fbpx
DataOps: o que é, como funciona e como implementá-lo?

DataOps: o que é, como funciona e como implementá-lo?

8 passos devops

O fluxo de dados dentro de um projeto de TI muitas vezes é interrompido por problemas na organização das informações. Para solucionar esse tipo de problema e garantir que todos possam trabalhar pautados por informações de qualidade, estratégias como o DataOps foram criadas. Com ela, empresas podem evitar riscos e maximizar a qualidade do seu trabalho.

Integrar o DataOps ao seu dia a dia é, portanto, uma forma de manter times de desenvolvimento e infraestrutura trabalhando com qualidade e bom nível de integração. Além disso, é um passo fundamental para evitar erros e maximizar o nível de produtividade. Justamente por isso, muitos negócios modernos já utilizam essa abordagem na rotina de trabalho.

Se você quer saber mais sobre como utilizar o DataOps no seu negócio e quais os seus fundamentos, continue a leitura deste texto!

O que é DataOps?

O DataOps é um sistema de entrega de resultados que é baseado na junção e na análise de dados. O seu foco está em se tornar uma metodologia de trabalho interfuncional e que deve atuar em todas as etapas do desenvolvimento do produto. Assim, é possível garantir alta qualidade para o produto do projeto.

O DataOps é igual ao DevOps?

O DataOps tem muitas semelhanças com o DevOps. Mas esses dois conceitos, apesar de próximos, devem ser entendidos de modo adequado. Ainda que os objetivos sejam semelhantes, há muito o que se diferenciar entre eles.

O DevOps, quando utilizado de modo amplo, contribui para tornar soluções mais complexas. O DataOps, por outro lado, segue o caminho oposto: aqui, o foco é simplificar ao máximo.

Outra diferença está no modo como os dados são gerenciados. No DevOps você tem uma unificação de times e a centralização de dados. Já o DataOps prioriza a formação de pequenas equipes multidisciplinares, mas com uma distribuição de dados centralizados, o que ajuda na criação de uma cultura de trabalho movida à análise de dados.

Como o DataOps funciona?

O DataOps é muito útil para ambientes que são movidos a dados e processos de análise de informações. Se a empresa fez a migração das suas atividades de acordo com os princípios da transformação digital, o seu uso terá um impacto ainda maior. Afinal, o uso de dados será potencializado com uma rotina de trabalho mais flexível e ágil.

Por meio do DataOps, a empresa terá uma forma colaborativa para gerenciar informações que tenha como base otimizar a comunicação entre pessoas, integrar especialistas e automatizar o modo como os fluxos de dados ocorrem. Dessa maneira, o uso de ferramentas como aquelas baseadas em Big Data, machine learning e BI serão mais rápidas e precisas, além de contar com mais espaço para transparência e auditabilidade.

Entre os principais benefícios do DataOps, nós podemos apontar:

  • possibilidade de avaliar o processo de trabalho de modo mais inteligente;
  • facilidade em ter times com maior nível de colaboração;
  • queda nas taxas de erros;
  • redução de custos.

Como adotar o DataOps no seu dia a dia?

A adoção do DataOps no dia a dia do negócio deve envolver todo o time. Afinal de contas, isso permitirá a criação de uma nova cultura no ambiente de trabalho e facilitará a incorporação das práticas em todo o fluxo de trabalho. Ou seja, permitirá aos negócios que utilizam essa estratégia aproveitar de modo profundo todos os benefícios dessa forma de gerenciar dados.

Guia Rápido DevOps

Confira a seguir os passos necessários para implementar o DataOps na sua rotina!

Faça testes autônomos nos fluxos de dados

Para que qualquer rotina possa funcionar corretamente é importante evitar erros e problemas. No caso do DataOps, isso passa por um maior foco no controle e na qualidade das informações. A partir de testes autônomos, o negócio conseguirá identificar possíveis problemas mesmo quando houver uma carga de trabalho elevada.

Utilize ferramentas de versionamento de código

O versionamento de código é uma das melhores soluções para empresas que trabalham com grandes equipes e projetos de desenvolvimento complexos. Com o apoio de ferramentas como o Git, o negócio consegue manter um fluxo de informações e modificações do código-fonte mais organizado e preciso. Desse modo, os processos poderão seguir a filosofia DataOps sem causar erros.

Tenha múltiplos ambientes de trabalho

Toda equipe deve ter a liberdade para fazer testes e validar novas ideias. No entanto, isso só é possível se não ocorrer um caos no ambiente de trabalho. Por isso, os mecanismos de separação de ambientes de teste, produção e distribuição devem ser incentivados, garantindo que a equipe tenha máximo controle sobre a maneira como os registros são modificados.

Parametrize seus processos

Um ambiente de trabalho com vários processos sempre terá um tipo de rotina analítica que pode ser replicada em vários ambientes e times. A parametrização desses fluxos é fundamental para torná-los mais ágeis e robustos: os times saberão como reciclar rotinas com facilidade e, assim, atingir um alto nível de produtividade sempre.

Tenha bons mecanismos de armazenamento

A gestão e o armazenamento de informações são pontos críticos para processos que tem os dados como o seu ponto central. Portanto, sempre tenha mecanismos de armazenamento e gestão de informações robustos, simples e confiáveis. Assim, os times poderão focar no que é mais relevante para o seu dia a dia e sempre entregar bons resultados.

Projetos de desenvolvimento são complexos e muitas vezes contam com grandes equipes multidisciplinares. As empresas precisam estar preparadas para manter um fluxo de gestão focado em resultados e na eliminação de riscos. Assim, é possível manter os prazos e a qualidade dentro do que é esperado pelo cliente.

Nesse cenário, ter o apoio de boas estratégias para manter tudo funcionando da melhor maneira possível é algo que todo profissional deve buscar. Um trabalho pautado pela excelência é sempre direcionado por novas metodologias e abordagens de trabalho.

Utilizar o DataOps é uma forma de conseguir isso. Feito do modo certo, essa abordagem poderá otimizar a maneira como as empresas lidam com informações e integram os seus times. Desse modo, todas as metas serão alcançáveis com facilidade sempre.

Quer saber como utilizar o DataOps na sua empresa com o apoio de um especialista? Então fale com os nossos consultores agora!

consultoria

Deixe um comentário