fbpx
7 cursos de programação gratuitos para otimizar seus conhecimentos

7 cursos de programação gratuitos para otimizar seus conhecimentos

Não é segredo para ninguém que a internet facilitou muito o trabalho de quem aprende por conta própria. E os interessados em saber mais sobre programação também estão incluídos nisso.

Com o fortalecimento do mercado de TI no Brasil e no mundo, cresceram as oportunidades de trabalho para os analistas de sistema, arquitetos de software, desenvolvedores web e programadores realmente capacitados. Nesse sentido, mesmo quem já tem formação na área pode querer aguçar ainda mais as suas habilidades e aprender outras linguagens de programação.

Quer aprimorar a sua técnica em programação ou mesmo começar a aprender alguma linguagem do zero? Conheça, a seguir, 7 cursos de programação totalmente gratuitos para aumentar o seu conhecimento no assunto:

1. Codecademy

A Codecademy é uma das mais famosas opções entre os cursos gratuitos de programação online.

Essa startup, fundada por Zach Sims e Ryan Bubinski em Nova York, no ano de 2011, tem como objetivo ensinar os padrões básicos de linguagem de programação de uma maneira mais interativa.

Utilizando-se de diversos recursos de “gamificação”, a Codecademy exige que os alunos cumpram pequenas tarefas e entrega “badges” digitais, ou distintivos, a cada lição concluída. Com a plataforma, também é possível testar os seus códigos na hora, sem ter que configurar servidores web.

O curso é dividido em vários módulos de ensino, o que permite que você avance de acordo com o seu próprio ritmo. Entre os módulos básicos disponíveis, estão: Python; Java; PHP; JavaScript; Ruby; SQL; Sass; e HTML & CSS.

2. Khan Academy

A Khan Academy é uma ONG educacional fundada por Salman Khan em 2006, com o objetivo de fornecer uma plataforma de ensino gratuito e de qualidade, acessível para qualquer pessoa, a partir de qualquer lugar.

Seu conteúdo é dividido entre diversos assuntos, como matemática, medicina, economia, física e programação, e inclui uma vasta coleção de aulas no formato de vídeos de Youtube.

Na área de programação, a Khan Academy oferece lições de JavaScript, HTML/CSS, SQL, JS, animação digital e conceitos gerais de Ciências da Computação. Já a seção chamada Hora do Código é ideal para quem tem pouco tempo disponível, e ensina tarefas básicas de programação em apenas uma hora.

3. EdX

Esta é uma opção valiosa para quem sabe inglês! A plataforma EdX, criada em conjunto pela Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 2012, oferece uma grande variedade de cursos online gratuitos sobre diversos temas, incluindo programação.

Um exemplo é esta introdução às Ciências da Computação, bastante indicada para os iniciantes no assunto, e que passa pelo básico das linguagens de programação mais conhecidas.

Na seção de Ciências da Computação da EdX, também é possível encontrar lições sobre DevOps, Segurança Digital, Data Mining, Algoritmos e Gestão de Dados, por exemplo. Você pode conferir todas as opções da EdX neste link.

Para além dos cursos, a plataforma também conta com grupos de discussão, laboratórios online e ferramentas para aprendizado colaborativo no formato de wiki. Ou seja, vale a pena conhecer com calma todos os recursos disponíveis.

4. Samsung Ocean

O Samsung Ocean é uma iniciativa recente que pretende estimular o desenvolvimento de soluções móveis no Brasil a partir do uso de ferramentas da Samsung.

Em suas duas unidades no Brasil, sediadas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e na Universidade do Estado do Amazonas (AM), a Samsung vem oferecendo cursos gratuitos e abertos para o público, com foco no desenvolvimento de apps móveis e treinamentos em realidades virtuais.

Se você mora nessas localidades ou tem disponibilidade para viajar, veja a lista de cursos da Samsung Ocean disponíveis neste mês e acompanhe o prazo para inscrições.

5. Android Training

Esta opção é a menos indicada para quem é novo no campo da programação. Como o nome já revela, o Android Training é uma ferramenta online do Google que reúne tutoriais e aulas de treinamento para desenvolvedores de aplicativos Android, o sistema mobile mais utilizado do mundo.

As lições vão desde os passos mais básicos para o desenvolvimento de aplicativos até tarefas mais avançadas, como a criação de apps com recursos multimídia, apps para carros e televisões, apps compatíveis com a Cloud ou voltados para o engajamento de usuários.

Além de textos explicativos, diagramas e linhas de código, as lições do Android Training também podem ser aproveitadas no formato de vídeo online. E apesar de o índice estar em inglês, boa parte das lições da plataforma já apresentam tradução em português.

6. Microsoft Virtual Academy

A Microsoft Virtual Academy (MVA) é uma plataforma da Microsoft online e gratuita, que oferece treinamentos em TI, ciência de dados e desenvolvimento de softwares voltados para o Windows, tanto para iniciantes quanto para profissionais da área de tecnologia.

O material didático está disponível em português e é dividido em módulos de fácil estudo, separados em tópicos iniciais, intermediários e avançados. Outra vantagem é que a MVA também emite um certificado de conclusão sempre que você finaliza uma etapa — assim fica mais simples de acompanhar o seu progresso nos estudos.

Entre os cursos mais populares da MVA estão os conceitos básicos de C# e fundamentos da tecnologia. Você pode conferir todas as lições aqui.

7. W3Schools

O W3Schools é um site em língua inglesa criado em 1998 e voltado para quem quer aprender mais sobre desenvolvimento e programação para a web. Mesmo sendo uma referência antiga, o W3Schools ainda é uma ótima indicação para iniciantes e profissionais que se interessem em avançar no estudo de linguagens de programação.

No W3Schools, você vai encontrar tutoriais, exemplos de códigos e dicas sobre HTML, CSS, JavaScript, XML, PHP, SQL, Bootstrap, e jQuery, entre outros assuntos. A partir de um editor online, também é possível alterar e executar os códigos desenvolvidos em uma sandbox.

Além das lições específicas, o W3Schools oferece questionários para testar o seu nível de aprendizado nos temas estudados. Confira todos os testes da W3Schools neste link.

E então, gostou do post? Quer ter acesso a mais conteúdo de qualidade? Aproveite este momento e baixe o nosso ebook com todos os segredos para otimizar a rotina da área de TI!

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário