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Mercado de trabalho de TI, saiba quais são seus desafios!

Mercado de trabalho de TI, saiba quais são seus desafios!

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, o mercado de trabalho de TI se viu diante de uma alta demanda. As empresas estão passando pelo processo de transformação digital, o que exige presença e acompanhamento constante dos profissionais da área. Além disso, estão sendo desenvolvidos cada vez mais aplicativos e softwares, utilizando tecnologias mais complexas para auxiliarem tanto as organizações quanto a população no geral.

Isso traz inovação e desenvolvimento para a área, mas também diversos desafios para os profissionais que atuam no mercado de trabalho de TI. Para se preparar e superar essas questões, é essencial entender quais são os principais obstáculos que você pode encontrar ao longo do caminho.

Continue a leitura e descubra, agora mesmo, quais são os principais desafios do mercado de trabalho de TI na atualidade e se prepare para enfrentá-los!

O mercado de trabalho de TI

Antes de falar sobre os desafios que os profissionais de TI podem enfrentar ao longo de suas carreiras, é importante que você entenda um pouco mais sobre a situação atual desse mercado. Afinal, essa é uma área que está em expansão e crescimento, o que demonstra um aquecimento do setor no Brasil e no mundo.

Em primeiro lugar, vale destacar que, enquanto muitas profissões estão em um momento de retração, o que faz com que os profissionais tenham dificuldades para encontrar empregos, a área de TI enfrenta a situação contrária. Isso porque faltam profissionais para o número de vagas disponíveis, principalmente quando se fala em cargos mais especializados, que demandam competências técnicas específicas. Pesquisas indicam, inclusive, que o setor de TI tem crescido em uma média de 18% ao ano.

Isso é uma boa notícia para os profissionais, que têm mais oportunidades de trabalho. Porém, também significa que, ao entrar em uma empresa, pode ser que você enfrente uma situação na qual o time de TI é menor do que deveria. Ou seja, a sobrecarga é uma realidade em muitas organizações, que contam com menos profissionais do que gostariam para a realização das atividades.

Além disso, para os gestores pode ser difícil manter essa equipe alinhada e reter os talentos ao longo do tempo. Os profissionais recebem muitas propostas e têm uma inclinação maior em deixar a empresa caso percebam uma oportunidade melhor. Mas esses já são alguns dos desafios do mercado de trabalho de TI, sobre os quais vamos falar mais agora mesmo.

Os principais desafios do mercado de trabalho de TI

A melhor forma de enfrentar um desafio é conhecê-lo a fundo e, a partir disso, se preparar para superá-lo da melhor forma possível, não é mesmo? É por isso que, em primeiro lugar, vamos mostrar quais são os principais desafios que você, enquanto profissional de TI, pode enfrentar nos próximos anos. Confira!

Necessidade de atualização constante

Se a tecnologia muda rapidamente, também há a exigência de que os profissionais de TI se mantenham atualizados. Afinal, quando surgem novas tecnologias, é essencial que você saiba como manipulá-las e usá-las da melhor forma possível, incorporando esse conhecimento técnico.

Dessa forma, a atualização constante é uma demanda desafiadora para quem trabalha no mercado de TI. Você precisa investir em aprendizado contínuo, incorporando novas competências técnicas e comportamentais de forma a se tornar um profissional cada vez mais completo.

Nesse aspecto, o lifelong learning é um ótimo aliado. Esse termo indica a consciência de que todos estamos em constante processo de transformação e aprendizagem. Dessa forma, mesmo com o fim da faculdade ou de um curso, por exemplo, é essencial entender que o conhecimento e o aprendizado não têm data para acabar, sendo um processo que deve ocorrer ao longo de toda a vida. Aproveite para incorporá-lo em sua rotina e se torne um profissional cada vez melhor.

Boa comunicação

O profissional de TI hoje precisa se relacionar com os mais diversos tipos de pessoas, com seus diferentes perfis e formação profissional. Isso porque você conversa com os seus colegas ou liderados do setor de TI, capazes de entender termos técnicos e ferramentas. Porém, também precisa se comunicar de forma eficiente com os clientes ou colegas de outras áreas da empresa, entendendo a demanda deles e explicando questões mais complexas em relação ao funcionamento das ferramentas tecnológicas.

Dessa forma, uma boa comunicação é outro desafio relevante do profissional de TI. É necessário que você desenvolva habilidades de comunicar termos técnicos e conceitos teóricos da área para qualquer pessoa, independentemente de ela ter ou não formação em TI. Saber se comunicar com excelência com os clientes e entender quais são as demandas, mesmo quando é difícil traduzi-las em palavras, também é essencial.

