Talentos tecnológicos? Saiba como recrutar os melhores!

Encontrar e reter talentos tecnológicos não é uma tarefa fácil. Hoje, existem muitas empresas e poucos profissionais qualificados, o que acaba gerando uma grande disputa no mercado.

Por conta disso, é essencial descobrir o quanto antes um talento oculto dentro de sua organização para evitar que ele acabe se frustrando com a falta de oportunidades e busque uma colocação na concorrência.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre como você pode encontrar talentos tecnológicos ocultos dentro de sua própria empresa e também como atrair aqueles que se encontram fora dela. Confira!

A importância de desenvolver talentos tecnológicos

Recrutar talentos para a sua empresa é fundamental para o sucesso de suas operações, uma vez que profissionais interessados e com sede de conhecimento podem fazer a diferença em seus processos.

Porém, nem sempre é possível encontrar esses profissionais já maduros, ou a contratação deles no mercado de trabalho é altamente concorrida, o que prejudica as empresas menores, com um menor orçamento para a folha de pagamento.

A solução está, então, em realizar uma busca por talentos tecnológicos, profissionais que ainda estão no desabrochar de suas carreiras, mas que têm qualidades e habilidades que podem levá-los a se tornar ótimos colaboradores.

Desenvolver talentos dentro de sua empresa é uma maneira muito mais simples de contar com profissionais qualificados e retê-los do que buscar por alguém que já tenha uma carreira sólida no mercado.

As qualidades de um talento tecnológico

Você pode buscar por algumas características comuns entre os profissionais para encontrar um talento tecnológico para a sua empresa. Algumas das qualidades mais buscadas são:

Motivação

O talento tecnológico é alguém motivado e sempre disposto a utilizar sua energia em um projeto novo, buscando apoiar todos os seus colegas. Não há desafio grande demais para ele.

Interesse em apreender

Outro ponto muito interessante na hora de buscar por um talento em tecnologia é a sua fome de conhecimento — a vontade de aprender sempre e a qualquer hora. Isso pode ser observado em qualquer área e não apenas na tecnologia.

Habilidades interpessoais

A imagem solitária que existia sobre pessoas que trabalham com tecnologia desapareceu. Hoje, para se destacar nessa área, o profissional também deve saber lidar com as pessoas e ter facilidade em se comunicar e gerenciar conflitos.

Facilidade em lidar com tecnologia

Esse pode parecer um ponto óbvio, mas é uma das maneiras mais simples de identificar alguém que pode ser aproveitado na área de tecnologia. Pessoas que têm facilidade em aprender como funcionam sistemas são, provavelmente, talentos escondidos.

As formas para recrutar talentos tecnológicos

Agora, você já sabe como identificar os talentos tecnológicos, mas ainda precisa saber onde encontrá-los. Não é necessário procurar fora dos limites da empresa, já que, muitas vezes, alguém que já desenvolve uma função dentro do negócio tem aptidões para tecnologia. Entre as maneiras mais simples, estão:

Valorizar colaboradores interessados em aprender

Você pode observar que determinados colaboradores desenvolvem mais interesse por tecnologia que outros e, muitas vezes, acabam passando muito tempo com outros profissionais mais experientes, buscando apreender algo.

É preciso valorizar esse colaborador e prover formas para que ele se aperfeiçoe, pois, muitas vezes, ele pode se tornar um talento tecnológico e crescer muito como profissional, auxiliando no desenvolvimento da empresa.

Pode-se prover treinamentos, patrocinar a ida a congressos e encontros de tecnologia e, até mesmo, criar algum tipo de evento interno que promova conversas entre colaboradores mais experientes e quem esteja disposto a aprender.

Observar o perfil comportamental

Outro ponto muito importante na hora de contratar um novo colaborador, ou, até mesmo, trazer alguém de dentro da própria empresa para o setor de TI, é observar o seu comportamento.

Algumas pessoas podem realmente ser munidas de grande talento para a tecnologia, porém, ter problemas para se relacionar com o restante do time, o que pode virar um empecilho.

É preciso observar algumas questões, como relacionamentos interpessoais, habilidades de comunicação, comportamento e ética do profissional em relação aos problemas do setor, entre outras questões.

Criar um teste técnico

Uma das melhores maneiras de avaliar um determinado candidato, dentro e fora da empresa, é por meio da aplicação de um teste técnico. Você pode criar uma avaliação voltada para as tecnologias utilizadas na empresa.

Contudo, deve-se lembrar que talentos tecnológicos ainda estão em início de carreira e podem não ter condições técnicas de alcançar uma boa nota em uma prova muito elaborada.

Por conta disso, o ideal é buscar pelo raciocínio lógico e situações básicas do dia a dia dos profissionais de TI para entender como o colaborador poderia se sair de forma natural.

Promover hackatons

Os hackatons são ótimas maneiras de encontrar talentos em tecnologia. Esses eventos reúnem diversos profissionais do segmento para resolver problemas, apresentando soluções criadas em tempo recorde pelas equipes participantes.

Além disso, você não precisa criar um hackaton específico em sua empresa. Diversas companhias especializadas em recrutamento já realizam esse tipo de evento, bastando que você manifeste interesse em ter acesso aos dados dos participantes e resultados finais.

Utilizar indicações

Uma outra maneira interessante de recrutar talentos para a sua empresa é ouvindo o que seus próprios colaboradores têm a dizer, uma vez que eles vivem no meio e, com certeza, conhecem muita gente que também trabalha com tecnologia.

Além de ser uma maneira simples de encontrar profissionais que possam se adequar facilmente à sua empresa, essa medida também reduz seus custos com seleção de candidatos, uma vez que não houve todo um processo.

Ademais, ao realizar a contratação de profissionais recomendados, você demonstra para a sua equipe que confia nas indicações que ela faz e que leva em consideração suas opiniões.

O recrutamento de um novo colaborador não é o ponto final, já que ainda é necessário manter e treinar os talentos, evitando o turnover — a saída rápida da empresa por não adaptação —, algo cada vez mais comum hoje. Contudo, isso já é tema para outro post.

Chegamos ao final de nosso artigo e esperamos que, agora, você esteja mais seguro para recrutar talentos tecnológicos para a sua empresa, sabendo onde procurar os melhores profissionais.

Não se esqueça de compartilhar este post em suas redes sociais para ajudar outras pessoas que também estejam com problemas para recrutar!

2018-09-14T14:11:50+00:000 Comments