3 formas de aplicar inteligência artificial na sua empresa

Podemos ainda estar um pouco longe dos robôs superinteligentes demonstrados ao longo dos anos em Hollywood, porém a inteligência artificial tem avançado a passos largos e soluções que utilizam dessa tecnologia estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.

Você pode nem ter percebido, mas se conversou com um atendente em um chat de empresa pode muito bem ter batido um papo com um robô e essa é apenas uma das utilizações da inteligência artificial nas empresas hoje.

Neste post, nós vamos listar algumas das aplicações mais comuns e que podem ser aproveitadas em seu negócio, na melhoria de processos e maximização de resultados. Confira!

A inteligência artificial

Esse ramo da ciência não é recente, mas tem ganhado muito destaque nos últimos anos pelo número de ferramentas novas que estão surgindo baseadas nesse conceito.

O objetivo desse ramo científico é criar softwares que tenham a capacidade humana de raciocínio e percepção, encontrando problemas e tomando decisões autônomas para resolvê-los, assim como os seres humanos o fazem utilizando a inteligência.

Um dos principais responsáveis pela multiplicação dos sistemas de IA é o aumento significativo do poder de processamento de dispositivos eletrônicos menores. Antes, apenas supercomputadores podiam lidar com a complexidade da IA e, hoje, muitas soluções podem rodar até mesmo em máquinas pessoais.

A aplicação de tecnologias como essa pode ser variada, inclusive em áreas sensíveis e de grande importância para a sociedade atual como a exploração de planetas, a medicina, a busca e socorro de pessoas em desastres naturais, entre outras.

Formas de aplicação

Por mais que algumas aplicações ainda façam parte de um futuro próximo ou nem tão próximo, já existem diversas soluções que se aproveitam dos conceitos de inteligência artificial para melhorar os resultados das empresas. Entre as formas de aplicação estão:

1. Chatbots

Esse tipo de ferramenta já está se tornando comum. A IA aliada a um vasto banco de dados é capaz de produzir um sistema de chat que pode reconhecer e utilizar linguagem natural para realizar um atendimento, passando-se facilmente por um humano.

Essas soluções podem realizar o reconhecimento de protocolos de atendimento, nomes e acessar um banco de dados de preferências do cliente para realizar um atendimento personalizado.

Com base em conversas anteriores, o sistema pode “aprender” e encontrar as melhores soluções para o pedido do cliente, decidindo se pode atendê-lo ou se repassa para o departamento responsável.

2. Robotização

O emprego de robôs na indústria não é uma novidade, no entanto, ainda existiam diversas limitações. Hoje, os obstáculos estão sendo dissolvidos e existem máquinas capazes de trabalhar de forma totalmente autônoma.

Ao levar essa realidade para toda uma planta de produção, os robôs podem se comunicar e tomarem decisões em relação ao ritmo da manufatura e eventuais problemas que possam ocorrer.

A IA está se desenvolvendo rapidamente nesse campo de aplicação. Para você ter ideia, em 2012, foi lançado o Baxter, um robô desenvolvido pela Rethink Robotics que não necessita de programação. Basta que alguém ensine a ele o trabalho e o fará sozinho.

3. Watson

O famoso Watson, estrela da International Business Machines (IBM), é um destaque em computação cognitiva. O software inteligente fala e compreende o que lhe é dito. No Brasil, o Banco Bradesco foi a primeira empresa a utilizar a tecnologia, aplicando o sistema no atendimento aos seus clientes, gestão de fortunas e treinamento de novos colaboradores.

Uma das principais características que torna o Watson um sucesso entre seus usuários é a sua extrema versatilidade. Ele tem sido utilizado também para prestar assistência na medicina, ao realizar a análise de estudos científicos e publicações na área.

Sua capacidade de aprendizado permite ao Watson se tornar cada vez mais experiente em sua aplicação e apresentar resultados cada vez mais precisos, melhorando assim o processo no qual está sendo empregado.

Benefícios

A utilização de sistemas de inteligência artificial têm trazido uma série de vantagens para as empresas que os estão adotando. Entre os principais benefícios, podemos citar:

Redução de custos

A aplicação de inteligência artificial traz mais confiabilidade para os processos e gargalos nas atividades podem ser encontrados com facilidade. Com isso, os erros são reduzidos e a produtividade melhorada.

Essa minimização de falhas incorre na redução de custos operacionais da empresa. Outro ponto é que tarefas automatizadas pela inserção de sistemas de inteligência artificial também reduzem a necessidade de mão de obra e gastos com tributos trabalhistas.

Otimização de processos

Alguns processos podem ser lentos e contar com uma série de empecilhos para a sua realização. Ao optar por inserir soluções de inteligência artificial é possível melhorar significativamente as atividades.

Desenvolvimento do negócio

A automatização de tarefas facilita a vida dos colaboradores da empresa, que deixam de ter de se dedicar a um processo de rotina para focar no que realmente interessa, o desenvolvimento do negócio.

Experiência personalizada

Conhecer profundamente o cliente é uma das maneiras de fechar um negócio e fidelizar o consumidor. As soluções em inteligência artificial podem contribuir com a coleta e análise de informações relevantes para essa atividade, criando assim uma experiência personalizada para cada cliente.

Como investir em inteligência artificial

Algumas empresas ainda não acreditam que têm condições de investir em inteligência artificial e acham que a tecnologia ainda é uma realidade distante, ao alcance apenas de grandes corporações. Porém, essa é uma visão errônea.

Existem diversas ferramentas de fácil acesso no mercado que utilizam a inteligência artificial em seus processos. Empresas que mantém uma cultura inovadora e estão sempre em busca de novidades já estão aproveitando essas novas soluções.

É preciso superar o receio que ainda existe com relação à aplicação de inteligência artificial para que sua companhia possa alcançar todos os benefícios descritos neste post.

Adquirir um maior conhecimento sobre o tema já é um primeiro passo. Em seguida, você pode começar a buscar fornecedores de sistema de IA que possam atender as suas demandas atuais.

Em poucos anos a inteligência artificial terá um papel fundamental em nossa sociedade e no modelo de negócios que hoje está surgindo. É preciso estar atento para se manter na vanguarda dessas mudanças.

Ainda está com sede de conhecimento? Então leia este post que preparamos sobre como escolher uma solução de cloud computing para a sua empresa!

2018-04-18T18:57:05+00:000 Comments