Para enfrentar essa questão, treine a sua comunicação. Existem cursos que ajudam a desenvolver técnicas de comunicação que podem ser importantes para a sua atuação profissional. Além disso, também é possível desenvolver essa competência ao longo do tempo durante as conversas com colegas e clientes. Colete feedbacks e entenda quais são os pontos que podem ser melhorados.

Organizar as tarefas e prazos

Com a maior necessidade de usar a tecnologia, tanto no mundo corporativo quanto na vida pessoal, o setor de TI se vê com uma demanda crescente. Isso é repassado para os profissionais da área, que também precisam lidar com mais atividades simultâneas e prazos de entrega cada vez mais curtos.

Dessa forma, é fundamental que os profissionais que atuam no mercado de TI desenvolvam a capacidade de organização, tanto para lidar com as diversas tarefas que precisam ser realizadas, quanto com os prazos para as entregas. É necessário saber como organizar a sua rotina de forma a ser capaz de realizar as demandas propostas. Além disso, você precisa garantir que os prazos serão cumpridos, mesmo diante de desafios e obstáculos que surgem no dia a dia.

Nesse aspecto, diversas ações e estratégias podem ser aliadas para superar esse desafio. Uma delas é a capacidade de organização, uma competência que pode ser desenvolvida tanto na troca de ideias com colegas quanto em cursos específicos. Usar a tecnologia para auxiliar na gestão de tarefas e atividades também pode ser uma ótima forma de evitar esquecimentos e atrasos.

Garantir a segurança da informação

Na atualidade, muitas empresas e pessoas físicas armazenam uma série de dados e informações sensíveis em ambiente virtual. Bilhões de transações bancárias são realizadas todos os anos em softwares, plataformas e sites, como transferências, Pix, compras, entre outros. Além disso, as pessoas enviam uma série de dados por meio de aplicativos ou mensagens e empresas realizam diversas operações estratégicas em softwares e plataformas.

Dessa forma, na mesma medida em que os usuários estão compartilhando mais dados no ambiente virtual, os ataques cibernéticos também tendem a aumentar. E isso coloca um desafio maior nas mãos do profissional de TI: garantir a segurança da informação nos produtos que desenvolve.

Isso significa que o time de TI precisa se preocupar com a segurança em todos os softwares e plataformas nas quais trabalham, buscando meios de integrar sistemas e elementos de cybersegurança em cada um dos seus projetos. Porém, também é importante que o time se preocupe com a própria segurança, evitando comprometer os dados e informações da empresa ao usar programas não seguros.

Ter um posicionamento estratégico

Por muitos anos, a TI foi vista como um sistema complementar para as empresas, uma área de suporte. A TI era a responsável por garantir que todos os equipamentos e sistemas de uma empresa funcionassem, tendo um posicionamento mais operacional nas organizações.

Porém, há anos essa situação já não deve ser vista dessa forma. Afinal, com a necessidade da transformação digital das empresas, os processos de TI assumiram centralidade dentro das organizações, tornando-se indispensável para o posicionamento estratégico do negócio e a criação de um diferencial competitivo. É aí que entra um outro desafio do profissional: garantir um posicionamento estratégico do setor de TI.

Isso porque é importante que o profissional de TI tenha consciência da importância dos processos que desenvolve e, dessa forma, saia do nível operacional e, até mesmo, emergencial, para atuar de forma estratégica na empresa. Além disso, principalmente em organizações mais conservadoras, vale destacar que o profissional também precisa mostrar aos líderes o papel estratégico da TI, comprovando a necessidade desse setor dentro do negócio.

Como liderar uma equipe de TI diante da nova realidade

Diante desses e outros desafios enfrentados por quem atua no setor de TI, o papel do líder também sofre transformações. Afinal, as equipes não são iguais às de 10 ou 20 anos atrás, o que significa que os colaboradores precisam de uma liderança diferente para efetivamente serem capazes de realizar as atividades e entregar os melhores resultados para o setor.

Se o líder de alguns anos atrás era aquele profissional altamente centralizador, hoje a realidade é outra. O gestor precisa manter o foco no suporte e solução de problemas, deixando a equipe livre para realizar o seu trabalho com tranquilidade e autonomia.

Também deve auxiliar no alinhamento do time em torno das metas e objetivos da empresa, assim como na cultura organizacional. Em vez de controlar passo a passo do trabalho do seu time, foque no alinhamento e determinação de prazos, deixando os colaboradores livres para realizar as atividades da forma como preferirem.

