Confira os principais desafios do técnico de TI e como superá-los
No mundo corporativo de hoje, os departamentos de tecnologia da informação corporativos estão enfrentando uma ampla gama de desafios. Nesse sentido, o técnico de TI tem trabalhado incansavelmente para encontrar soluções inovadoras para os problemas.
As equipes de TI precisam fornecer soluções de segurança robustas e valor agregado para ajudar a proteger os interesses comerciais. Em outro nível, os executivos estão cada vez mais buscando a tecnologia para aprimorar a inovação e o desempenho dos negócios.
Neste artigo, você vai conhecer os principais desafios do técnico de TI no contexto atual. Acompanhe a leitura e saiba como superá-los!
Quem é o técnico de TI na atualidade?
De forma geral, o técnico de TI é responsável por fornecer infraestrutura para automação nas empresas. Ele implementa a governança para o uso de rede e sistemas e auxilia as unidades operacionais, fornecendo-lhes a funcionalidade de que precisam.
Nesse contexto, as funções que esse profissional desempenha para os negócios são muitas. Vamos dividi-las aqui em três grandes grupos. Veja a seguir.
Governança
Refere-se à implementação de parâmetros operacionais para unidades de trabalho e uso individual de sistemas, arquitetura e redes de TI. A governança dos dados é baseada em processos de fluxo de trabalho que integram regras de negócios e especialização no domínio do assunto. Isso faz parte da segurança de TI convencional, bem como da garantia de dados pela qual o setor de TI também é responsável.
Infraestrutura
Refere-se aos componentes de hardware, a rede, os circuitos e todos os outros equipamentos necessários para fazer um sistema de TI funcionar de acordo com as necessidades estabelecidas e o tamanho do sistema da empresa.
Funcionalidade
É talvez a tarefa mais aparente executada pelo técnico de TI. Refere-se à criação e manutenção de aplicativos operacionais, desenvolvimento, proteção e armazenamento de dados da organização, além do auxílio no uso de software e gerenciamento de dados para todos os setores da empresa.
Quais são as principais mudanças na área?
A TI muda tão rapidamente que os profissionais da área devem criar um plano de treinamento contínuo para acompanhar os avanços da tecnologia. Mas, podemos citar três grandes mudanças que aconteceram na tecnologia da informação nos últimos anos. Confira!
Nuvem
A nuvem gerou uma descentralização dos recursos de TI. Muitos recursos ainda são alocados no local, mas não são mais necessários para administrar um negócio eficaz. Na realidade, os recursos de TI agora podem estar, literalmente, em qualquer lugar do mundo.
Mobilidade
A mobilidade, por meio de laptops, tablets e smartphones, possibilitou uma cultura “sempre ligada”, na qual os funcionários precisam de pouco mais do que uma conexão de Internet em funcionamento para se conectar aos recursos de TI da empresa e trabalhar.
Dimensionamento
A nuvem elimina a necessidade de ativos fixos para dar escalabilidade ao negócio. Essa escala está ao alcance de todas as organizações com a passagem de um cartão de crédito e a assinatura de um contrato de serviço. As empresas precisam de gerenciamento dinâmico para aproveitar a elasticidade e a flexibilidade de pagamento conforme o uso, ou a nuvem não oferecerá melhorias profundas.
Quais são os principais desafios?
A ruptura digital e o aumento das expectativas dos clientes são a força motriz por trás de grande parte dos desafios do técnico de TI na atualidade, e as empresas com visão de futuro estão aproveitando a oportunidade.
Mas, apesar das oportunidades interessantes e tecnologias inovadoras, ainda há muitos obstáculos ao longo do caminho. Vamos falar sobre os principais.
Proteção de dados
A governança de dados eficaz continua a ser uma fonte significativa de preocupação. Com a introdução da LGPD, os técnicos de TI sabem da importância de um gerenciamento meticuloso de dados. No entanto, garantir conformidade contínua e uma infinidade de novas regulamentações no horizonte significa que as organizações não podem se dar ao luxo de descansar.
Para garantir a conformidade em escala global é fundamental definir padrões de segurança de dados no nível da regulamentação mais restritiva. Em uma base mais geral, você deve:
- trabalhar para defender o princípio da transparência, atualizando as políticas digitais e as notificações de privacidade para refletir as mudanças nos procedimentos da organização;
- manter um controle rígido sobre os fluxos de dados, desenvolvendo uma compreensão completa de como as informações são armazenadas, implementadas e acessadas, incluindo as medidas de segurança dos fornecedores;
- considerar tomar medidas extras para proteger os dados, como pseudoanonimização; você pode confiar em uma VPN segura para proteger a sua rede, especialmente se tiver uma política BYOD em vigor.
Transformação digital
Quer as empresas estejam liderando na linha de frente ou simplesmente tentando evitar serem deixadas para trás pelos concorrentes, a transformação digital continua a ser um tema muito relevante.
Embora haja alguma discussão no que se refere ao estágio da transformação digital — se esse processo pode ou não ser considerado completo —, também há indicações de que muitas organizações estão sendo desafiadas. De acordo com números da McKinsey, há 45% de chance de que um projeto médio de transformação digital gere menos lucro do que o esperado.
