Muitas pessoas acham que o processo de criação e desenvolvimento de sistemas é uma ciência exata, como se depois de traçado o objetivo fosse só esperar o trabalho pronto. Ledo engano. Uma série de problemas pode acontecer durante esse processo, coisas como o projeto acabar mais caro que o previsto, sofrer com uma série de atrasos ou ficar muito aquém daquilo que foi esperado pelo contratante.

No artigo de hoje, vamos falar dos 8 erros comuns no desenvolvimento de sistemas que você precisa evitar de todas as formas. Vamos lá!

Não motivar a equipe

É muito importante ficar atento à equipe que está desenvolvendo o projeto, já que tudo está nas mãos desse grupo. E um dos pontos que precisam ser trabalhados é a motivação. Por várias vezes, esses times são colocados para trabalhar em projetos longos, com prazos rígidos, e isso exige foco e dedicação para não sair do caminho certo.

Não existe uma fórmula exata para motivar uma equipe, e saiba que o salário não é a mais importante delas. Quando estiver liderando, ou fazendo parte de uma equipe, não se esqueça de pensar nesse aspecto e avaliar maneiras de engajar e entrosar bem o time. Caso o seu diretor não esteja atento a isso, fale com ele.

Traçar as metas erradas

Coordenadores ou diretores — aqueles que encabeçam um projeto —, precisam de metas para acompanhar o desenvolvimento do projeto (entenda mais sobre Gestão de TI). Mas elas devem ser muito bem elaboradas, pois, dependendo da forma como foram propostas (e mensuradas), são grandes as chances de elas acabarem não representando nenhum ganho real ou resultado relevante.

Para corrigir isso, sempre que iniciar o projeto, elabore metas concretas e assertivas e pense em indicadores para acompanhar o desenvolvimento de todo o projeto.

Ficar no meio do barulho

Em um ambiente onde linhas de código estão sendo escritas e pensadas com cuidado, uma coisa que não pode acontecer são as interrupções por causa de barulho. O ambiente deve ser o mais tranquilo e sem ruído possível.

Em algumas empresas, há o costume de haver muita conversa atravessada na mesa ou mesmo chamar em voz alta um funcionário do outro lado da sala. Isso pode distrair o resto da equipe. Pense em maneiras de passar mensagens e comunicar-se por escrito, seja por e-mail ou ferramenta de comunicação interna. Se precisar de algo mais urgente, aborde somente a pessoa com quem precisa falar e leve a conversa para longe da mesa de trabalho do time.

Contratar desenvolvedores demais

O trabalho está ficando atrasado e a equipe não está dando conta? A solução que parece mais comum e prática é contratar mais gente, não é mesmo? Em algumas áreas, isso pode até dar certo, mas não no nosso caso. Quando se trabalha com desenvolvimento de software, o conhecimento sobre o que é feito costuma ser gerado ali, durante a produção da nova ferramenta. Ao colocar novos funcionários (totalmente “frescos” e sem saber o que está sendo feito), alguns indivíduos precisam ser destacados para ensinar o trabalho, treinar e constantemente tirar dúvidas dos novatos. Isso pode atrasar todo o processo.

A melhor solução aqui é ser o mais crítico e realista possível antes de iniciar a empreitada. Um coordenador com experiência na área já ajuda evitar esse tipo de problema.

Esquecer-se dos usuários

Do que adianta colocar uma equipe com vários incríveis programadores, por vários meses, escrevendo milhões de linhas de código para que, no final, o software seja mal aproveitado por quem de fato vai utilizá-lo? Sim, muitas vezes um tremendo trabalho é executado por uma equipe supercompetente, mas a usabilidade do software é difícil, complicado, impedindo as pessoas de aproveitarem todas as suas possibilidades e, por consequência, perdendo o interesse por ele.

Os engenheiros de software estão nessa não apenas pelos códigos, mas também pela usabilidade e experiência do sistema. Pense sempre no usuário final e nas formas como ele vai utilizar aquele novo software. Dedicar tempo a esse aspecto é imprescindível.

Fazer cronogramas apertados

Não é difícil encontrar trabalhos sendo acelerados pela previsão de que vai atrasar e acabam atrasando ainda mais — ou, pior, ficam prontos de qualquer jeito, cheios de erros. Sem um cronograma bem estruturado, haverá problemas, pode ter certeza.

Para evitar isso, elabore o cronograma antes do início do projeto. Dedique os esforços do time a essa tarefa, assim o seu projeto vai contar com prazos mais razoáveis, com bom espaço de manobra no caso de imprevistos, o que vai contribuir para um trabalho mais harmonioso e tranquilo para toda a equipe.

Falhar na comunicação

A forma como informações e dados trafegam de um lado para o outro dentro do projeto pode fazer toda a diferença. Não apenas o andamento geral do desenvolvimento do sistema, mas informações pontuais — como o trabalho de uma determinada área —, precisa chegar de forma rápida e eficiente ao seu destinatário.

Para isso, é possível utilizar ferramentas de diálogo dentro de um workflow (ou fluxo de trabalho), assim todos os envolvidos podem acessar e entender como está a sua área, bem como a de outros desenvolvedores.

Acumular funções

Assim como os próprios computadores que perdem desempenho quando precisam processar mais de uma função específica, colocar um mesmo desenvolvedor em funções diferentes só vai contribuir para uma coisa: menos eficiência. Os prazos e atribuições serão diferentes, mas direcionados a apenas uma pessoa, gerando confusão e interferindo na produtividade.

O “multitasking” não é um recurso muito legal para desenvolvedores, pois há perda de foco e desempenho. Procure sempre direcionar o trabalho para um grupo específico, assim a demanda terá a atenção necessária para que seja bem-feita e dentro do prazo.

Como você pôde ver, não há segredo para organizar um bom processo de desenvolvimento de sistemas. Alguns erros da gestão de TI podem ser facilmente revistos e aplicados de uma nova forma. Basta se organizar e acompanhar de perto o progresso para corrigir os desvios sempre que necessário.

E você? Já participou do desenvolvimento de sistemas? Conte para a gente a sua experiência nos comentários abaixo!