8 dicas de segurança cibernética para empresas
Você sabe quais são as principais dicas de segurança cibernética para empresas que os especialistas da área recomendam?
A proteção de dados é uma preocupação de qualquer negócio moderno. Afinal de contas, não investir nessa área expõe a empresa a riscos que afetam a sua produtividade, a sua credibilidade e os seus lucros.
Diante disso, todo negócio deve adotar práticas que melhoram a qualidade das suas políticas de proteção de dados. Se você quer saber quais são as melhores dicas de segurança cibernética para empresas, confira o post a seguir!
Por que empresas investem em segurança digital?
O investimento em segurança digital ganhou destaque no setor de tecnologia nos últimos anos. Dois grandes motivos impulsionaram os gastos nessa área: as mudanças legais, como a LGPD, que reforçaram a demanda por esse tipo de investimento e o maior impacto de ataques de malwares.
Quando o negócio não aplica recursos adequadamente nessas áreas, ele fica exposto a ataque que diminuem a confiança dos clientes. Ao mesmo tempo, o negócio pode enfrentar problemas judiciais. Portanto, adotar boas práticas de proteção de dados é algo que deve ser tratado como uma aplicação de recursos estratégicos para a marca.
Quais os riscos de segurança digital existentes?
A segurança digital é uma área que lida, principalmente, com riscos que possam afetar o funcionamento da empresa. Confira os principais a seguir!
Roubo de dados
O roubo de dados é um dos ataques mais comuns quando falamos em cybersegurança. Essas ações buscam capturar informações estratégicas de uma marca, que possam ser revendidas para ataques futuros. Desse modo, o negócio que é vítima desse tipo de ação acaba perdendo informações estratégicas.
Interrupção de operações
A interrupção de operações é muito comum quando ataques acontecem. Ela tende a ser maior quando negócios não contam com medidas para mitigação de riscos. Afinal de contas, o time de TI gastará mais tempo para recuperar os registros do negócio.
Prejuízos judiciais
Uma empresa que não investe adequadamente em segurança de TI também fica exposta a prejuízos judiciais. O negócio poderá enfrentar processos de clientes e do governo se as suas operações não contarem com proteção adequada.
Essas ações causam prejuízos financeiros e relacionados com a credibilidade da marca, afinal de contas, ela perderá a confiança de clientes e parceiros comerciais.
Como ter uma política de segurança de dados?
Para ter uma boa política de segurança de dados, o negócio pode adotar algumas estratégias básicas.
Elas otimizam os processos de prevenção, identificação e mitigação de ameaças. Assim, o tempo gasto para solucionar qualquer brecha será sempre o menor possível. Confira a seguir as principais dicas de segurança cibernética para empresas!
1. Aplique criptografia em dados sensíveis
Todo negócio conta com arquivos sensíveis que precisam de cuidados especiais. Uma das formas de conseguir proteger esses dados é aplicando a criptografia.
Ela deve ser utilizada principalmente para dados que serão transportados em HDs portáteis ou pen-drives, evitando que a perda do hardware ocasione um vazamento.
2. Adote VPNs
As VPNs ajudam empresas a manterem as suas conexões de rede seguras mesmo quando os usuários estão acessando infraestruturas desconhecidas.
Isso é algo importante especialmente em um cenário em que regimes de trabalho remoto como home office são implementados: criando um túnel de informações criptografadas, as VPNs evitam roubo de informações e dão alto nível de privacidade para o usuário.
3. Treine profissionais
Muitos ataques podem ser evitados com profissionais bem treinados. O negócio deve investir nesse tipo de medida para ajudar os times a identificarem situações de risco e a agirem da melhor maneira possível.
Desse modo, as chances de roubos de senhas ou invasões ocorrerem utilizando técnicas de engenharia social serão muito menores.
4. Monitore sistemas
O monitoramento dos sistemas ajuda negócios a identificarem rapidamente possíveis brechas de segurança e ameaças. Isso garante que as medidas de correção serão aplicadas com precisão e agilidade.
Como consequência, o impacto causado por esses riscos será menor e a equipe de TI terá mais dados para otimizar as suas políticas no futuro.
5. Atualize aparelhos e softwares
A atualização de aparelhos e softwares serve para entregar novos recursos e, também, para corrigir bugs de segurança. Portanto, o negócio deve contar com uma rotina de teste e integração de novas versões de sistemas que seja rápida e recorrente. Assim, o nível de exposição dos usuários a possíveis problemas será muito menor.
6. Faça testes
Todo negócio deve validar a qualidade da sua política de proteção de dados. Uma das formas de fazer isso é a aplicação de testes de penetração.
Eles devem ser executados por um time externo, que será responsável por avaliar as brechas do negócio, simular um ataque real, coletar dados sobre os problemas e sugerir melhorias para a empresa.
7. Revise procedimentos regularmente
Os procedimentos de segurança de dados devem ser revisados continuamente. Afinal de contas, as ameaças não param de evoluir nunca, assim como as normas do mercado sobre o tema. Portanto não deixe de reavaliar a qualidade das suas medidas de privacidade.
8. Conte com o apoio especializado
O apoio de especialistas como os da Gaea também deve ser considerado ao investir em segurança digital. Eles podem ajudar o negócio a alinhar processos com os padrões do mercado e a realizar investimentos com maior impacto. Isso garantirá um padrão mais elevado para as suas rotinas de proteção de dados a médio e longo prazo.
Investir em segurança digital não precisa ser um desafio. Mas, ainda que essa seja uma prática fácil de ser implementada no dia a dia de qualquer empresa, ela deve ser feita com cuidado. Afinal de contas, um bom gasto em cybersegurança é crucial para o negócio ter sucesso a médio e longo prazo.
Apostar nas dicas de segurança cibernética para empresas deste texto é o primeiro passo que a sua empresa pode adotar para atingir melhores resultados na área.
Portanto não deixe de adotar os passos que listamos acima e contar com o apoio de nossos especialistas. Assim, você conseguirá colocar o seu negócio em um lugar de referência quando o assunto for a proteção de dados.
Quer saber mais sobre como investir em segurança digital com o apoio de um especialista pode te ajudar? Então fala com a gente!