Por que investir em um curso de DevOps? Entenda aqui!

As empresas estão adotando uma cultura cada vez mais ágil e, na maioria dos casos, é com a ajuda da tecnologia que esse objetivo tem sido alcançado. Para ter força competitiva é preciso que a organização adote um sistema de entrega rápida. Com o curso de DevOps, os profissionais podem trabalhar de forma integrada e criar um método de entrega contínua.

Segundo uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Gartner, apenas 15% das grandes empresas usam o DevOps na prática, hoje em dia. Ainda de acordo com o estudo, é possível que esse número suba para 50% até o ano de 2020. Isso demonstra uma tendência crescente para o uso dessa tecnologia como cultura organizacional.

Ainda não conhece a estratégia? Descubra a partir de agora o que é DevOps e por que vale a pena fazer um curso para aprendê-lo na prática!

O que é o DevOps?

DevOps é uma cultura que surgiu no segmento de tecnologia da informação (TI). Ela visa integrar as áreas de desenvolvimento e operações (Development & Operation) para que os profissionais dos dois lados possam se envolver em um trabalho conjunto e caminharem rumo a um mesmo objetivo, criando fluidez nos processos.

Como resultado, a entrega passa a acontecer de forma acelerada sem perder a qualidade. Na verdade, a entrega pode ganhar maior qualidade e baixar os custos. Por ser uma cultura, o DevOps se baseia na mudança comportamental, incentivando o compartilhamento de ferramentas e informações entre os superiores e colegas de trabalho.

Como funciona o DevOps?

Geralmente, uma equipe que adota o DevOps é composta por profissionais com diversos perfis diferentes. Eles participam ativamente desde o momento em que surge a necessidade de fazer alguma alteração no sistema até o instante em que é implementada a mudança no ambiente de produção.

Mas, para que isso aconteça de forma alinhada, é necessário ter o apoio de várias pessoas com capacidades diferentes, em vez de vários profissionais com a mesma qualificação. Assim, todos caminham na mesma direção. Os lados deixam de existir e é formado apena um grupo com objetivos comuns.

Enquanto que na maioria das empresas são estabelecidos métricas e objetivos específicos para cada setor, no DevOps as metas são unificadas e todos os setores assumem juntos a responsabilidade por atingi-las.

Ou seja, a ideia do DevOps é ter uma só meta, como aumentar o faturamento da empresa em 10% no mês. Sabendo o que fazer e como, todo mundo no time deve trabalhar com foco no alcance de tal objetivo.

Por exemplo: a otimização ajuda a alcançar objetivos mais rápidos e com qualidade. Então, quando for necessário fazer uma manutenção de software, o profissional responsável deve executar essa tarefa da forma mais rápida e com o menor risco possível envolvido, pois é a ferramenta que ajudará o restante da equipe a alcançar o objetivo de aumentar o faturamento.

Por que vale a pena investir em um curso de DevOps?

Muita gente faz essa pergunta, pois o DevOps não é exatamente um método ou um framework, mas uma cultura. Porém, existem alguns fatores que tornam o curso importante para a carreira. Um deles é poder entender o senso comum sobre ele. Ou seja, o que as pessoas entendem como DevOps.

Outro fator importante é que o DevOps tende a ser uma cultura muito adotada no futuro. De acordo com o estudo mencionado no início, metade das empresas no mundo já deverão tê-la até 2020. Se você tiver um certificado na área, terá vantagem sobre os profissionais concorrentes na hora de disputar uma vaga de emprego.

Lembrando que a capacitação em DevOps não deve englobar apenas conceitos, mas também a parte prática (sobre testers dentro da cultura) no mesmo curso. Além disso, a grade de conhecimentos aplicados deve incluir uma aprendizagem focada em quem realmente atua dentro de uma organização para ajudar a instituir essa cultura desde o começo.

O que é aprendido no curso?

Um curso de DevOps Master, por exemplo, inclui matérias que se aprofundam no conceito, esclarecendo o que ele significa de uma forma mais completa, pegando desde a sua origem. Explicará também como e por que a ideia surgiu, quais são os seus principais pilares (empatia, colaboração, ferramentas e outros) e como ele se adéqua à estrutura organizacional das empresas e das equipes atuais.

Depois da parte teórica, vem a prática, onde é ensinado o planejamento e aplicação de estratégias testes para a implementação dessa cultura. O aprendiz descobre, inclusive, quais ferramentas facilitam o início e continuidade do processo.

Principais Benefícios que o curso de DevOps oferece

Com um curso de DevOps o profissional aprende a teoria (conceitos) e como colocar tais conhecimentos em prática em uma situação real. Para complementar, pode ter um certificado capaz de valorizar o currículo.

E tem mais. Um curso de DevOps Master enfatiza a colaboração e comunicação entre os profissionais de desenvolvimento e operações em cada etapa do ciclo de vida das aplicações e serviços. Isso gera integração, desenvolvimento, entrega e feedback contínuos, melhorando a velocidade e qualidade dos produtos e serviços entregues ao mercado.

Um profissional certificado em DevOps, além de compreender e ajudar a implementar a cultura na empresa, participa ativamente das ações de melhoria para o ganho de agilidade nos processos de desenvolvimento. Além disso, auxilia seus colegas de trabalho no desenvolvimento de suas carreiras.

Por exemplo: imagine uma empresa com profissionais do modelo tradicional, onde cada um atua em uma área específica do projeto. Se tivesse o apoio de alguém certificado em DevOps, esses profissionais passariam a ter uma visão ampliada das necessidades da equipe logo no início dos processos.

Assim, quando chegasse a hora de colocar o planejamento em prática, eles já teriam maior compreensão sobre o que está acontecendo, quais são os objetivos do projeto, o que deve ser feito e como. Mas para isso, é importante fazer o curso com quem realmente aplica o DevOps na prática diariamente.

Para quem é indicado o curso de DevOps?

O curso de DevOps pode ser feito por muitos profissionais, mas os que se destacam mais são:

  • Desenvolvedores de aplicativos e serviços;
  • Gerente de serviços de TI;
  • Engenheiros de testes;
  • Praticantes de lean IT;
  • Gerente de projetos;
  • Agile Scrum Master;
  • Gerente de testes.

Como é aplicado o exame?

Após 24 horas de cursos ministrados em 5 horas por dia, durante 5 dias, um DevOps Master deve ser capaz de liderar uma equipe e dar suporte a organização durante a transição de culturas. Isso será certificado pelo teste Exin DevOps Master.

O curso de DevOps Master fornece um voucher para o candidato fazer uma prova online e obter a certificação, se fizer a pontuação mínima. O exame será aplicado em 50 questões que devem ser respondidas em no máximo 120 minutos (2 horas). A pontuação mínima requerida é de 65% de acerto (33 de 50).

O curso de DevOps vem sendo uma saída encontrada por muitos profissionais de TI para driblar a concorrência e se destacar no mercado. Se você visa um futuro promissor na carreira, essa certificação será ideal.

Pronto para começar? Entre em contato conosco e conheça agora mesmo tudo sobre o melhor curso de DevOps que você vai encontrar!

2018-05-07T12:31:13+00:000 Comments