Como engajar colaboradores com a cultura de DevOps

Independentemente de qualquer ramo de trabalho, sua clientela não participará se você não estiver participando também. Por isso é fundamental o uso da cultura de DevOps. Essa é uma forma de otimizar trabalhos e minimizar os problemas cujo foco está na comunicação, colaboração e integração entre uma equipe de TI.

Essa cultura serve para manter o ritmo de trabalho tranquilo e produtivo, de forma que cada funcionário esteja animado com seus afazeres. Funcionários que colaboram de forma efetiva certamente levarão a sua empresa a crescer mais e mais.

Pensando assim, você tem dificuldades para que seus funcionários auxiliem em seu negócio? Veja agora algumas dicas que reunimos para que você conheça consiga engajar seu time com a cultura DevOps.

Aposte no desenvolvimento da equipe

Todo grande funcionário que esteja sendo incentivado certamente traz mais rendas e vendas para sua empresa. Motivação é uma das coisas mais eficazes e essenciais para que seus funcionários se mantenham ativos e fiéis nos serviços que vão fazer, de forma que cada serviço prestado mantenha uma boa qualidade.

Uma boa opção também é você fazer um contrato com profissionais de coaching, pois eles são fundamentais e facilitam nessa operação e no incentivo aos funcionários. Pode até parecer um desperdício de dinheiro, mas uma boa preparação ajuda a diminuir custos futuros.

Invista em cursos e treinamentos

Seus futuros funcionários devem ter alguns cursos e treinamentos para que conheçam mais sobre o cargo em que vão atuar. Dessa maneira, eles obtêm mais conhecimentos e experiências e rapidamente serão promovidos em seu ramo, além de trazer benefícios para a sua empresa.

Os cursos e treinamentos são muito úteis, principalmente, quando você não consegue encontrar uma pessoa certa e capacitada para ocupar um papel no mercado.

É necessário entender que a não é possível “montar uma equipe DevOps“. Isso não é um departamento ou cargo, mas sim toda uma estrutura feita para facilitar o trabalho integrado entre equipes de diferentes setores.

Fique atento à sua comunicação

Certifique-se de que a comunicação esteja acontecendo de maneira clara e regular com os participantes da sua equipe. Se eles não estiverem entendendo o que você realmente está tentando dizer, certamente ficarão desiludidos em vez de estarem com um ânimo de colaboração e engajamento.

Uma ótima maneira de garantir uma boa comunicação é lançar mão de todos os recursos que forem necessários, seja pessoalmente, via e-mail ou redes sociais. Leve o tempo que for preciso para que a conversa seja totalmente captada por todos, para que ninguém fique perdido.

Além disso, não apresse seus funcionários que estiverem com dificuldade de acompanhar, pois isso vai apenas deixá-lo ainda mais perdido. Não se esqueça de que, no DevOps, é essencial que cada colaborador saiba o que está fazendo.

Escolha uma empresa que ofereça um bom suporte na cultura de DevOps

Escolha uma empresa que possa oferecer suporte e apoio aos seus usuários, independentemente das dificuldades e incertezas do momento. Contar com uma empresa como essa na cultura de DevOps melhora a experiência dos seus funcionários.

Quando o funcionário não recebe ajuda ou apoio, é possível que ele tenha dificuldades com o aprendizado. Assim, para evitar que haja dúvidas, é essencial oferecer um bom suporte aos colaboradores.

Dê feedbacks regularmente

É fundamental que, no horário do serviço de seus funcionários, você sempre vá dar uma olhada no que eles estão produzindo e no momento certo, dar uma opinião clara e sincera sobre aquilo.

Dê dicas de aprimoramento para eles. Assim, seu negócio estará sempre melhorando e aprendendo com os erros de uma maneira mais rápida. Vale reforçar que tanto feedbacks negativos como positivos são importantes e que eles devem ser passados com educação e de maneira construtiva.

Para evitar problemas, pode-se aplicar testes de desempenho para mostrar como isso é importante. Torne o desempenho um requisito primário logo nos processos iniciais de design, usando testes e avaliações de desempenho para não ter que acrescentar outros recursos em fases mais avançadas de desenvolvimento.

Use a conversa cara a cara mais vezes

Apesar de termos mencionado a importância de usar todos os recursos disponíveis para a comunicação, a conversa cara a cara não deve ser descartada. Conversar pessoalmente faz com que seus funcionários se sintam valorizados e deixa claro para eles que você está disponível para ajudá-los nos serviços feitos diariamente.

Cumpra a sua palavra

Nunca faça uma promessa a não ser que tenha certeza de que poderá cumprir. Se seus funcionários não conseguirem sentir confiança nas suas palavras, eles ficarão desanimados quase que automaticamente, pois se sentirão desamparados e pouco importantes.

Por outro lado, se você mantiver uma relação de transparência e honrar os compromissos assumidos, sua equipe ficará feliz e satisfeita em participar e concluir o trabalho proposto.

Use a sua criatividade

Se for fazer alguma reunião, faça algo diferenciado e que fuja das reuniões que normalmente acontecem. Use maneiras mais criativas para debater e concluir sua comunicação com os funcionários.

Uma dica simples para deixar as reuniões mais criativas e mais leves é evitar assumir uma postura muito séria durante as conversas. Crie um clima de diversão, pois isso dará certo conforto para seus funcionários e, dessa maneira, eles se sentirão mais livres para se engajar no diálogo.

Também é válido incluir recursos como vídeos nessas reuniões, pois esse formato consegue conquistar a atenção das pessoas de forma muito mais ampla.

Desenvolvedores passam muito tempo em planejamentos e criando códigos, então não faça algo tão importante como uma reunião parecer um castigo.

Deixe bem claras as suas necessidades

Deixe bem claro para cada funcionário quais são os seus papéis e que eles são importantes para a empresa crescer, cada um com seu cargo. Mostre para eles as demandas e faturas conquistadas. O DevOps serve para a conclusão de projetos de qualidade de forma mais rápida, e isso não pode ser alcançado se o time estiver desorganizado.

É essencial que cada colaborador saiba bem qual é a sua função; afinal, a organização é um pilar essencial para projetos de sucesso.

Além disso, um desenvolvedor trabalha de forma muito mais qualificada quando o objetivo está claro. Para isso, mostre a ele o comportamento efetivo do código por meio de um monitoramento direto dos servidores de produção, teste e preparo.

Crie e mantenha as suas metas

Para continuar tendo sucesso em engajar e motivar seus funcionários constantemente, é necessária a criação de novas metas. Faça com que seus funcionários sejam desafiados com novas operações, que também servem para aprimorar as habilidades deles. Uma boa maneira de manter a motivação é recompensá-los a cada meta alcançada.

Além disso, é extremamente válido estabelecer métricas compartilhadas, para assim a produção e gerência possuírem uma base para comparar os resultados. Ao ter uma base comum para a avaliação e discussão do progresso, os engenheiros de software e de sistema terão uma melhor forma de trabalhar por um objetivo comum.

Com essas dicas, você certamente conseguirá um ótimo resultado em engajar seus colaboradores com a cultura de DevOps e realizar projetos na sua empresa de maneira mais rápida e efetiva.

Agora que você já entendeu como engajar seu time com o DevOps, também dê uma olhada nos primeiros passos para incluir a cultura DevOps no seu time!

2017-08-07T13:26:12+00:00 0 Comments