fbpx
6 principais tendências tecnológicas para quem trabalha com TI

6 principais tendências tecnológicas para quem trabalha com TI

A tecnologia está passando por mudanças em uma frequência cada vez maior. Nesse contexto, quem trabalha com TI deve estar atento. Afinal, manter-se em dia com as tendências do setor facilita a busca por novas oportunidades de investimento estratégicos que integrem times e melhorem a produtividade de todos.

Em outras palavras, investir em tecnologias inovadoras é apostar na habilidade do setor de TI de agregar valor aos produtos e soluções de uma empresa. A tecnologia poderá ser levada a novos setores, reduzindo prazos e erros. Ao mesmo tempo, conseguirá otimizar políticas de segurança de dados, unificar rotinas e automatizar processos.

Quer saber mais sobre o tema e quais são as tendências que devem ser foco de todo mundo que trabalha em TI? Então continue a leitura!

Por que as empresas devem estar atentas às tendências de TI?

Ficar atento às tendências de TI é uma ótima forma de se destacar diante da concorrência. No mercado atual, negócios de sucesso são aqueles que conseguem inovar e manter um alto nível de performance. Ao apostar na tecnologia, atingir esses dois objetivos se torna algo simples.

Afinal de contas, investir em TI permite reduzir custos, otimizar processos, integrar times e evitar riscos de segurança ou qualidade. Além disso, essa prática mantém o negócio em dia com os padrões do mercado e as demandas do consumidor. Assim, a marca é valorizada e a empresa pode manter as suas metas sempre ao alcance.

Como quem trabalha com TI pode se adequar rapidamente às novidades do setor?

Na busca por investimentos em tecnologia, a pessoa que trabalha em TI tem um papel estratégico. Ela será responsável por identificar as tendências do mercado, validar quais são as mais úteis para a marca e montar o processo de integração. Tudo isso considerando as demandas internas.

Ou seja, o time de TI deverá atuar de maneira estratégica, entendendo as demandas de outros setores e como a tecnologia pode ajudá-los diariamente. A partir desse trabalho de comunicação e coleta de feedbacks, um plano de ação pode ser traçado. Ele deverá identificar tendências de bom potencial, avaliar como elas podem ser implementadas e montar uma rotina de investimentos capaz de manter a empresa sempre a frente da concorrência.

Quais são as principais tendências de tecnologia para os próximos anos?

Como apontamos, o investimento em novas tendências envolve um trabalho contínuo de identificação de potenciais investimentos. Isso permite ao negócio validar boas escolhas, montar um planejamento inteligente e implementar recursos tecnológicos na hora certa. Confira a seguir as principais tendências do setor!

1. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma das principais apostas que empresas podem fazer nos próximos anos. Softwares que contam com recursos de IA integrados ao seu núcleo conseguem compreender melhor o comportamento do usuário e, assim, apresentar soluções mais inteligentes. Isso vale para rotinas de logística, processos administrativos e até segurança digital.

Em todas essas áreas, a ferramenta passa a apresentar resultados mais robustos e focados no que o usuário realmente precisa naquele momento. A usabilidade pode ser otimizada, a identificação de ameaças se torna mais proativa e a validação de melhores decisões é feita de modo muito mais inteligente. Com isso, os times podem sempre entregar produtos de alto valor agregado aos consumidores.

2. Business Intelligence

A análise de dados também pode ser empregada para otimizar rotinas internas. Esse é o caso do uso do Business Intelligence como ferramenta corporativa. Adotado do modo correto, o BI pode facilitar a melhoria da cadeia operacional e a tomada de decisões.

Com o BI, os dados internos, como indicadores e métricas estratégicas, ganham novo valor para a empresa. As rotinas passam a ser vistas de modo abrangente, considerando todos os fatores que afetam a sua qualidade final. Assim, os times podem melhorar o seu trabalho continuamente sempre.

3. Big Data

O Big Data leva a análise de dados a processos internos. Investimentos, rotinas de marketing e atendimentos externos são vistos por um novo prisma. Ele será capaz de considerar vários fatores ao mesmo tempo, evitando que pontos importantes sejam ignorados pela empresa na hora de pensar as suas estratégias comerciais.

4. Investimento em segurança

A LGPD colocou a segurança de dados no centro das rotinas de TI. Portanto, os profissionais da área devem estar atentos. Afinal, apostar em soluções modernas, como criptografia de dados, contribui para que os negócios estejam em conformidade com as normas brasileiras e, ao mesmo tempo, evita que ataques como os de ransomware tenham sucesso.

5. Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma tecnologia que mostrou o seu poder no último ano. Ela permite que profissionais atuem em ambientes remotos com qualidade e segurança. Além disso, torna rotinas mais flexíveis e econômicas.

A partir da nuvem, times podem executar rotinas remotamente e, ao mesmo tempo, utilizar metodologias modernas, como o DevOps, sem grandes dificuldades. Todos os dados ficarão centralizados e em fácil acesso. Isso torna a rotina das equipes mais fluida, ágil e dinâmica.

6. Internet das Coisas

A IoT permitirá que negócios automatizem e otimizem rotinas em vários setores da economia. Impulsionada pela internet 5G, aparelhos poderão contar com sensores inteligentes e conectados 24/7. Assim, a empresa terá fluxos de trabalho movidos a dados, automação e precisão em tempo integral.

O mercado brasileiro é um dos mais competitivos do mundo. Por isso, independentemente do setor em que o negócio atua, apostar em boas estratégias é crucial. Afinal, o negócio que não inova pode rapidamente perder espaço para um concorrente mais moderno.

Para quem trabalha com TI, a melhor abordagem é ficar atento às novidades e buscar meios de integrá-las ao seu dia a dia. Isso permitirá que a empresa alcance um novo padrão de qualidade, mais robusto e moderno.

Portanto, se você é um profissional que trabalha com TI e quer ajudar o seu negócio a ir para frente, não deixe de acompanhar as novidades da sua área. Ficar por dentro das tendências permitirá integrar a empresa na transformação digital, com novas metodologias e soluções modernas. Tudo isso sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.

Gostou dessa dica e quer saber mais sobre como investir em novas tendências de TI? Então fale conosco!

Contato

Deixe um comentário