Para evitar esses problemas, você pode adotar certas práticas de transformação que aumentam significativamente as chances de sucesso:
- concentre-se na definição de prioridades claras que estão diretamente ligadas a resultados de negócios mensuráveis;
- invista em pessoas altamente talentosas, especialmente líderes especializados e aqueles com fortes habilidades digitais e analíticas;
- certifique-se de que as pessoas em todos os níveis se sintam capacitadas;
- adote práticas ágeis e atualize suas estratégias digitais com frequência;
- dedique tempo e dinheiro aos seus esforços de transformação digital.
Lacuna de habilidades em TI
Um efeito colateral da transformação digital em massa tem sido a falha no fornecimento de talentos para acompanhar a demanda, e o problema parece que vai continuar. A pesquisa da Barclaycard mostrou que oito em cada dez CIOs estão preocupados com o recrutamento e o aprimoramento da equipe de tecnologia para garantir que tenham a combinação certa de habilidades tecnológicas disponíveis na organização.
Na tentativa de resolver esse problema, algumas organizações estão recorrendo a contratados para preencher a lacuna, mas essa estratégia também apresenta novos desafios de TI, incluindo segurança de dados pessoais e proteção de propriedade intelectual.
Felizmente, há uma variedade de estratégias de curto e longo prazo disponíveis para lidar com a escassez de habilidades, como:
- veja além das fontes tradicionais de talento, como graduados em TI. Você pode encontrar as habilidades de que precisa em programadores autodidatas, hackathons e campos de treinamento de programação;
- forneça treinamento interno em habilidades digitais para desenvolver os recursos necessários. Isso também pode criar uma fonte de vantagem competitiva. Cultive talentos por meio de programas de desenvolvimento. Desenvolva rapidamente as habilidades de graduados e outros novos funcionários para atender às necessidades da organização;
- retenha o talento existente, proporcionando oportunidades de aprendizagem contínua, bem como permitindo que os funcionários trabalhem em projetos estimulantes que aumentem a satisfação no trabalho.
Alinhamento entre cultura e estratégia
A transformação e a adoção de novas tecnologias não podem ocorrer no vácuo. Para maximizar com sucesso o impacto de novas iniciativas, a cultura da organização deve estar alinhada com a sua estratégia — e a tarefa de impulsionar essa mudança está cada vez mais sob a responsabilidade da TI.
Promover a mudança cultural pode ser desafiador. Os técnicos de TI devem trabalhar em colaboração com o RH para fazer escolhas de tecnologia e processos de design de uma forma que apoie a criação da cultura organizacional pretendida. Você pode tentar quebrar as barreiras para fazer essa mudança acontecer criando uma equipe pequena e bem-sucedida e usando-a para destacar realizações e vitórias rápidas. Você também pode incentivar os funcionários a sugerirem ideias e a defendê-las.
Preparação para tecnologias emergentes
As tecnologias emergentes têm o potencial de transformar a organização, mas com tantas sendo aclamadas como a próxima grande novidade, é difícil saber em que investir e o que considerar exagero. Somando-se a isso, as tecnologias emergentes também representam um problema nos requisitos de treinamento e habilidades especializadas, que podem não ser fáceis de encontrar.
A computação em nuvem já está bem estabelecida — uma pesquisa da KPMG mostra que mais de três quartos dos entrevistados já investiram nessa área. A curto prazo, espera-se que a Internet das coisas (IoT), a automação de processos robóticos e a inteligência artificial (IA) sejam os grandes vencedores. Mas, nos próximos cinco anos, você também deve prestar atenção à realidade virtual, blockchain e computação quântica.
O Gartner prevê que 20% das organizações farão orçamentos para projetos de computação quântica até 2023 e acrescenta que os CIOs precisam começar a pensar sobre o que o blockchain pode agregar à sua organização e como enfrentar os desafios nos próximos cinco anos.
Nesse sentido, é fundamental buscar oportunidades potenciais de cada uma das tecnologias emergentes e estar pronto para colaborar com cientistas de dados e pesquisadores para ajudar os negócios a integrá-los. Outros profissionais de TI podem ser uma ótima fonte de informações, portanto, aproveite o poder de sua rede. Pergunte sobre o que está funcionando para eles ou o que não está gerando os resultados esperados.
E, finalmente, embora seja mais fácil falar do que fazer, reserve um tempo para a pesquisa. Configure alertas do Google para cada uma das tecnologias de seu interesse, observe o que está ganhando as manchetes e procure por insights.
A tecnologia está avançando em um ritmo vertiginoso e continua a transformar os negócios. Algumas empresas estão aproveitando a oportunidade para girar e se tornar mais ágeis, enquanto outras são forçadas a se transformar, fazendo um grande esforço para acompanhar. Onde quer que uma organização se enquadre nesse espectro haverá grandes desafios de tecnologia nos próximos cinco anos que serão comuns a qualquer técnico de TI. Assim, ter uma equipe engajada e colaborativa é fundamental nesse processo.
Além de lidar com questões urgentes, como proteção de dados e preencher a lacuna de habilidades, o técnico de TI também precisa estar de olho no horizonte para ter sucesso. Embora possamos não ver a adoção generalizada de tecnologias emergentes — como a computação quântica —, em breve, outras, como a IA, estão a caminho de se estabelecerem e acelerarão o ritmo das mudanças.
No seu dia a dia na TI, quais são os principais desafios que enfrenta? Conte para a gente nos comentários!