Em um mercado altamente competitivo, a importância de buscar a redução de custos por meio do aumento da produtividade das equipes já foi reconhecida. Nesse momento, é preciso procurar iniciativas e ações efetivas com foco nos resultados, melhorando a performance e o rendimento.

É certo que processos mais eficientes e ágeis podem trazer grandes benefícios para a empresa, como segurança e excelentes resultados. Mas, mesmo na época dos avanços tecnológicos, manter a organização atualizada e otimizar os processos de TI ainda é um desafio para muitos.

Adotar novos modelos de negócio e implantar estratégias inovadoras, mantendo tudo em harmonia, não é uma tarefa simples. Uma gestão eficiente do time de TI é fundamental para manter os processos rodando e otimizar os resultados.

E pensando em te ajudar a conquistar isso, preparamos esse artigo para que você consiga aumentar a produtividade da sua equipe de TI e deixá-la ainda mais eficiente. Acompanhe!

1. Defina metas para o time

A melhor forma de motivar uma equipe e alcançar melhores resultados é definindo metas para serem cumpridas. Nessa hora, deve-se ter cuidado em estabelecer objetivos alcançáveis, para que o time não se perca com metas irreais.

Fracione os objetivos da área em pequenas porções, delegadas a cada colaborador que deverá ser explicado da importância de atingir aquela meta, fazendo com que se sinta parte de um grande projeto.

2. Tenha um controle das atividades e horas de trabalho

Uma boa forma de motivar uma equipe, é desenhando e informando bem os papéis de cada um dentro de um projeto e qual será sua contribuição para atingir os objetivos. Assim, forneça ao time informações básicas e a visão estratégica da empresa com todos os projetos em que estiverem envolvidos.

Aqui, investir em uma nuvem para armazenamento das informações, facilitando o acesso de todos a cada pedaço do projeto também é um passo importante. O cloud computing à equipe sincronizar arquivos importantes, que ficam, então, acessíveis de qualquer dispositivo ou localidade, melhorando o desempenho no trabalho.

3. Invista em uma comunicação eficiente

Uma comunicação eficiente é essencial para a integração de todos na equipe e o aumento na produtividade. Por isso, invista em um canal de comunicação para a empresa, que facilite a troca de informações tanto dentro de uma mesma equipe de trabalho, quanto entre equipes distintas.

Quando possuímos uma comunicação interna eficiente, todos no time trabalham de forma mais integrada e motivada, garantindo que os objetivos sejam atingidos com maior agilidade.

4. Forneça feedbacks constantes

O feedback é a melhor ferramenta para evitar retrabalhos ou trabalhos improdutivos. Sempre que identificar oportunidades de melhorias, tanto nas entregas, quanto na postura do colaborador, tenha uma conversa franca com o mesmo de maneira imediata, a fim de evitar erros no futuro.

Ao mesmo tempo, quando um trabalho for bem feito e merecer reconhecimento, não hesite em fazê-lo! Valorizar a postura do seu time é uma das principais táticas para uma boa gestão de pessoas

5. Busque profissionais multidisciplinares

A ideia é dissipar esse caráter estritamente técnico do perfil de uma área de tecnologia da informação em busca de uma nova característica: a de times com visão macro da organização, foco na inovação e faro para negócios. Para desenvolver esse perfil, é preciso investir na formação de equipes multidisciplinares.

Com isso, será possível conquistar benefícios imediatos para a organização, tais como: a otimização da comunicação entre departamentos, o desenvolvimento de uma visão plena de todos os processos do negócio por cada integrante do grupo e a descentralização na tomada de decisões, contando com colaboradores pró ativos e com perfil de liderança.

6. Use a tecnologia a seu favor

De nada adianta ter uma equipe bem treinada e qualificada se os recursos e a infraestrutura oferecidos aos colaboradores pela empresa não estarem de acordo com essa eficiência. Afinal, esse dois pontos também vão influenciar fortemente nos resultados do time e em sua produtividade.

Por isso, ofereça condições adequadas para a execução das tarefas de trabalho, além de utilizar de soluções tecnológicas que tragam agilidade e automatização de processos. Assim, será possível otimizar tarefas operacionais e integrar processos múltiplos.

7. Invista no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

Nesse ponto, é importante destacar a diferença entre treinamento e desenvolvimento. O primeiro diz respeito à capacitação e ao oferecimento de cursos para que o colaborador aumente seus conhecimentos e aplique-os em sua rotina de trabalho.

Já o desenvolvimento se relaciona com as oportunidades de melhoria das habilidades e técnicas de motivação, com objetivo de que a equipe implemente essas práticas em suas atividades.

Portanto, é essencial investir nesses dois quesitos, oferecendo cursos e palestras para que seu time adquira mais técnica para a empresa e desenvolva as habilidades necessárias para o aumento da produtividade. Além disso, isso fará com que os colaboradores se sintam mais estimados e envolvidos com nos objetivos da organização, enxergando estas oportunidades como um benefício extra.

8. Elimine dispersões e distrações

A internet trouxe vários benefícios às atividades de trabalho, mas também criou alguns problemas que podem afetar diretamente na produtividade de uma equipe. Com a disseminação do uso das redes sociais e o alto número de sites de entretenimento, é importante controlar o acesso dos empregados, para que não percam o foco nos objetivos e metas da organização.

É importante, porém, que todos tenham pausas para um descanso, evitando sobrecarga e estresse. Muitas vezes, proibir o acesso na rede da empresa não é o melhor caminho, visto que muitos ainda poderão recorrer aos smartphones e suas redes 4G. O importante, então, é engajar o time no trabalho, delimitando os horários de pausas, onde poderão checar itens pessoais.

O aumento da eficiência e da qualidade de trabalho da sua equipe pode trazer excelentes resultados para a empresa. Por isso, invista em estratégias que aumentem o grau de comprometimento, impulsionando a produtividade da equipe de TI e melhorando o fluxo de trabalho dentro do time de colaboradores.

E na sua equipe, como está o nível de produtividade? Quais as estratégias você utiliza para otimizar os resultados? Compartilhe conosco suas ideias e opiniões!