fbpx
5 livros sobre DevOps que você precisa conhecer

5 livros sobre DevOps que você precisa conhecer

8 passos devopsPowered by Rock Convert

Você está em busca de livros sobre DevOps e não sabe quais são os mais indicados? Sem dúvidas, os livros são a fonte mais rica de conteúdo para dominar um assunto, sobretudo quando o tema ainda é encarado como novidade.

Caso você ainda não saiba ao certo o que é DevOps nem quais são os seus benefícios, vamos a uma breve explicação: DevOps é uma metodologia cujo objetivo é integrar as equipes de desenvolvimento, operadores de TI, Quality Assurance (QA) e Segurança da Informação. Ou seja, fazer com que esses profissionais trabalhem juntos, tendo metas e objetivos em comum.

Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, o DevOps se baseia muito mais em cultura, filosofia e comportamento do que na parte técnica em si. Não por acaso, as principais referências no assunto costumam enfatizar que DevOps é um movimento.

Para reforçar — ou até mesmo fornecer — o entendimento sobre o tema sem que haja equívocos ou abordagens complexas e inconsistentes, listamos 5 livros sobre DevOps com os quais você pode contar para adquirir o conhecimento que deseja. Confira:

1. The DevOps Handbook — How to Create World-Class Agility, Reliability, and Security in Technology Organizations Paperback

Que tal ser introduzido ao universo DevOps por meio das principais autoridades sobre o assunto? Em The DevOps Handbook — How to Create World-Class Agility, Reliability, and Security in Technology Organizations Paperback, o criador do movimento e cunhador do termo DevOps, Patrick Debois, junto aos especialistas e co-autores, Gene Kim e Jez Humble e John Wills, fornecem um guia completo sobre o tema.

Entre tantas coisas que você pode aprender nesse livro, podemos destacar:

  • por onde iniciar o processo de transformação;
  • como implementar a integração contínua;
  • como projetar a organização e a arquitetura DevOps;
  • quais são os métodos e as ferramentas para automatizar testes;
  • além da vasta gama de melhores práticas.

Em suma, é o livro ideal para quem deseja implementar a cultura DevOps na empresa e está cercado de dúvidas. Todos as práticas e os princípios essenciais são explicados com uma linguagem leve e didática.

2. The Phoenix Project — A Novel about IT, DevOps, and Helping Your Business Win

Quando os 4 autores produziram o The DevOps Handbook, eles o fizeram pensando justamente em complementá-lo ao The Phoenix Project: A Novel about IT, DevOps, and Helping Your Business Win, de maneira que as 2 obras forneçam uma abordagem completa sobre o conceito de DevOps e os meios de implementá-lo com sucesso.

O livro The Phoenix Project, precursor de The DevOps Handbook, é uma história fictícia escrita por Gene Kim, Kevin Behr e George Spafford, tendo como finalidade apresentar ao leitor um cenário completo e realista acerca de uma empresa de TI e a aplicação do DevOps.

A história é centralizada na figura de Bill, um gerente de TI que trabalha na empresa Parts Unlimited (fictícia), e conta como ele aplicou o DevOps, por meio da iniciativa cujo codinome é The Phoenix Project, em um ambiente de TI representado por equipes desencadeadas.

Portanto, com essa obra, você aprenderá boa parte dos desafios e das adversidades que a uma empresa pode encarar durante implementação de DevOps, podendo servir perfeitamente de inspiração a quem está disposto a assumir essa responsabilidade.

3. Guia Rápido DevOps — Aprenda de Maneira Simples o que É e como Implantar DevOps

Também produzido pela GAEA, o Guia Rápido do DevOps é uma leitura recomendada tanto para quem ainda não conhece o conceito quanto para quem possui uma boa noção ou até já projetou, mas não sabe ao certo como colocar a implementação em prática.

Esse guia, distribuído no formato de e-book, pode ser o material adequado para ajudar a solucionar boa parte dos problemas com a implementação da cultura DevOps na empresa, visto que ele apresenta dicas essenciais e um panorama dos maiores desafios.

Guia Rápido DevOpsPowered by Rock Convert

Portanto, se você está em busca de um livro que armazena todas as informações que precisa sem que seja necessário passar horas pesquisando ou dedicar dias lendo obras mais completas e em outro idioma, o Guia Rápido DevOps — Aprenda de maneira simples o que é e como implantar DevOps é uma ótima alternativa para começar a entrar no universo DevOps!

Caso tenha se interessado em fazer o download, basta acessar este link.

4. Infrastructure as Code — Managing Servers in the Cloud

Quando introduzidos à cultura DevOps, logo nos deparamos com alguns outros termos e conceitos intrínsecos que exigem a nossa compreensão para que o funcionamento do DevOps, na prática, se torne mais voltado à realidade, isto é, deixe de ser tão teórico e limitado aos fundamentos.

Um desses conceitos aos quais nos referimos é o de Infrastructure as Code (infraestrutura como código ou simplesmente IaC), que está ligado à integração das equipes com foco na área operacional, de modo que os operadores de TI adquiram maior “compatibilidade” com os desenvolvedores.

Escrito por Kief Morris, o livro Infrastructure as Code — Managing Servers in the Cloud faz parte da famosa coleção O’REILLY e apresenta uma abordagem razoavelmente ampla (em mais de 300 páginas) e didática sobre conceitos como:

  • virtualização;
  • containers;
  • nuvem;
  • e muito mais.

Tudo isso com ênfase nos princípios da infraestrutura como código.

Ao fim da leitura, decerto você terá adquirido uma série de novas concepções e estará atualizado sobre as tendências e as melhores práticas que a empresa poderá seguir para otimizar o desempenho das equipes de TI, fortalecendo a integração entre operadores, desenvolvedores e profissionais de segurança.

5. 7 Passos para Iniciar DevOps

Para finalizar, temos mais um e-book desenvolvido pela GAEA: 7 Passos para Iniciar DevOps. O conteúdo fornece todas as informações necessárias para iniciar o seu projeto de implementação do DevOps.

De certo modo, esse e-book pode servir de complemento às obras mencionadas até aqui, visto que ele traz uma série de práticas e dicas relevantes, além da própria apresentação do conceito com autoridade e no “português claro”.

E quais são os 7 passos que o material promete ensinar? Não se preocupe, não praticaremos spoiler! Apenas apresentaremos o índice para que você tenha melhor noção do conteúdo:

  • conheça o conceito de DevOps;
  • crie um time campeão;
  • opte pela aplicação piloto;
  • use várias metodologias;
  • defina indicadores de desempenho;
  • automatize os seus processos;
  • leve em consideração uma cadeia de ferramentas.

Como você pode observar, o e-book apresenta uma variedade de etapas que, aparentemente, podem parecer um pouco difíceis de seguir. Entretanto, ao ler cada um dos tópicos, você concluirá que não há complexidade em colocar essa inovação em prática.

Gostou? Então, faça o download agora mesmo clicando aqui.

No mais, esperamos que o presente artigo se mostre útil ao longo do tempo, quando você já estiver dominando todos os conceitos explanados nesses excelentes livros sobre DevOps.

consultoriaPowered by Rock Convert

Comentários

  • Igor Valtorta

    REPLY

    Ótimo artigo… Eu incluiria mais dois livros:

    Effective DevOps: Building a Culture of Collaboration, Affinity, and Tooling at Scale
    Jennifer Davis, Katherine Daniels
    O’Reilly

    Continuous Delivery: Reliable Software Releases through Build, Test, and Deployment Automation
    Jez Humble, David Farley
    Addison-Wesley

    11 de julho de 2017

Deixe um comentário