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Quais os benefícios em seguir processos de gerenciamento de serviços de TI?

Quais os benefícios em seguir processos de gerenciamento de serviços de TI?

Quando falamos sobre serviços de TI, é importante nos lembrarmos de que as necessidades de cada negócio variam de acordo com a sua área de atuação. Nesse contexto, os empreendimentos optam por serviços específicos — o que pode representar altos custos altos, que, consequentemente, são capazes de reduzir a competitividade do negócio.

Além disso, o tempo de desenvolvimento dos processos pode não atender a demanda do mercado, não sendo raras as situações em que um serviço de TI fica obsoleto pois foi liberado quando as exigências já mudaram.

Há também muitas empresas que decidem reduzir a qualidade dos seus serviços. O resultado é um prejuízo de desempenho, que é sacrificado para atender a tempo todas as exigências.

Porém, o que não muitos negócios não sabem é que todos esses problemas podem ser solucionados com o gerenciamento de serviços de TI. Veja, a seguir, mais informações sobre essa gestão:

O gerenciamento de serviços de TI

O gerenciamento de serviços de TI tem como objetivo prover serviços e processos de tecnologia da informação com qualidade, sempre alinhados às necessidades específicas de cada negócio. A ideia é manter a redução de custos a longo prazo.

Isso significa ter uma empresa preocupada em entender as necessidades e expectativas da sua organização. Além disso, esse negócio especializado — isto é, que enxerga que o setor de TI de uma empresa não pode ser tratado como um grupo de profissionais que executam tarefas isoladas, mas sim como um trabalho conectado — vai buscar os meios mais apropriados e rápidos para resolver os seus problemas.

Mas não basta apenas saber o que é o gerenciamento de serviços de TI para conseguir implementá-lo na empresa. Conhecer os benefícios de qualquer processo é vital para poder “vender” a implementação das melhores práticas de serviços de TI para a diretoria.

E, para que você consiga ter uma visão completa de como essa metodologia pode facilitar o seu trabalho e o da sua equipe, apresentamos a seguir uma lista com os principais benefícios divididos por tipo de processo, além de uma descrição dos benefícios gerais do gerenciamento de serviços de TI. Acompanhe:

Os benefícios do gerenciamento de serviços de TI comuns a todos os processos

O controle dos custos de TI

Com o gerenciamento de serviços de TI, você estará transformando custos fixos em custos variáveis, o que permitirá um maior controle do seu budget. Em outras palavras, isso significa que você estará pagando apenas por aquilo que você usar, quando usar.

A redução dos custos trabalhistas

Contratar e treinar profissionais de TI pode ser bem caro, e funcionários temporários nem sempre atendem as expectativas. Com o gerenciamento de serviços, você tem a possibilidade de manter a sua força de trabalho focada no que você realmente precisa resolver. Ótimo, não é mesmo?

O ganho em experiência e em especialização

Todos nós preferimos marcar uma consulta com um médico experiente, não é verdade? O mesmo vale para os funcionários de TI. A experiência e a especialização são grandes diferenciais para a qualidade dos serviços, e com o gerenciamento você poderá contar com o suporte de uma equipe especializada e experiente.

A melhora na eficiência e competitividade

Organizações que tentam fazer todo o trabalho de TI “dentro de casa” podem gastar muito mais tempo com pesquisa, desenvolvimento e implementação dos projetos. Isso tudo aumenta os custos e diminui a lucratividade da empresa.

A implementação rápida de novas tecnologias

Um gerenciamento de serviços de TI de qualidade vai fornecer os recursos para iniciar novos projetos de imediato. Pense bem: cuidar do mesmo projeto internamente pode levar semanas ou meses somente para contratar as pessoas certas, treiná-las e prover o suporte que elas precisam.

O maior foco no core business da empresa

Qualquer negócio possui recursos limitados, e cada gerente possui atenção e tempo contado também. O gerenciamento de serviços pode te ajudar a manter seu trabalho e o da equipe interna de TI focados no core business da empresa e evitar que você se distraia com decisões complexas da área.

A redução dos riscos

Qualquer novo investimento em um negócio carrega uma certa quantidade de risco. Mercado, competição, governo, condições financeiras e tecnologias podem mudar de um dia para o outro. O gerenciamento de serviços de TI assume e gerencia muito do risco por você, contando com conhecimentos específicos da indústria, especialmente relacionados à segurança e à compliance.

O aumento da segurança e da conformidade

Seu firewall está atualizado? Você tem um DMZ instalado? Você audita suas estações de trabalho e servidores? Sua empresa implementou padrões de segurança PCI e trabalha para mantê-los? Se você não tem tempo para checar tudo isso regularmente, o gerenciamento de serviços de TI vai cuidar de tudo para você.