Veja agora algumas dicas de como liderar uma equipe de TI nessa nova realidade:

Forneça as tecnologias apropriadas

O seu time de TI precisa ter acesso a todas as tecnologias e ferramentas necessárias para realizar as suas atividades diárias com tranquilidade. E, com a tecnologia avançando rapidamente, fica ainda mais evidente a necessidade de que o líder esteja sempre atento às atualizações do mercado de forma a garantir o que há de mais novo e eficiente para a equipe.

Dessa forma, uma das dicas para uma boa liderança na TI da atualidade é estar sempre atento às necessidades dos colaboradores de forma a fornecer todos os insumos necessários para que eles trabalhem. Fique atento aos softwares e plataformas utilizados, garantindo que todos estejam disponíveis, assim como ferramentas complementares, como de gestão de tarefas e organização de demandas.

Faça um mapeamento de competências

Outra dica importante para quem quer se tornar um líder de excelência nesse contexto desafiador é investir em um mapeamento de competências, tanto próprias quanto dos colaboradores. Afinal, é essencial que você tenha clareza sobre o que cada um dos membros do time tem de melhor e quais são as competências e habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas de forma a garantir um bom desempenho.

Portanto, faça uma lista das competências que são importantes no contexto da sua empresa, incluindo habilidades técnicas e comportamentais. A partir disso, aplique questionários para os colaboradores e use da sua própria observação para identificar o nível de evolução de cada uma delas em cada membro da equipe.

Com isso você tem, em mãos, um mapeamento de competências completo, que pode servir de insumo para a tomada de decisão no seu setor.

Invista em capacitações constantes e contínuas dos colaboradores

Lembra que um dos desafios da TI é se manter atualizado? Afinal, com a tecnologia avançando rapidamente e as mudanças constantes do mercado e da concorrência, é essencial investir em meios de se manter atualizado de forma a estar sempre à frente da concorrência.

Portanto, invista em capacitações constantes, tanto para você enquanto líder quanto para a sua equipe. Aqui é importante ressaltar que o mapeamento de competências pode ser um grande aliado desse processo. Afinal, você pode usá-lo para identificar quais são as habilidades que precisam ser desenvolvidas no time e, a partir disso, buscar treinamentos e capacitações para desenvolvê-las ao longo do tempo.

Deixe as metas e objetivos claros

Para que o seu time gere os melhores resultados para o setor e a empresa como um todo, é essencial que todos tenham consciência de quais são as suas demandas e responsabilidades, assim como o papel nas metas da empresa como um todo. Portanto, liderar um time a partir de metas e objetivos claros, assim como com o uso de indicadores, é uma ótima forma de melhorar a gestão da equipe.

Portanto, converse com o time e determinem, juntos, as metas e objetivos para os próximos períodos. Identifique os indicadores-chave da área e os resultados atuais, assim como onde você quer chegar nos próximos meses. Crie metas e objetivos de curto, médio e longo prazo e deixe claro para todo o time quais são cada um deles.

Esteja disponível para oferecer o suporte necessário

A liderança da atualidade é bem diferente da que era observada há alguns anos. Se, anteriormente, o líder valorizado era aquele que mantinha uma postura autoritária e de comando, hoje a situação é bem diferente. O time quer ter autonomia para tomar decisões e realizar as suas atividades, preferindo um líder que se posiciona de forma mais aberta e democrática.

Mas isso não significa deixar a equipe sem suporte, pelo contrário. O seu papel, enquanto líder, é direcionar o time de forma a indicar os melhores caminhos, mas sem determiná-los. Além disso, você deve estar sempre disponível para tirar dúvidas, ajudar na tomada de decisão e orientar os colaboradores, oferecendo todo o suporte necessário e mediando as atividades para que, juntos, vocês alcancem os melhores resultados.

Invista em metodologias ágeis

Uma outra dica para quem quer liderar diante desses desafios é investir em metodologias ágeis. Afinal, o mundo está cada vez mais instável, com mudanças rápidas e necessidade de identificar, de forma ágil, os problemas, solucionando-os antes que impactem os projetos. Tudo isso pode ser alcançado por meio do uso de metodologias ágeis adequadas.

Existem diversas metodologias que podem ser grandes aliadas da sua empresa. Entre elas, podemos citar o Scrum, Kanban, eXtreme Programming, entre outras. O destaque vai para o DevOps.

