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Integração de equipes: veja como unir o time de TI com outros setores da empresa

Integração de equipes: veja como unir o time de TI com outros setores da empresa

A transformação digital deu um novo papel ao setor de TI, muito mais estratégico e alinhado aos negócios, deixando de lado a velha imagem de um setor apenas de suporte técnico. Essa nova concepção exige uma maior integração entre a equipe de TI e as demais áreas da empresa, com o objetivo de fazer com que o setor gere mais valor e reduza custos. Tudo isso sem perder qualidade e tratando da melhor maneira possível um dos principais ativos de uma empresa, os seus dados.

Além disso, a integração de equipes permite que a empresa tenha maior competitividade em seu mercado de atuação, pois é o setor de TI que viabiliza as inovações que podem otimizar a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços, em todos os setores. Com este post, você entenderá a importância da integração do TI com as demais áreas e saberá como implementar essa integração da melhor maneira. Confira!

Como integrar o setor de TI com os demais?

Vamos entender quais os primeiros passos que um gestor precisa dar para começar a implementar a integração do setor de TI com as demais áreas da empresa e, dessa forma, fazer com que trabalhem juntos para o crescimento dos negócios. Acompanhe!

Apoie os projetos colaborativos

Em boa parte das empresas é comum que os colaboradores de TI não tenham a verdadeira noção das funções e importância dos demais setores. Uma maneira de incentivar os profissionais de TI a conhecerem os demais departamentos é com a criação de projetos colaborativos para entender as reais dificuldades que eles enfrentam. Dessa maneira, há um maior entendimento da importância da interdependência e da intercomunicação entre profissionais de áreas distintas.

Defina objetivos comuns

Para que haja um bom diálogo entre os setores, é importante que exista o compartilhamento de objetivos comuns. Nesse sentido, para que isso seja feito de maneira adequada, é necessária uma boa definição dos valores e missão da empresa.

Evidencie para os colaboradores quais são os motivos para a empresa existir, os problemas que ela busca resolver e os caminhos para essa resolução. A partir disso, será possível a definição de metas comuns, mesmo que os setores tenham atribuições diferentes. Isso resultará em ganho de produtividade e organização.

Aprimore os canais de comunicação

Para uma integração de equipes fluida é importante que os gestores entendam a necessidade de bons canais de comunicação no cotidiano da empresa. Dessa maneira, os colaboradores poderão se comunicar com eficiência, o que acelera a resolução de problemas e esclarece dúvidas, além de agilizar o atendimento ao cliente e o compartilhamento de informações.

Ademais, os profissionais de TI poderão ajudar os outros times de forma remota ou presencial, para que seja sempre extraído o melhor dos sistemas internos.

Faça uma gestão integrada

Quando a empresa adota uma rotina que privilegia uma gestão integrada, ela passa a atuar de maneira estratégica para inserir o time de TI com o restante do negócio. Essa gestão reúne uma série de procedimentos, alguns dos quais destacamos acima — como o aprimoramento dos canais de comunicação e o alinhamento de estratégias — e possibilita a empresa ter um setor de TI que seja realmente engajado para a realização de negócios.

Trabalhe lado a lado com todas as equipes para que as estratégias estabelecidas para o time de TI estejam de acordo com os processos de gestão e compliance dos demais setores. Dessa maneira, a equipe de TI poderá trabalhar com uma linha bem definida a seguir.

Privilegie o compartilhamento de dados

O compartilhamento de dados é primordial para que o time de TI possa implementar com qualidade as inovações necessárias para impulsionar os negócios. Para que isso seja possível, o gestor deverá privilegiar a criação de canais para que esses dados possam fluir com facilidade entre o setor de TI e demais departamentos da empresa.

Quando falamos em compartilhamento de dados, precisamos ir além das soluções de comunicação. Uma solução que cada vez mais vem sendo utilizada é a computação em nuvem, que possibilita aos profissionais a troca de dados sempre que for necessário, em tempo real, de qualquer lugar.

Por que é importante fazer a integração de equipes?

Agora que já vimos as primeiras etapas para a integração do setor de TI com as demais áreas da empresa, vamos entender como ela beneficia a corporação na prática. Confira!

Facilita a padronização de processos

Um bom gestor, interessado na integração de equipes, é aquele que consegue fazer com que todos os departamentos se entendam e falem a mesma língua. Porém, o que muitos gestores não entendem é que boa parte da responsabilidade dessa união é do setor de TI.

Isso porque é importante que as equipes trabalhem com softwares que sejam integráveis, garantindo a fluidez de processos e de dados e a boa comunicação, não só das pessoas, como também das máquinas.

Com a padronização de softwares, linguagens e ferramentas, a troca de informações se torna mais fluida, aumentando a agilidade e a eficiência da comunicação entre todas as áreas, tanto em relação às demandas internas, quanto às externas.

Agiliza a resolução de problemas

Durante décadas, o setor de TI era acionado apenas quando acontecia algum problema com os ativos de TI, em um processo reativo — quebra e conserta. Com a transformação digital e o aumento da dependência das empresas em relação aos ativos de TI, o modelo reativo se tornou obsoleto e uma nova abordagem passou a ser essencial — o modelo proativo, baseado em prevenção e proatividade.

Essa nova realidade ajuda na integração dentro da empresa, pois exige que os profissionais de TI e demais colaboradores mantenham um contato direto, com uma linguagem que seja compreendida por todos. Dessa maneira, há maior agilidade nas resoluções de problemas relacionados à infraestrutura de TI, o que contribui para a manutenção da produtividade da empresa e com os bons índices de uptime.

Otimiza a comunicação

Quando há uma integração bem sucedida na empresa, com o TI atuando em harmonia com outros setores, toda a comunicação interna é beneficiada. Isso porque todas as ferramentas adotadas para aprimorar a atuação da equipe de TI torna o trabalho mais próximo dos outros departamentos. Dessa maneira, a compreensão das reais necessidades da empresa fica mais fácil e o conhecimento necessário é transmitido para que seja aproveitado ao máximo o potencial dos hardwares e softwares.

Além disso, há uma simplificação no repasse das informações, já que existe uma maior proximidade entre os colaboradores. Assim, as equipes podem trabalhar de maneira conjunta, reduzindo os gargalos que podem acontecer por falha de comunicação.

Como vimos, a integração de equipes é primordial para que a empresa entre de vez na transformação digital. A comunicação e o trabalho conjunto de TI e demais áreas é o que impulsionará a inovação, a produtividade e o padrão de qualidade dos produtos ou serviços que uma empresa disponibiliza.

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