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Estratégias de TI, como otimizá-las? Veja esse guia completo!

Estratégias de TI, como otimizá-las? Veja esse guia completo!

Você já sabe que o setor de TI é uma área extremamente importante para as empresas. Afinal, em um mundo cada vez mais digital e conectado, esse setor ganha centralidade na hora de agregar valor aos negócios e potencializar os resultados da empresa como um todo.

Porém, você sabe como otimizar as estratégias de TI e, com isso, se tornar ainda mais estratégico dentro da empresa? Se não, está na hora de descobrir! Afinal, é fundamental investir em um setor que saia do nível operacional e comece a investir em estratégias eficientes para gerar mais valor para a organização na qual está inserido.

Continue a leitura e descubra tudo sobre como otimizar as estratégias de TI da sua organização.

Afinal, o que é um TI estratégico?

Antes de mais nada, é essencial que você entenda o que é o TI estratégico e qual o papel desse setor dentro de uma empresa. Para isso, é necessário voltar alguns anos na história da tecnologia da informação e entender como essa área mudou o seu posicionamento dentro da empresa.

O setor de TI surge com o avanço da tecnologia e a necessidade de que as empresas incorporem-na em suas atividades produtivas. Afinal, é difícil imaginar uma organização atuando sem o uso de computadores ou softwares para realizar suas tarefas, não é mesmo?

Porém, quando esse setor surgiu e passou a fazer parte das organizações, ele atuava apenas a nível operacional. Isso significa que o TI era a área que dava suporte para que os outros setores da empresa utilizassem a tecnologia da melhor forma possível. Além disso, ele também podia atuar no desenvolvimento de softwares ou soluções a partir das demandas dos outros setores da empresa, sem opinar no planejamento estratégico da organização como um todo ou na tomada de decisão.

Porém, com o passar dos anos, as empresas começaram a perceber o papel estratégico da tecnologia da informação. O setor passou a ser visto como uma área que agrega valor para o negócio e, dessa forma, deve atuar ativamente na tomada de decisão dentro da empresa de forma a potencializar os resultados do negócio como um todo. Isso é a base de um TI estratégico.

Sendo assim, desenvolver estratégias é um elemento central para o planejamento e atuação da área. O TI deve considerar o planejamento estratégico da empresa como um todo na hora de tomar decisões internas e deve coordenar as suas ações de acordo com os processos e resultados que sejam capazes de gerar mais valor para a empresa de forma global.

Por que é importante pensar nas estratégias de TI para 2022?

Se as estratégias em TI já eram uma necessidade nos anos anteriores, em 2022 isso se torna ainda mais importante. Afinal, 2022 representa um ano no qual o mundo começa a dar sinais de recuperação da pandemia de COVID-19, indicando uma recuperação da economia e uma maior demanda por serviços de TI dentro e fora das organizações.

Isso porque, durante a pandemia de COVID-19, as empresas precisaram se reinventar. A economia entrou em crise e muitos negócios viram as suas atividades e lucratividade reduzidas. Além disso, a tecnologia ganhou centralidade na economia, uma vez que o distanciamento social exigido pela situação fez com que as pessoas precisassem usar esse serviço para quase todas as suas atividades.

O aumento do home office também foi uma outra transformação que exigiu adaptações da empresa e do setor de TI. Afinal, agora o suporte era ainda mais necessário, uma vez que os trabalhadores precisaram usar a tecnologia para realizar todas as suas atividades e gerar os resultados necessários para que a empresa continuasse a se desenvolver.

É nesse contexto que as estratégias de TI ganham centralidade e, após todas essas mudanças, 2022 promete um momento de recuperação e adaptação à nova realidade que já está se cristalizando. O setor de TI precisa se reinventar nesse cenário, de forma a garantir o emprego das melhores estratégias para potencializar os resultados e a recuperação das organizações nesse momento.

Quais os principais erros de TI que o impedem de torná-lo estratégico?

Como você pode perceber, assumir um posicionamento estratégico é essencial para o setor de TI. Porém, alguns erros podem comprometer essa atividade de forma a prejudicar e, até mesmo, impedir que você estabeleça estratégias eficientes para o setor. Veja agora quais são os principais e como combatê-los.

Falhas na comunicação

Quando a comunicação da empresa não é fluida, é possível que você encontre uma série de problemas na hora de implementar as estratégias propostas. Afinal, os colaboradores podem não ter clareza sobre o seu papel dentro do setor, assim como dificuldades para colaborar com o resto da equipe para atingir as metas e objetivos estabelecidos.