Baseado nos princípios das metodologias ágeis, o DevOps é um conjunto de ferramentas e métodos para a gestão e condução do trabalho do time de TI que pode ser o seu maior aliado. Isso porque ele propõe a união entre os profissionais de desenvolvimento e operação para a criação de soluções de forma ágil e eficiente. Portanto, pesquise mais sobre esse conceito para entender a viabilidade de implementá-lo com o seu time.

Dicas para reter talentos na TI

Se você já é gestor de TI há algum tempo, você já deve ter percebido que reter talentos é mais difícil do que se imagina. Afinal, essa é uma área na qual há escassez de profissionais, o que faz com que as empresas estejam sempre fazendo propostas, inclusive para quem está empregado. Além disso, os profissionais têm um perfil bastante dinâmico e se interessam por novos desafios, o que aumenta as chances de que eles troquem constantemente de emprego.

Mas, será que existe uma forma de reter esses talentos? Mesmo não existindo uma fórmula perfeita, algumas ações da empresa e do líder podem ajudar a manter os profissionais na empresa. Veja agora algumas dicas de ouro nesse aspecto:

Promova um ambiente de trabalho agradável e inovador

Você já sabe que os profissionais de TI são dinâmicos e gostam de desafios. Portanto, que tal promover um ambiente no qual eles possam experimentar novas possibilidades sem a necessidade de sair da empresa? Essa é uma forma de aumentar a retenção da sua equipe!

Vale destacar que, quando se fala em ambiente, estamos falando tanto de local físico quanto de percepção subjetiva. Ou seja, é possível promover um ambiente de trabalho agradável mesmo que toda a sua equipe atue em home office. Isso porque o ambiente envolve, também, os sentimentos e sensações que o colaborador possui a respeito da empresa.

Portanto, invista na criação desse espaço agradável e inovador. Para isso, melhore a comunicação e interação do time e coloque políticas de inovação em prática. Incentive o time a dar ideias e pensar fora da caixa e dê autonomia para que os colaboradores realizem as suas atividades e busquem por soluções.

Garanta uma remuneração competitiva

A remuneração pode não ser a única responsável pela retenção do colaborador na empresa, mas ela faz diferença. Afinal, para que o profissional deseje continuar na organização, é necessário que ele se sinta valorizado e a remuneração é uma das formas de fazer isso.

Portanto, garanta que a sua equipe possui uma remuneração competitiva, adequada à realidade do mercado. E isso inclui os benefícios. Afinal, remuneração não é apenas o salário, mas também todos os benefícios complementares que podem agregar valor à empresa e melhorar a qualidade de vida dos talentos que atuam nela.

Investir em plano de saúde, parcerias com academias ou outros institutos de cuidado, vale-alimentação e refeição, vale-cultura, entre outros benefícios, é essencial. Pergunte aos colaboradores o que eles mais valorizam nesse aspecto e, a partir disso, descubra quais são viáveis de serem oferecidos na sua empresa.

Abra espaço para a comunicação fluida

Uma outra dica importante para reter talentos diante desse contexto é o investimento em uma comunicação aberta e fluida com a equipe. É preciso que você crie um espaço no qual todos se sintam confortáveis para falar e dar opinião, assim como tirar dúvidas.

Portanto, invista, em primeiro lugar, em ferramentas que permitam essa comunicação eficiente, garantindo que você e o seu time utilizem a tecnologia de forma eficiente para se comunicarem, sem entraves ou maiores problemas. Mas, para além da tecnologia, também verifique se os colaboradores se sentem confortáveis para dar opinião e conversarem com você e os colegas acerca de dificuldades ou problemas.

É importante destacar que, nesse processo, vale a pena trabalhar com a cultura de feedback dentro da empresa. Afinal, ela permite que todos tenham espaço para dar feedbacks, tanto negativos quanto positivos, para colegas e líderes.

Os membros do time se sentem à vontade para conversar sobre problemas e outras dificuldades que podem enfrentar ao longo do tempo e podem falar sobre comportamentos ou atitudes que geraram problemas ou desconfortos dentro da empresa, com a certeza de que não sofrerão retaliações.

Como você pode perceber, o mercado de trabalho de TI da atualidade oferece uma série de novos desafios para os profissionais. Entender quais são eles é essencial para que você seja capaz de buscar as melhores soluções e, com isso, se destacar enquanto profissional.

Isso implica aprender também a liderar um time nessa nova realidade e garantir a retenção de talentos, o que exige o desenvolvimento de novas habilidades e competências por parte dos gestores. Portanto, aproveite as nossas dicas e garanta resultados de excelência para a sua equipe!

E para você? Qual o maior desafio do mercado de trabalho de TI atualmente? Aproveite e deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

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