Como o data driven auxilia nas tomadas de decisões da empresa?

Estamos vivendo na era da informação e hoje as empresas precisam se adaptar as novas tecnologias e ao uso de grandes bases de dados para melhorar seus resultados no mercado. O data driven é uma tendência dentro dessas novas soluções e estratégias.

Cada interação realizada pela empresa gera uma grande gama de dados, que podem ser processados e analisados para descobrir informações relevantes para as tomadas de decisões.

Orientar-se por meio dessas informações tem se tornado uma obrigação para as empresas que querem se manter no páreo com seus concorrentes no mercado. Confira a seguir o que é data driven e os motivos para investir nessa estratégia. Boa leitura!

O que é data driven?

Antigamente, a intuição era um dos principais sentidos de orientação dos grandes gestores, porém, essa realidade já não se encaixa nos dias de hoje. Isso porque, a maioria das empresas está se orientando por dados e tirando o máximo proveito de suas informações.

O data driven é uma estratégia na qual o gestor utiliza todo o conhecimento disponível para formular suas decisões, sem apelar para experiências pessoais, guiando-se por meio de dados concretos coletados ao longo do tempo de atuação da empresa.

Infelizmente, ainda há um grande número de gestores que não tomam suas decisões baseadas em dados, o que acaba gerando riscos ao negócio. Um dos desafios é lidar com o grande número de dados gerados todos os dias.

Por isso, é preciso determinar processos eficientes para a coleta e análise de informações, de modo que todo o conhecimento possa realmente ser utilizado de forma estratégica. Hoje já existem soluções de inteligência artificial que automatizam boa parte das atividades.

Data driven e a análise de dados?

A orientação por informação deve passar primeiro por uma coleta e análise de dados, visto que não há como se orientar por um conhecimento prévio se ele ainda não foi construído.

Embasamento em informações

Os dados por si só não contribuem diretamente para a construção de uma estratégia ou para as tomadas de decisão. É preciso coletar uma quantidade enorme de elementos, acerca de vários pontos do negócio e armazená-los nos chamados Big Datas.

Antes mesmo de prosseguir com a coleta é preciso ainda definir quais são os dados relevantes para a sua empresa, para que os esforços na captação e armazenamento desses elementos não sejam realizados à toa.

Com um grande volume de dados em mãos, é possível iniciar a análise, que tem como objetivo gerar informações relevantes, que serão transformadas em um conhecimento estratégico, utilizado para as tomadas de decisão.

Por exemplo, um consumidor que fez uma compra em dezembro é um dado, a empresa teve um aumento de vendas nesse mesmo mês é uma informação resultante da análise do conjunto de dados, o negócio sempre vende mais no fim do ano é um conhecimento que pode ser utilizado para aumentar a produção nesse período.

Consumidor como foco

A maioria das iniciativas em data driven buscam conhecer e entender melhor o cliente, trazendo-o para o foco do negócio e trabalhando decisões estratégicas que possam resultar em um melhor atendimento.

Isso porque, com a difusão da tecnologia, redes sociais, smartphones, internet e outros adventos da modernidade, o consumidor se tornou muito mais exigente e a qualidade não é mais um diferencial e sim uma obrigação das empresas.

Hoje, o cliente busca por uma experiência diferenciada, uma jornada de compra que possa satisfazer todas as suas expectativas, sem que ele seja abandonado no pós-compra, ou seja, que haja um relacionamento contínuo.

Com isso, muitas empresas já observaram o valor dos dados acerca dos clientes na hora de criar campanhas de marketing e vendas personalizadas ao seu público-alvo, gastando menos recursos e sendo mais eficiente.

Por que investir em data driven?

São vários os motivos que podemos citar para que um negócio volte seus investimentos para o data driven e busque se orientar por meio de informações. Vamos citar alguns dos principais.

Concentração na gestão do negócio

Alguns gestores têm dificuldade de focar na administração estratégica do negócio, isso porque existem muitas questões operacionais o tempo todo em seu radar, que não permite estudar as oportunidades e riscos do mercado.

Mesmo que tratar das atividades de gestão do dia a dia seja importante, é preciso também estar atendo as decisões estratégicas para se adaptar ao futuro. Ao focar em dados e análise de informações, as próprias ferramentas já demonstrarão boa parte dos riscos e oportunidades, cabendo ao gestor apenas a tomada de decisão.

Criação de estratégias

Ao visualizar informações relevantes por meio do data driven o gestor poderá criar estratégias específicas para cada situação, visando melhorar os resultados da empresa e aumentar a sua receita.

Por exemplo, ao realizar análises acerca de dados coletados, é possível observar que em um determinado período do ano ocorrem baixas nas vendas. Desse modo, pode-se criar campanhas promocionais para estimular uma maior saída.

Os resultados dessa iniciativa também são coletados e analisados de forma a identificar sua eficácia e realizar alterações necessárias para melhorar ainda mais o processo.

Melhoria da experiência do cliente

Coletar e analisar dados para utilizar informações relevantes para se orientar, também é uma ótima forma de conhecer melhor o seu público-alvo e buscar fornecer soluções de acordo com a sua demanda.

É possível observar em qual ponto da jornada de compra há um maior nível de rejeição, corrigindo tal falha, verificar o que o consumidor espera ao adquirir seus produtos e serviços e diversas outras questões que possam melhorar sua experiência.

Otimização de recursos

Ao se guiar por dados concretos, o gestor poderá ter uma visão mais ampla de todo o negócio, do mercado e da sua relação com os clientes. Sendo assim, suas tomadas de decisão serão muito mais corretas.

Além disso, não haverá desperdícios de recursos empregados em campanhas mal desenhadas ou criadas de forma equivocada, pois tudo será baseado em conhecimento e não “achismos”.

O data driven já é realidade em uma série de empresas, que têm investido cada vez mais em tecnologias de coleta e análise de dados com o intuito de melhorar sua capacidade de tomar decisões estratégicas.

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2018-05-17T13:12:35+00:000 Comments