Por que investir em uma consultoria em DevOps? Entenda agora!

A busca de uma consultoria em DevOps está no radar de muitos gestores de TI e negócios no Brasil atualmente. Basta olharmos para a pesquisa realizada pela C.A Technologies no início de 2016: o país já é a quarta referência global no assunto; 16% das empresas disseram ter tido sucesso na implantação da abordagem.

Encontrar um fornecedor de serviços especializados, que detenha conhecimento e experiências suficientes para elevar o nível dos projetos, no entanto, não é tarefa simples.

É sobre isso que vamos refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para entender por que investir em uma consultoria em DevOps, o que esperar desse investimento e ficar por dentro de dicas para fazer a melhor escolha!

Que desafios trazem à tona a necessidade de uma consultoria em DevOps?

Para início de conversa, vamos relembrar que o DevOps é uma cultura de integração das áreas de desenvolvimento e operações. Tem por objetivo fazer com que essas duas áreas trabalhem juntas e com máxima fluidez, para que os processos empresariais sejam rápidos, tenham melhor qualidade e custos controláveis.

O DevOps prega uma mudança de comportamento que incentiva o compartilhamento de informações com superiores e colegas de trabalho. Nesse contexto, o objetivo tem que ser único entre as equipes.

Para que isso aconteça, é necessário o apoio de várias pessoas com capacidades diferentes. O desafio, portanto, é fazê-las remar para o mesmo lado, ou seja, ter um objetivo comum.

A ideia é ter uma só meta (que geralmente é um objetivo de negócio, como aumentar o faturamento) e fazer com que todo mundo no time trabalhe para que aquele objetivo seja alcançado de forma otimizada — como fazer uma manutenção de software (que seja rápida, com mais qualidade e menor risco) que ajude a aumentar o faturamento.

O que é uma consultoria em DevOps?

De uma maneira bem prática, podemos dizer que uma consultoria em DevOps trabalha com integração de comunicação, ferramentas e comportamento.

Normalmente os processos empresariais internos acontecem em fases sequenciais, mas quando tratamos de DevOps, as coisas tendem a acontecer de forma mais ágil e, consequentemente, também podem acontecer de forma paralela.

Isso melhora a agilidade e também ajuda o desenvolvimento dos colaboradores da empresa. Um empregado do modelo tradicional, que participa apenas em áreas específicas de um projeto, por exemplo, começa a ter uma visão melhor das necessidades do time no começo dos processos. Quando chega a hora de trabalhar, ele já tem uma consciência do que está acontecendo, quais são os objetivos do projeto e o que deve ser feito.

Nesse sentido, a consultoria entra para ajudar a mudar a cultura das pessoas, de forma a orientá-las a trabalhar de uma maneira inovadora e mais integrada. Aí é preciso ter em mente que, por mais que o DevOps seja algo que esteja totalmente ligado à tecnologia e a um novo paradigma nos negócios (digital business), o processo é totalmente analógico, pois depende 100% das pessoas.

Normalmente quem encabeça uma consultoria é um DevOps leader. Ele tem esse papel de difundir o conhecimento em DevOps dentro do time e criar uma nova forma do pessoal trabalhar. Esse treinador também pode ser alguém da área de tecnologia que tenha visão de negócios ou outra pessoa com o perfil um pouco mais voltado para coaching.

Também é importante não perder a perspectiva de que o DevOps não é igual para todo mundo. Cada empresa tem a sua maneira de trabalhar, e o processo de consultoria, portanto, deve adequar os recursos disponíveis ao melhor método para as particularidades e especificidades de cada negócio.

Guia Rapido DevOps

Na prática, o que uma consultoria em DevOps pode fazer pela sua empresa?

Quais são as vantagens que a empresa vai obter ao contratar os serviços de uma consultoria em DevOps? Como esse serviço especializado agrega valor?

O primeiro de todos os benefícios é identificar, de forma efetiva, a melhor maneira de criar um time de DevOps, auxiliando os membros a enxergar melhor seus objetivos.

Além disso, a consultoria pode ensinar como estruturar melhor, por exemplo, uma cadeia de ferramentas a ser adotada e configurada para que o DevOps funcione em toda a sua potencialidade. Isso porque o DevOps depende de ferramentas, então conhecer os melhores recursos que sejam adequados para o time é um diferencial e tanto.

Em suma, uma consultoria em DevOps vai ajudar nesse sentido: capacitar as pessoas a trabalhar em um modelo novo, que seja mais eficaz para atingir resultados significativos.

Como escolher uma boa consultoria em DevOps?

Por fim, a escolha de uma boa consultoria em DevOps passa pela avaliação da maturidade do time, das pessoas, das equipes e dos processos. É preciso, de acordo com essa mensuração, ver quais são as ferramentas mais adequadas para aquisição — ou, caso já as tenha, como elas podem ser implementadas de acordo com o perfil da equipe.

Depois disso, é preciso saber onde o time quer chegar para traçar um plano de ação focado em conduzi-lo nesse caminho.

Sendo assim, a consultoria vai auxiliar a definir a maturidade, as ferramentas, os processos e as métricas da empresa, além de mostrar como fazer tudo isso se encaixar para o alcance dos resultados esperados.

Para escolher a melhor opção de consultoria no mercado, é importante levar em conta a experiência de cada empresa, os projetos que já foram finalizados e os resultados palpáveis que já foram gerados.

Um grande diferencial, que destaca uma consultoria consolidada das demais, é contar com um trainer especializado de DevOps Master — mais propriamente, um profissional devidamente registrado por uma certificadora mundial em DevOps. Como o treinamento nessa área é algo muito novo no Brasil, é recomendado optar por um especialista que seja certificado e também que tenha uma boa experiência prática, por exemplo.

Além disso, também é importante levar em consideração o tempo de experiência e de estudo da consultoria. Empresas que já trabalham na área de automação e gerência de configuração (que são a base do DevOps) há bastante tempo são as mais indicadas. A atuação tanto com softwares e ferramentas de mercado quanto com a área de serviços são predicados altamente recomendados.

Você já conta com os serviços de uma boa consultoria em DevOps? Conheça agora mesmo a oferta da GAEA e veja o que podemos fazer por sua empresa!

2018-02-07T11:17:45+00:00 0 Comments