Dessa forma, para tornar o setor de TI estratégico, é essencial que você combata as falhas na comunicação. Entenda quais são os principais problemas — canal de comunicação utilizado, forma de repasse das informações, acesso a arquivos e documentos importantes, entre outros — e busque meios eficientes de combatê-los. Aproveite para ter uma conversa aberta com a sua equipe de forma a identificar os principais obstáculos que os colaboradores percebem e buscar, juntos, uma solução.

Má gestão de fornecedores

O setor de TI depende de uma série de fornecedores que são centrais para que os processos sejam colocados em prática de forma eficiente. É necessário contar com equipamentos, softwares e plataformas em nuvem, entre outros elementos de infraestrutura adequados para que o time seja capaz de realizar as atividades propostas e, com isso, cumprir com as estratégias da área.

Portanto, a má gestão de fornecedores é um erro grave, que pode comprometer o posicionamento estratégico do setor dentro da organização. Para combatê-lo, revise todos os contratos que você tem dentro da empresa e, a partir disso, identifique quais são aqueles que têm bom custo-benefício e quais os que devem ser revistos. Lembre-se de manter uma boa relação com os fornecedores, se comunicando de maneira fluida ao longo de todo o processo.

Investir pouco em segurança

Outro problema grave do setor de TI dentro de uma empresa é o pouco investimento em segurança. Afinal, a área trabalha com dados e informações estratégicas e sensíveis, tanto para a organização quanto para os clientes, sendo essencial que você cuide para que eles não sejam danificados ou caiam em mãos de pessoas não autorizadas.

Dessa forma, o investimento em segurança se torna um imperativo na área. Busque soluções eficientes que não interfiram de forma grave na rotina de trabalho dos colaboradores, mas, ao mesmo tempo, sejam capazes de proteger os softwares, equipamentos e banco de dados utilizados por você.

Isolar o setor

Um erro bastante comum que impede que o setor de TI se torne estratégico dentro da organização é o isolamento da área. Isso acontece quando o time trabalha de forma quase que independente dos outros setores da empresa, sem se comunicar com o resto da equipe e não identificando as demandas para que efetivamente contribua com o planejamento estratégico da organização como um todo.

Portanto, se você identificar esse problema, busque combatê-lo rapidamente. Para isso, você pode investir em uma melhor comunicação com todas as áreas da organização, entendendo melhor as demandas de cada uma delas e a melhor forma de auxiliá-las no uso da tecnologia para potencializar os resultados.

Identificar a participação da TI no planejamento da empresa como um todo também é essencial nesse aspecto. Tente entender como cada um dos seus processos e resultados pode contribuir com o desenvolvimento da organização de forma geral, entendendo de que forma o setor agrega valor aos resultados do negócio.

Prender-se a metodologias tradicionais

O setor de TI está em constante evolução e, junto do avanço das tecnologias, há também o avanço das metodologias, tanto de desenvolvimento quanto de gestão. Se prender a metodologias tradicionais e ultrapassadas é, portanto, um erro que pode impedir a otimização das estratégias de TI.

Portanto, revise as metodologias que você usa e invista na atualização constante, tanto dos gestores quanto dos colaboradores. Investir em metodologias ágeis, DevOps e outras pode ser o diferencial que você precisa para melhorar os resultados e potencializar o valor que o setor de TI gera para a organização.

Como tornar o TI estratégico?

Agora que você já sabe quais são os principais erros que devem ser combatidos no momento de tornar o seu TI estratégico, é hora de entender o passo a passo para alcançar esse objetivo. Confira.

Invista em planejamento

Para otimizar as suas estratégias de TI, é essencial começar com um bom planejamento. Mas, você sabe como fazer isso?

Um bom planejamento deve partir de um diagnóstico adequado, tanto da área da TI quanto da empresa e do ambiente externo no qual você está inserido. Dessa forma, é essencial que você comece com uma boa análise de forças e limitações em cada um desses aspectos.

A partir disso, é hora de realizar um planejamento. Entenda o que é prioridade e quais são os erros que devem ser corrigidos ao longo desse processo. Além disso, crie planos de ação e estabeleça metas e indicadores para o setor. Lembre-se de sempre levar em conta a estratégia da empresa e o valor agregado por cada uma das atividades. Caso perceba que alguma delas não está gerando valor real para a empresa, considere reformular ou, até mesmo, eliminá-la.

