fbpx
7 ferramentas open source para você desenvolver sistemas!

7 ferramentas open source para você desenvolver sistemas!

O uso de ferramentas open source tem se tornado algo cada vez mais comum no setor de tecnologia da informação e entre desenvolvedores, mas o que exatamente é open source e qual o seu impacto nesse meio hoje?

O termo open source ou código aberto, em português, foi criado pela Open Source Initiative (OSI) com o intuito de oferecer uma alternativa mais comercial ao mercado de softwares da época. Acima de tudo, essa iniciativa visava tornar os esforços em desenvolvimento mais colaborativos, o que permitiu o surgimento de diversas ferramentas bem conhecidas, como o sistema operacional Linux, o programa LibreOffice e as linguagens de programação Python e Perl, por exemplo.

A colaboração incentivou a otimização da livre distribuição, compartilhamento e aprimoramento constante desses softwares. Sem essas características fundamentais, o open source provavelmente não teria o mesmo alcance e relevância que tem hoje.

Como as ferramentas open source podem te ajudar?

Assim como muitas outras tendências e estratégias que surgiram no decorrer dos anos para ampliar a adoção de métodos ágeis e mais eficientes em desenvolvimento de sistemas, como o TI Bimodal e DevOps, o número de ferramentas open source também cresceu exponencialmente.

Existe uma infinidade de softwares disponíveis online hoje para as mais diversas funções e que oferecem uma série de vantagens para os desenvolvedores ou empresas que decidirem investir nessas soluções.

A seguir, citamos algumas delas.

  • menor custo: embora não seja uma regra, muitos softwares de código aberto operam com baixos custos e até mesmo de forma gratuita, não sendo necessário pagar por uma licença de uso;
  • personalização: o código aberto permite que qualquer pessoa com conhecimento em programação seja capaz de editar e adaptar o software como bem preferir, garantindo uma grande diversidade de mudanças possíveis.
  • interação com ferramentas: ao contrário das ferramentas proprietárias, o código aberto permite uma interação mais fácil entre softwares de diferentes desenvolvedores, colaborando com o trabalho dos profissionais de TI.
  • maior controle: ferramentas open source, por serem facilmente editáveis a qualquer momento, também permitem que erros sejam encontrados e corrigidos com a mesma rapidez, garantindo melhor controle e segurança.
  • processo colaborativo: como já mencionado anteriormente, a colaboração foi a característica fundamental que permitiu a disseminação das ferramentas open source, o que também contribuiu para o fortalecimento do trabalho em equipe dentro dos departamentos de TI e do surgimento de uma comunidade que cresce além dos limites das empresas.

Que ferramentas usar?

Conhecer os diversos recursos disponíveis online é parte essencial do trabalho de qualquer desenvolvedor ou empresa que preze pela sua área de tecnologia, mas não só isso, também achar formas ágeis e eficientes de implementação em seus processos. Seja por meios mais tradicionais, como a ITIL, ou o mais atual, DevOps, ambos podem funcionar juntos na busca por processos mais otimizados.

Agora, quando falamos em análise, mineração de dados, desenvolvimento de aplicativos da web ou configuração de servidores, pode ter certeza de que existe uma ferramenta open source para você.

XPlanner 

O XPlanner é uma ferramenta de gerenciamento de projetos baseada em web que fornece uma plataforma para que equipes planejem, acompanhem e organizem seu trabalho. É projetado para ajudar equipes a gerenciar seus projetos de maneira mais eficiente, fornecendo recursos como planejamento de projetos, atribuição de tarefas, rastreamento de tempo e relatórios de status.

Além de ser flexível e personalizável, permite que os usuários o adaptem às suas necessidades e fluxos de trabalho específicos. Alguns de seus recursos principais incluem um quadro de tarefas, uma visão de utilização de recursos, uma visão de calendário e uma variedade de relatórios e gráficos.

Thunderbird 

Se você precisar de um software de gerenciamento de e-mails, o Thunderbird é uma ótima escolha. Além de ser totalmente gratuito, ele permite que os usuários gerenciem várias contas de e-mail em um único lugar, oferecendo recursos como filtragem de spam, organização de pastas, agendamento de reuniões e gerenciamento de contatos. Além disso, o Thunderbird possui extensões e temas personalizáveis para permitir que os usuários o adaptem às suas necessidades.

É uma opção popular para aqueles que procuram uma alternativa ao Microsoft Outlook ou ao Gmail.

Dia 

Dia é outro software livre, de código aberto e gratuito, desenvolvido para ser usado para desenho de diagramas, incluindo diagramas de fluxo, diagramas de rede, diagramas UML e muito mais. Ele oferece uma ampla gama de ferramentas de desenho, incluindo formas, linhas, texto e figuras.

Além disso, ele possui suporte a diferentes plugins e é altamente personalizável. O Dia é uma opção popular para aqueles que procuram uma alternativa ao Microsoft Visio ou ao Lucidchart.

AngularJS 

AngularJS é um framework JavaScript de código aberto para desenvolvimento de aplicativos web. Ele fornece uma estrutura de componentes reutilizáveis e uma série de ferramentas e recursos para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos web avançados de forma mais fácil e eficiente.

Alguns dos recursos do AngularJS incluem data binding, roteamento, manipulação de templates, gerenciamento de dependências e muito mais.

Node.js 

O Node.js é uma plataforma que também usa o JavaScript como linguagem de programação e permite aos desenvolvedores construir aplicativos web escaláveis e rápidos usando a arquitetura de servidor baseada em eventos. Um de seus principais diferenciais é a capacidade de rodar aplicações em uma máquina sem depender de um browser.

Seu alto desempenho e capacidade de escala, também o torna uma opção amplamente utilizada para o desenvolvimento de aplicativos empresariais e startups, como Netflix, Mozilla, LinkedIn e PayPal.

Bootstrap 

Outra ótima opção para o desenvolvimento de aplicativos online é o framework de design Bootstrap. Ele fornece uma série de recursos e componentes pré-construídos, como formulários, tabelas, botões, modais, navbars, entre outros, que podem ser usados para construir interfaces de usuário responsivas e bonitas.

Além disso, o Bootstrap possui suporte ao sistema de grade flexível, o que permite que os componentes sejam organizados e adaptados a diferentes tamanhos de tela. Ele é amplamente utilizado por desenvolvedores e designers por ser fácil de usar, altamente personalizável e oferecer um design consistente em todas as plataformas.

Atom 

Desenvolvido pela GitHub, o Atom é uma opção popular para desenvolvedores que procuram um editor de código poderoso, sem a necessidade de pagar por uma licença.

Ele é projetado para ser usado como um editor para várias linguagens de programação e é altamente personalizável, permitindo que os usuários instalem pacotes e temas para atender às suas necessidades específicas. O Atom oferece recursos como destaque de sintaxe, autocompletar, pesquisa e substituição em lote, rolagem suave, visualização de arquivos e muito mais.

As ferramentas open source são uma excelente opção para empresas e indivíduos que buscam soluções tecnológicas de qualidade, sem gastar muito dinheiro. Não só o seu uso incentiva a colaboração e o aprimoramento constante dos processos, como também garantem uma vantagem competitiva no mercado. Por isso, torna-se cada vez mais indispensável na área da tecnologia a busca constante por novas tendências e ferramentas inovadoras como essas.

Quer conhecer mais sobre novas tendências e ajudar a sua empresa a otimizar seus processos? Dê uma olhada em nosso e-book 8 Passos Para Iniciar DevOps.

Contato

Deixe um comentário