fbpx
Gerenciamento de API: como  este processo facilita a integração de sistemas?

Gerenciamento de API: como  este processo facilita a integração de sistemas?

As APIs e o gerenciamento de API vêm ganhando cada vez mais relevância dentro dos negócios, sendo que a escolha de uma boa plataforma é fundamental para as estratégias corporativas. Mas, antes de qualquer coisa, você sabe o que é um API e para o que serve?

Uma interface de programação de aplicativos (API) define e gerencia a interação entre vários aplicativos ou plataformas. O termo API abrange o software em execução em um servidor e o código de programação necessário para implementar esse software.

Nesse cenário, o gerenciamento de APIs ganha um papel importante, pois é a partir dele que é possível garantir que haja um monitoramento do ciclo de vida da interface, para que ela atenda às demandas dos negócios e dos desenvolvedores, da melhor maneira possível.

Neste post, vamos entender de maneira mais aprofundada qual é a importância do gerenciamento de APIs e como os processos de automação e integração se beneficiam desse conceito. Confira!

O que é gerenciamento de API?

Se antigamente as APIs eram codificadas manualmente, hoje são desenvolvidas usando software de gerenciamento de API. O gerenciamento de APIs é o processo de criação e publicação de APIs, aplicando suas políticas de uso, controlando o acesso, nutrindo a comunidade de desenvolvedores, coletando e analisando estatísticas de uso e relatando o desempenho.

Vale a pena investir no gerenciamento de API por causa do valor que as APIs geram. As APIs permitem uma maior fluidez e tornam mais fácil para as empresas compartilharem seus dados com organizações parceiras.

Em suma, podemos dizer que o gerenciamento de API oferece uma plataforma escalável e unificada que permite que as empresas compartilhem suas configurações de API enquanto controlam o acesso, coletam e analisam estatísticas de uso e reforçam as políticas de segurança associadas.

Quais são os benefícios do gerenciamento de API?

Para muitas empresas, usar APIs em suas operações diárias não é um conceito novo. No entanto, para organizações que precisam gerenciar integrações de API em um número cada vez maior de sistemas e aplicativos, o tempo gasto na reconstrução dessas integrações do zero pode ser complicado e esgotar os recursos internos.

O gerenciamento de API dá às empresas maior flexibilidade ao reutilizar a funcionalidade de integração de API, possibilitando uma economia tempo e dinheiro, sem comprometer a segurança.

Ser capaz de implantar e reutilizar ativos de integração de forma rápida e eficiente é um grande benefício para as empresas que utilizam uma solução de gerenciamento de API.

Gerenciando todas as suas APIs em uma plataforma unificada e centralizada, as empresas podem compartilhar facilmente a documentação da API e o método de “construção” da codificação entre as equipes, reduzindo significativamente os custos de desenvolvimento e o tempo de colocação no mercado.

O gerenciamento de API também ajuda a manter os serviços existentes muito mais seguros, rastreando o uso da API e permitindo a integração de protocolos de segurança de última geração, incluindo OAuth, JWT e OpenID.

Como o gerenciamento de API contribui para a integração?

Uma plataforma de gerenciamento de API é uma ferramenta usada para acessar, distribuir, controlar e analisar APIs usadas por desenvolvedores em um ambiente corporativo.

As plataformas de gerenciamento de API beneficiam as organizações, centralizando o controle sobre suas integrações de API, garantindo que atendam continuamente aos padrões de alto desempenho e segurança.

Conhecendo os componentes de gerenciamento de API

As soluções de gerenciamento de API apresentam um conjunto de serviços ponta a ponta, que agilizam a implantação de integrações de API e simplificam o processo de documentação e compartilhamento de suas configurações entre as equipes de desenvolvimento.

As soluções de gerenciamento de API são compostas dos seguintes componentes:

Gateway de API

Um gateway de API é o aspecto mais importante de uma solução de gerenciamento de API e atua como o gateway para sistemas e serviços conectados. Os gateways de API lidam com todas as solicitações de roteamento, composição e traduções de protocolo entre clientes e os serviços de terceiros aos quais eles estão conectados.

Os gateways de API desempenham um papel crucial na garantia de segurança das conexões de API, implementando protocolos de autenticação e aplicação de segurança, incluindo criptografia TLS (Transport Layer Security) e padrões de tecnologia OAuth (Autorização Aberta). O gateway de API também permite que os desenvolvedores usufruam dos microsserviços facilmente como APIs gerenciadas.

Portal do desenvolvedor de API

O portal de desenvolvedor de API serve a uma variedade de propósitos, mas seu principal benefício é fornecer um hub de autoatendimento para que os desenvolvedores acessem e compartilhem a documentação da API.

Os portais do desenvolvedor são parte integrante da simplificação da comunicação entre as equipes e possibilitam aos desenvolvedores navegar, construir e testar facilmente suas APIs.

Relatórios e análises

Outro aspecto crítico das soluções de gerenciamento de API é que elas permitem que as organizações rastreiem as métricas e indicadores de uso de várias maneiras. As plataformas de API usam uma abordagem sintética para monitorar o tempo de resposta, a disponibilidade e o desempenho geral de uma API.

As plataformas de API também podem integrar programas analíticos e usar protocolos projetados para extrair dados para relatórios e análises automatizados. Essas ferramentas analíticas desempenham um papel fundamental no diagnóstico e na solução de problemas de integração que podem surgir e ajudam as empresas a tomar decisões mais bem informadas sobre seus aplicativos e serviços.

Gerenciamento do ciclo de vida da API

As integrações da API constituem uma peça crítica das estratégias de transformação digital e são essenciais para ajudar as organizações a dimensionar suas operações.

As plataformas de gerenciamento de API beneficiam as empresas ao permitir que gerenciem todo o ciclo de vida de suas APIs, desde a criação inicial até todos os estágios de desenvolvimento. O gerenciamento de API fornece uma solução sustentável para construir, testar, integrar e gerenciar APIs, garantindo o controle de versão adequado em cada etapa do processo.

Esperamos que após a leitura deste post você tenha entendido o que é gerenciamento de API e sua importância para a integração e automação de sistemas. Se a sua empresa não dispõe de uma equipe interna para desenvolver e gerenciar as APIs, a melhor alternativa é a contratação de um parceiro especializado como a Gaea.

Somos especialistas no desenvolvimento de APIs e scripts para automação de testes e criação de ambientes, e estamos prontos para atender as demandas de sua empresa.

Gostou do post? Quer saber como contar com a Gaea como parceira no desenvolvimento e gerenciamento de APIs? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Contato

Deixe um comentário