Conte com os recursos adequados

Uma boa estratégia de TI passa pela otimização dos recursos. Afinal, é necessário ter em mente que os recursos devem ser utilizados da melhor maneira possível, de forma a garantir o melhor resultado utilizando o mínimo de recursos possível.

Isso significa que você deve revisar os recursos que a área já tem dentro da empresa. Analise os softwares, equipamentos e, até mesmo, recursos humanos do setor. Entenda quais deles efetivamente agregam valor para a organização e qual a melhor forma de utilizá-los, potencializando os resultados gerados.

Também é importante considerar o orçamento da área e buscar meios de otimizar a utilização dele. Afinal, quando você é capaz de fazer mais com menos, é possível potencializar os resultados se mantendo dentro do orçamento previsto. Entenda quais são os recursos necessários que você ainda não tem e os que devem ser priorizados a partir do custo-benefício que oferecem.

Faça boas parcerias

O setor de TI também demanda parcerias adequadas para funcionar da melhor forma possível. Isso inclui stakeholders internos e externos à empresa na qual você está inserido.

Ou seja, é necessário entender quais são os colaboradores e áreas da empresa que podem atuar como grandes parceiras do setor de TI. Além disso, conte com consultorias e profissionais do mercado para atuarem junto do setor de forma a ajudar no posicionamento estratégico da área, otimização dos recursos e resultados gerados.

Mensure resultados

Na hora de criar um planejamento para o setor de TI, é importante estabelecer metas, não é mesmo? Mas, para garantir que vocês estão no caminho certo, é essencial mensurar os resultados periodicamente e, com isso, identificar o quão próximos vocês estão dos objetivos estabelecidos.

Portanto, mensure os resultados. Para isso, você pode criar indicadores e KPIs capazes de demonstrar, de forma quantitativa, se os objetivos estão ou não sendo atingidos. A partir disso, estabeleça ciclos de mensuração juntamente da sua equipe. Você pode realizar esse processo a cada 1, 3 ou 6 meses por exemplo, de acordo com a realidade da empresa e a complexidade das metas estabelecidas.

Vale ressaltar que os resultados devem ser utilizados como base para recalcular a rota sempre que necessário. Isso significa que, caso perceba que eles não estão dentro do que era esperado, é o momento de realizar um diagnóstico de forma a identificar os principais problemas e, com isso, corrigi-los para melhorar o desempenho da TI.

Invista em capacitação

Por fim, é importante ressaltar que um time capacitado para realizar as atividades propostas é essencial para que a sua estratégia seja colocada em prática. Portanto, investir em capacitação é uma das formas de permitir que a área de TI se torne mais estratégica dentro da empresa.

Para isso, comece determinando as competências necessárias para a realização das atividades da área e implementação das estratégias propostas. Também é essencial que você mapeie as competências que a sua equipe já possui e o estágio de desenvolvimento de cada uma delas.

Cruzando esses dados, você pode identificar as competências e habilidades prioritárias que devem ser desenvolvidas na equipe. A partir disso, busque capacitações de qualidade e ofereça ao seu time de forma a desenvolvê-las e, com isso, garantir um time capaz de otimizar as estratégias da organização.

Quais as vantagens de ter um TI estratégico?

Você já sabe o que é um TI estratégico e como fazer com que isso se torne uma realidade na sua empresa. Porém, compreende quais são os benefícios dessa mudança dentro da organização? Se não, está na hora de descobrir. Continue a leitura e descubra quais as vantagens de investir em um TI estratégico agora mesmo.

Reduz os custos operacionais

Um dos principais benefícios que o TI estratégico pode trazer para a sua empresa é a redução dos custos operacionais. Isso ocorre tanto dentro da área de TI quanto na organização como um todo.

Isso porque um TI estratégico é capaz de utilizar os recursos da melhor forma possível, garantindo uma otimização do uso do orçamento da área e, consequentemente, das finanças da organização. Porém, também é importante lembrar que o TI que atua de forma estratégica é capaz de potencializar a produtividade da empresa como um todo, o que também reflete nos custos operacionais.

Isso acontece porque o setor de TI é capaz de auxiliar todas as outras áreas a utilizarem a tecnologia a favor dos resultados e da produtividade da organização. Com isso, os setores fazem mais com menos, utilizando menos recursos e finanças organizacionais para gerarem os mesmos resultados.

