá utilizar a informação para fraudes.

Outro ponto importante: atualmente a LGPD exige que as empresas sejam responsáveis pelos dados que ali circulam e, por isso, deve potencializar as medidas de segurança para evitar problemas. Questões relacionadas com problemas de segurança podem trazer prejuízos financeiros e de imagem para os negócios, sendo necessário tomar as ações necessárias para mitigar riscos e a criptografia cumpre um papel fundamental neste processo.

Qual a importância de atualizar-se sobre segurança digital?

Além de implementar a criptografia, é fundamental atualizar-se sobre a segurança digital, para que você possa identificar quais outras medidas e protocolos podem ser implementados em seu negócio para minimizar riscos de problemas a longo prazo.

Diante disso, é fundamental acompanhar os conteúdos de blogs especializados, observar os relatórios de autoridades no tema, bem como contar com uma consultoria especializada. Os profissionais estão sempre se atualizando sobre os diferentes protocolos implementados, garantindo maior eficiência para seu negócio no que concerne a proteção de dados.

Quer mais dicas importantes para conseguir proteger o seu negócio? Acompanhe nossos conteúdos no Facebook e Linkedin e não deixe de se informar!

Deixe um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.