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Gestão de erros na TI: saiba como lidar e como evitá-los

Gestão de erros na TI: saiba como lidar e como evitá-los

O investimento na gestão de erros na TI tem se tornado muito comum no ambiente corporativo. Essa prática diminui as chances de problemas acontecerem e oferece mais agilidade, caso alguma falha apareça.

Entender como prevenir e gerenciar tais situações, portanto, é fundamental para manter a continuidade dos serviços. Se você quer saber como isso pode ser feito e quais os principais problemas que acontecem no setor, veja o texto a seguir!

Por que é importante controlar o número de erros na gestão de TI?

A gestão de serviços de TI é uma política fundamental para o sucesso das estratégias de investimento em tecnologia de qualquer empresa moderna.

Ela dá aos times um direcionamento mais inteligente sobre o que pode ser feito para evitar erros e problemas que atingem a infraestrutura com frequência. Ou seja, maximiza o tempo de disponibilidade da equipe e dos equipamentos.

Quando a empresa conta com uma política de gerenciamento que está vinculada a um conjunto de processos de gestão de erros na TI, ela consegue aumentar a disponibilidade de seus equipamentos. Afinal de contas, todos os profissionais já estarão preparados para identificar e corrigir possíveis problemas.

Desse modo, a atuação da gestão e dos colaboradores será muito mais pautada por atividades que permitem à TI atingir um maior nível de qualidade diariamente.

Quais são os principais erros cometidos por gestores de TI?

Para estruturar processos de gestão de erros na TI é fundamental compreender quais são os mais comuns. Isso ajuda o negócio a avaliar quais podem afetá-lo e, ao mesmo tempo, executar medidas efetivas na sua prevenção e na sua correção. Confira a seguir!

Ausência de planejamento estratégico

O planejamento estratégico ajuda a equipe de TI a guiar-se a médio e longo prazo. Ele orienta o negócio, portanto, direciona os investimentos e metas que devem ser aplicados para que a TI caminhe junto com os outros setores. Na sua ausência, a empresa deixa de aproveitar tudo o que a tecnologia pode entregar.

Ter uma política de planejamento estratégico ajuda a garantir que o setor de TI esteja alinhado com as outras áreas da empresa. Isso torna a TI um setor estratégico, que contribui diretamente para o sucesso de outros times. Além disso, impulsiona investimentos focados em transformação digital.

Sempre direcionar-se para o menor custo no lugar do melhor custo-benefício

Um bom investimento em TI é sempre aquele que consegue combinar o melhor custo-benefício possível. Se isso ocorre, o negócio apostará em uma solução capaz de trazer não só economia, mas também alto retorno a médio e longo prazo. Ou seja, os recursos serão direcionados para ferramentas capazes de entregar tudo o que o negócio precisa.

Para prevenir esse tipo de situação, é fundamental que a empresa faça uma análise de retorno sobre o investimento. Esse indicador garante ao time a habilidade de avaliar se o investimento está mesmo estruturado conforme os seus planos e qual o potencial que ele pode trazer para o negócio.

Idealmente, serão considerados fatores que vão além do retorno financeiro direto, como maior disponibilidade de recursos, aumento de inovação e produtividade.

Não ter um ambiente com cultura empreendedora

A cultura empreendedora incentiva times a atingirem o melhor de si a cada instante. Ela deve- se existir para que as equipes tenham maior autonomia e inovação em suas rotinas diárias. Desse modo, a empresa poderá maximizar a qualidade de seus serviços e se destacar facilmente diante da concorrência.

Uma cultura empreendedora pode ser incentivada a partir de treinamentos e maior abertura para novas ideias. Os profissionais devem receber feedbacks contínuos sobre a sua atuação e o que eles podem fazer em projetos futuros para não repetirem práticas de baixa qualidade. Além disso, é fundamental reconhecer novas ideias e apoiar projetos de alto potencial.

Não atualizar processos e sistemas

A atualização de serviços e da infraestrutura de TI deve ser uma rotina constante no dia a dia do negócio. Ela garante que os equipamentos terão baixo índice de erros e falhas de segurança. Ao mesmo tempo, permite aos funcionários ter acesso fácil a novas funcionalidades.

Uma rotina de atualizações deve fazer parte de qualquer política de gestão de TI. Mas antes de integrar as novidades ao seu ambiente de TI, os updates devem ser testados e validados pelas equipes de gestão. Isso mitigará possíveis problemas de compatibilidade e auxiliará os times de suporte a entender melhor como lidar com possíveis falhas nas novas aplicações.