A estrutura mais resiliente e segura

Os data centers de uma empresa de gerenciamento de serviços de TI são muito mais robustos do que se você investir em uma infraestrutura própria. Além disso, ela é gerenciada 24×7×365, garantindo seu funcionamento sem erros em qualquer dia do ano e evitando que você sofra com paradas nos sistemas.

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Os benefícios do gerenciamento de serviços de TI para cada tipo de processo

Agora que você já sabe os benefícios gerais do gerenciamento de serviços de TI, veja abaixo as vantagens para cada tipo de processo dentro da área:

Gerenciamento de incidentes

  • Redução do impacto nos negócios;
  • disponibilidade das informações de negócio de forma centralizada;
  • restauração de serviço rapidamente;
  • monitoramento melhorado, permitindo um desempenho a ser medido por meio de acordos de nível de serviço (SLAs);
  • melhoria da gestão da informação sobre a qualidade do serviço;
  • melhor aproveitamento do pessoal, levando ao aumento da produtividade;
  • CMDB com informações mais precisas (auditoria em curso de CMDB, durante a resolução de incidentes);
  • melhora na satisfação do cliente/usuário.

Gerenciamento de problemas

  • Melhor qualidade dos serviços de TI;
  • redução no volume de incidentes que impactam o negócio;
  • soluções permanentes;
  • mais proatividade, menos reatividade;
  • aprendizagem organizacional melhorada;
  • antecipação aos problemas.

Gerenciamento da configuração

  • Informações precisas sobre os itens de configuração (ICs);
  • controle da disponibilidade dos ICs;
  • facilita a adesão das obrigações legais;
  • ajuda no planejamento financeiro e despesas;
  • ajuda no controle de licenças;
  • apoia e melhora a gestão de liberações;
  • ajuda o gerenciamento de mudanças na avaliação de impacto e risco;
  • contribui para o plano de continuidade;
  • melhora a segurança e controle nas versões dos ICs;
  • permite a organização restringir o uso de software não autorizado;
  • fornece ao gerenciamento de problemas informações sobre tendências e relacionamentos;
  • ajuda a equipe da central de serviços a ter acesso a contratos de suporte;
  • ajuda a central de serviços a identificar os proprietários de ICs.

Gerenciamento de mudanças

  • Melhor alinhamento de TI ao negócio;
  • maior visibilidade e comunicação de alterações, tanto de negócio quanto de TI;
  • melhor avaliação de riscos e impactos;
  • melhor avaliação do custo das mudanças propostas;
  • menor número de mudanças mal sucedidas;
  • apoio para outros processos, como gerenciamento de problemas e gerenciamento da disponibilidade;
  • aumento da produtividade de usuários devido a menores interrupções;
  • aumento da produtividade do pessoal de TI por meio de um planejamento para implementação de mudanças, evitando mudanças urgentes ou mudanças mal planejadas;
  • maior capacidade de absorver um grande volume de mudanças;
  • uma percepção maior do negócio por parte de TI, por meio de uma melhor qualidade de serviço e uma abordagem profissional.

Gerenciamento de liberações

  • Melhor qualidade de serviço por maiores taxas de implementações bem sucedidas;
  • minimização de interrupção dos serviços;
  • maior controle de qualidade (Software é testado antes do lançamento);
  • melhor utilização da equipe de TI;
  • maior produtividade do usuário final;
  • trilha de auditoria completa de mudanças no ambiente de produção;
  • capacidade de absorver um volume elevado de mudanças;
  • capacidade de distribuir S/W em locais remotos a partir de uma localização central;
  • redução do tempo de implementações;
  • detecção mais fácil de S/W não autorizado;
  • redução do risco de vírus ou outro S/W mal-intencionado;
  • os usuários estão mais bem informados das liberações (funcionalidade alterada, por exemplo);
  • software de segurança é mantido.

Gerenciamento de nível de serviço

  • Serviços de TI são projetados para atender aos requisitos de Nível de Serviço;
  • melhores relacionamentos entre TI e Negócios;
  • papéis e responsabilidades claramente definidos;
  • definição de metas específicas para medir a qualidade do serviço;
  • expectativas claras e consistentes entre TI e negócio;
  • serviço de monitoramento que permite identificar os pontos fracos, de modo que ações corretivas possam ser tomadas melhorando assim a qualidade de serviço;
  • gestão de fornecedores sustentada por contratos de apoio.

Gerenciamento da continuidade de serviços de TI

  • Cumprimento de exigências regulatórias;
  • melhores relações comerciais;
  • marketing positivo da capacidade de contingência;
  • maior competitividade;
  • credibilidade organizacional;
  • redução na perda de negócios.

Sem dúvidas, você poderá se beneficiar da habilidade de centralizar todas as suas aplicações e servidores com o gerenciamento de serviços de TI. Como você pôde ver, ele ajuda a melhorar a performance da sua equipe interna e a reduzir os custos gerais da área de TI ao longo do tempo.

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