Permite alinhamento com as demandas do mercado

O setor de TI deve trabalhar a favor da empresa, possibilitando que ela esteja sempre atualizada em relação às novas demandas do mercado consumidor. Muitas dessas demandas estão diretamente ligadas à modernização da empresa como um todo, que precisa se tornar mais digital e aumentar a sua presença no meio virtual para efetivamente gerar valor para os clientes.

Quando o desempenho do time é voltado para as estratégias definidas, o ganho é enorme. Afinal, o seu time pode ajudar a empresa a se modernizar como um todo, auxiliando as outras áreas a se adaptarem a essas transformações do mercado. Com isso, a marca se mantém alinhada aos desejos dos consumidores e é capaz de se destacar dos concorrentes.

Aumenta a motivação do time

Muito da motivação de um time, seja ele de TI ou qualquer outra área dentro da empresa, está ligado ao sentido que os colaboradores veem no trabalho que realizam. Ou seja, quanto mais importante a atividade realizada, maiores são as chances de que o colaborador se engaje no trabalho e se sinta motivado para realizá-lo da melhor forma possível.

A otimização das estratégias de TI também pode ser uma grande aliada nesse aspecto. Isso porque, quando você mantém o setor alinhado ao planejamento estratégico da empresa como um todo, fica claro o papel da área nos resultados organizacionais. Você é capaz de entender o valor gerado por cada um dos processos que realiza e a influência dele no sucesso do negócio.

O time também percebe esse valor e entende o quão importante é o trabalho que realiza, independentemente do tamanho ou do nível de complexidade da atividade. Com isso, os colaboradores se sentem mais motivados de forma geral.

Aumenta os índices de inovação

Como você pode perceber, o TI estratégico exige constante atualização tanto dos colaboradores quanto dos gestores. Isso significa que é necessário investir em novas metodologias, softwares, equipamentos e tecnologias de forma a garantir que o setor seja capaz de utilizar os recursos com melhor custo-benefício para a empresa.

Isso traz um grande benefício para a área e a organização como um todo: o aumento da inovação. Afinal, quando você está sempre atualizado sobre o que há de melhor no mercado, entendendo quais são as tendências e, com isso, é capaz de sair na frente na hora de contratar novos serviços e tecnologias para a empresa. A partir daí, o negócio não só aumenta a produtividade e qualidade dos resultados, mas também sai na frente da concorrência no que se refere à inovação.

Maior integração com a empresa

Toda empresa deve funcionar como um organismo. Isso significa que, apesar das separações de funções e atividades realizadas em cada um dos seus setores, é essencial que todos trabalhem em conjunto de forma a garantir os melhores resultados para o negócio como um todo — e a TI não pode ficar fora dessa proposta, não é mesmo?

Dessa forma, é importante ressaltar que, quando você investe em uma TI estratégica dentro da empresa, é capaz de melhorar essa integração do seu time com os demais colaboradores e setores da organização. Com isso, há um maior alinhamento com os valores e a estratégia do negócio, assim como uma comunicação mais fluida entre as diversas áreas da empresa com a TI.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Como você pode perceber, investir na otimização das estratégias de TI é essencial não apenas para o sucesso da área, mas da empresa como um todo. Para isso, uma empresa especializada pode ser a sua maior aliada em todo esse processo de transformação e atualização.

Afinal, quando você conta com uma empresa especializada, é capaz de ter contato com profissionais extremamente capacitados, que oferecem as melhores soluções para a sua organização. Além disso, eles também têm experiência no mercado, permitindo que você invista em metodologias e ferramentas que já trouxeram resultados para outras organizações e, com isso, podem também potencializar o sucesso da sua empresa.

A sua equipe ganha suporte para realizar as mudanças necessárias para que o setor de TI atue de forma estratégica e você ganha mais segurança para os novos investimentos no setor. Todos saem ganhando e a transformação pode ser dar de forma mais acelerada do que você imagina.

Neste artigo você aprendeu tudo sobre como otimizar as estratégias de TI, descobrindo o que isso significa e qual a importância desse processo. Além disso, entendeu quais são os erros que devem ser combatidos e as boas práticas que possibilitam o posicionamento estratégico da área dentro da empresa.

Contar com uma empresa especializada pode ser o diferencial nesse processo. Portanto, aproveite e entre em contato com a Gaea agora mesmo para descobrir como podemos ajudar!

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