fbpx
O que é segurança cibernética e como garantir na empresa

O que é segurança cibernética e como garantir na empresa

Você sabe o que é segurança cibernética? Esse é um termo que tem ganhado popularidade ao longo dos últimos anos no ambiente corporativo. Com o aumento dos ataques digitais e mudanças regulatórias, investir na área tornou-se algo crítico.

Em outras palavras, nenhum negócio moderno pode ignorar a segurança cibernética quando se trata da área de TI. Negócios que deixam de realizar processos focados nessa área aumentam os seus riscos de prejuízo e perdem competitividade. Além disso, pode prejudicar a credibilidade da marca a médio e longo prazo.

Se você quer saber em detalhes o que é segurança cibernética e como investir, veja o post a seguir.

O que é segurança cibernética?

Segurança cibernética é o termo utilizado por empresas para definir o conjunto de rotinas de gestão que permitem reduzir os riscos de uma infraestrutura ser atingida por ataques internos. Essa é uma área que trabalha com três focos, cada um deles voltados para maximizar a confiabilidade da infraestrutura. São os seguintes:

  • a prevenção de riscos: rotinas que buscam identificar os riscos que podem afetar a infraestrutura;
  • a identificação de problemas: rotinas que monitoram a infraestrutura em busca de comportamentos de risco, ameaças, invasões e brechas de segurança;
  • a mitigação de problemas: atividades que buscam remover ameaças, restaurar serviços e corrigir vulnerabilidades.

Por que investir nesse tipo de política?

O investimento em segurança cibernética é fundamental para negócios modernos manterem a sua competitividade. Ele também é, no Brasil, uma obrigação legal. Afinal de contas, leis como a LGPD exigem que negócios tenham um cuidado especial com dados de terceiros.

Ao adotar boas práticas de segurança digital, o principal impacto que a empresa terá é a redução geral dos riscos de segurança existentes. Isso dará mais confiabilidade para a empresa levar a TI a novos setores e aproveitar os benefícios do investimento em tecnologia. Além disso, caso um problema ocorra, o seu impacto será muito maior.

Em conjunto, todos esses fatores contribuem para tornar a empresa mais competitiva. Será mais fácil conquistar a confiança de clientes e parceiros comerciais. Deste modo, fechar vendas e conseguir informações de consumidores nunca será um grande desafio.

Que ataques podem ser evitados com uma política de segurança cibernética?

A política de segurança cibernética protege o negócio de todas as ameaças digitais. Elas afetam o funcionamento da empresa e causam prejuízos à sua credibilidade e produtividade. Os principais problemas que afetam empresas que não adotam esse tipo de investimento são:

  • o roubo de dados: empresas podem ser vítimas de ataques que buscam roubar informações estratégicas com mais facilidade, prejudicando as suas operações;
  • os ataques ransomware: esses malwares capturam e criptografam dados, impedindo o seu acesso antes que ocorra um pagamento;
  • os ataques DDoS: esse tipo de ataque inviabiliza o acesso a sistemas que dependem da infraestrutura de rede para serem funcionais.

Como investir em segurança cibernética?

Para investir na proteção de arquivos, não basta saber apenas o que é segurança cibernética. O negócio também deve adotar medidas robustas para prevenir e reduzir riscos. Confira quais são a seguir!

Saiba as suas demandas

A empresa deve realizar uma análise sobre as suas demandas. Isso ajuda a identificar pontos que devem ser priorizados na hora de investimentos. Deste modo, o que for mais relevante será adotado primeiro.

Conheça o perfil da sua infraestrutura de TI

O perfil da infraestrutura de TI influencia nos riscos que podem afetar o negócio e no tipo de ferramenta de proteção que pode ser adotado. Por isso é importante ter uma visão completa sobre os equipamentos e softwares utilizados. A documentação deve, inclusive, contar com dados sobre as versões dos sistemas que estão instalados.

Avalie as regras que impactam o seu setor

A empresa também deve estar atenta para as regras de compliance e as regulamentações legais do setor. Elas influenciam o que deve ser feito e determinam alguns pontos mínimos de qualidade. Portanto, não deixe de ficar atento ao modo como leis como a LGPD mudarão o seu dia a dia.

Busque parceiros com credibilidade

Caso o negócio tenha dúvidas sobre o que pode ser feito, uma boa alternativa é buscar o apoio de parceiros especializados em segurança cibernética. Eles darão para a empresa o suporte de um time de especialistas no setor, que estão em dia com as principais práticas e normas regulatórias. Além disso, eles serão responsáveis por auxiliar a marca a fazer investimentos de qualidade e baixo risco.

Treine os times

O treinamento de times deve ser feito tendo como base as aplicações adotadas e as regras que forem implementadas. As equipes também devem terminar os treinamentos sendo capazes de identificar e reagir a ameaças. Desse modo, as normas adotadas serão mais efetivas e abrangentes.

Monitore recursos

O monitoramento de recursos de TI é um processo básico de qualquer política de segurança cibernética. Ele é feito de maneira contínua e sempre com foco em identificar comportamentos de risco, brechas e ameaças. Isso garante que a equipe de TI conseguirá agir rapidamente caso algo aconteça, minimizando o impacto que problemas terão.

Revise rotinas

A revisão de rotinas de gestão também é um processo básico do dia a dia da segurança cibernética. Ela é feita para manter a empresa alinhada com as principais ameaças existentes e reduzir as chances de o negócio ficar exposto a um novo risco de segurança. Portanto, não deixe de ter times preparados para sempre avaliarem a efetividade das medidas implementadas.

A segurança digital é uma das partes mais importantes de qualquer setor de TI. Esse é um tema que impacta diretamente na habilidade de negócios utilizarem tecnologias que possam evitar riscos e permitir alta disponibilidade dos recursos. Além disso, garante um maior alinhamento com as regras do mercado.

Diante desse fator estratégico, toda marca deve saber o que é segurança cibernética e como aplicar recursos na área. Desse modo, os investimentos terão maior resultado a médio e longo prazo. Além disso, a empresa conseguirá maximizar a sua credibilidade diante de clientes e parceiros comerciais com uma cultura de trabalho muito mais segura.

Gostou desse post e quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então assine já a nossa newsletter!

Deixe um comentário