Não incentivar a integração entre times

A integração de times é um passo básico para evitar conflitos, aumentar a inovação, incentivar mais produtividade e ter alta flexibilidade no dia a dia da empresa. Durante projetos de TI ela pode ser a chave para ter bom retorno. Portanto, não incentivar um ambiente integrado é correr o risco de perder performance e competitividade.

Uma das formas de incentivar a integração entre equipes é apostando em novas metodologias de TI. Em projetos de desenvolvimento, por exemplo, a empresa pode utilizar o DevOps. Essa prática traz a integração para o centro de iniciativas de criação de soluções tecnológicas, tornando o ambiente de trabalho mais flexível, dinâmico e habilitado para lidar com possíveis erros.

Falhas na priorização de tarefas

Prazos são um problema para muitas equipes. Em uma área como a TI, eles devem ser foco de muita atenção. Afinal de contas, a tecnologia já é integrada a várias rotinas do ambiente corporativo.

Se os prazos não são cumpridos, o time perde metas e a infraestrutura deixa de apresentar a qualidade esperada. Isso influenciará a qualidade de todas as rotinas que dependem da TI. Ou seja, tornará a empresa menos competitiva e capaz de satisfazer as demandas de seus clientes.

Pouco foco em segurança de dados e privacidade digital

A segurança digital e a privacidade de dados se tornaram algo estratégico para qualquer negócio que lide com informações de terceiros.

A LGPD colocou esse ponto, aliás, no centro das atenções da política de gestão das empresas. Por isso, não priorizar investimentos que garantam a qualidade das rotinas de segurança digital é abrir a empresa ao risco de receber multas e perder clientes.

Uma empresa que não investe corretamente em segurança de dados pode ser vítima de um número maior de ataques, como os de ransomware. Além disso, deixa de estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Ambas as situações prejudicam a credibilidade da marca e dão espaço para a perda de consumidores.

Não treinar equipes

Uma equipe de TI de sucesso é aquela que está sempre em conformidade com o que há de mais moderno e atualizado na área. Ela também se preocupa em entender as demandas dos usuários e avaliar a melhor solução para elas. Mas isso só é possível se a empresa tem uma cultura de treinamentos constantes.

Os treinamentos permitem ao time de TI atualizar e alinhar melhor os seus conhecimentos. Isso cria um ambiente em que o fluxo de trabalho sempre ocorre sobre os mesmos padrões. Dessa maneira, se algo de errado acontecer, será muito mais fácil avaliar como corrigir o problema.

Como implementar a gestão de erros na TI?

A implementação de uma política de gestão de erros na TI envolve um planejamento amplo de ações para auxiliar o negócio a sempre atuar de maneira ativa na correção de possíveis problemas. Esse processo passa pelas seguintes etapas:

  • a identificação dos problemas que podem afetar a empresa de acordo com o seu perfil;
  • a implementação de políticas de prevenção de erros;
  • a definição de políticas de mitigação de problemas;
  • o treinamento da equipe;
  • a adoção de sistemas de monitoramento de TI;
  • a avaliação e revisão contínua da política.

Esses passos permitem ao negócio ter uma estrutura de operações que mitigam os problemas e garantem que eles sejam identificados rapidamente. Ao mesmo tempo, dão aos times a habilidade de atuar rapidamente sempre que algo aconteça. Assim, a disponibilidade e o nível de continuidade da infraestrutura de TI sempre estará próximo de 100%.

A partir da revisão contínua, a empresa conseguirá, também, manter a sua habilidade de prevenir e mitigar possíveis problemas. Afinal de contas, as suas políticas sempre estarão alinhadas com o perfil do negócio e o tipo de infraestrutura e serviço tecnológico que faz parte da sua cadeia operacional.

A tecnologia é uma peça fundamental do dia a dia de qualquer negócio moderno. A partir da infraestrutura de TI negócios podem reduzir prazos, integrar times e manter um alto nível de inovação. Por isso é crucial garantir que todos os dispositivos tenham máxima disponibilidade e performance.

Nesse sentido, a aposta na gestão de erros na TI é um caminho que deve ser adotado por toda a empresa que busca mitigar erros e prejuízos. Ao gerenciar e prevenir problemas, o time consegue manter mais foco no que importa e reduzir as suas interrupções no fluxo de trabalho. Desse modo, a tecnologia poderá agregar muito mais valor aos serviços e produtos da empresa.

Como você faz para evitar que erros se tornem uma rotina no dia a dia do seu negócio? Compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários!

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