fbpx
dia a dia da ti bimodal

O dia a dia da TI Bimodal

8 passos devopsPowered by Rock Convert

O dia a dia da ti bimodal nas empresas que já fizeram essa transição não é como muitos podem imaginar (conceito que é conhecido em marketing como “oceano azul”). A maturidade financeira para administrar situações e resultados tão distintos de projetos é, muitas vezes, o maior sabotador dos avanços que as empresas poderiam obter com os projetos inovadores. Como são baseados na fé e correm o risco de naufragarem, os projetos inovadores são constantemente bombardeados pelos administradores financeiros mais conservadores.

Para evitar a cobrança e pressão sobre os projetos de inovação, muitas organizações criaram uma prática de financiamento corporativo de projetos, chamados de fundos de inovação de capital de risco ou de pesquisa: quando o projeto é bem-sucedido, as empresas realimentam os fundos e transferem o excedente para o caixa; caso o projeto falhe, todo o custo terá que ser absorvido pelo fundo ou pela administração corporativa.

A sinergia entre as equipes é outro desafio para a alta administração. É compreensível que grande parte dos profissionais fiquem motivados a participar de projetos inovadores, porém, tanto para o sucesso como para o fracasso, as rejeições são gigantescas. Quando o projeto é bem-sucedido, todos querem receber seus bônus, sejam eles financeiros ou não. No entanto, quando o projeto é um fracasso, raramente consegue-se mapear suas causas e o que exatamente deu errado, assim, procuram-se culpados e alguém para ficar com o ônus. E isso, sabemos que de nada resolve.

Guia Rápido DevOpsPowered by Rock Convert

Durante o desenvolvimento do projeto, conseguir que os egos sejam colocados de lado e que o foco no resultado seja o principal objetivo pode ser mais difícil do que o resultado do trabalho em si. A troca de experiências e de conhecimento entre as equipes pode transformar-se em disputas por poder e espaço. Para amenizar essas reações, é fundamental um rodízio constante dos times e, se possível, que se mesclem equipes com projetos tradicionais e projetos de inovação, dessa maneira, diminuem-se consideravelmente as disputas.

Derrubar definitivamente os eternos projetos de escopo fechado com entregas enormes e quase impossíveis de serem homologadas será um desafio constante a ser gerenciado. Em teoria, pedir para Compras conseguir novos fornecedores que trabalhem on demand parece fácil, mas, na prática, pode ser o monstro que irá acabar com o cronograma e, principalmente, com o budget dos projetos de inovação, pois, com medo de ver sua fonte de receita secar, muitos aumentam seus custos para garantir margens elevadas e riscos menores.

Iniciativas irrelevantes e sem viabilidade devem ser descartadas o mais rápido possível. É fundamental para projetos de inovação o foco total no problema – e não na solução: é muito comum empresas cometerem o erro de gerar um produto ou serviço para problemas inexistentes. Portanto, ouvir o mercado, seu cliente, e agir rapidamente é o diferencial para atender ao negócio e obter sucesso nos projetos de inovação.

Infelizmente, a TI Bimodal não consegue acabar com a ansiedade da alta administração de ver resultados e gerar números para os acionistas, então, para que ela tenha sucesso no dia a dia, é fundamental ter um gestor pragmático e focado em resultados. Nada vai adiantar ter um visionário/sonhador à frente da área, com ideias maravilhosas, mas que não entregue nada para acalmar os ânimos de quem está financiando e apostando, muitas vezes, seu próprio pescoço no projeto.

consultoriaPowered by Rock Convert

Deixe um comentário