Como utilizar os conceitos Scrum para as empresas

A metodologia ágil foi desenvolvida para a criação de software, sendo utilizada, principalmente, por pequenas empresas que não focavam tanto na documentação dos sistemas, e sim na entrega ao cliente. Os conceitos SCRUM, que fazem parte dessa visão ágil, também são usados, atualmente, por empresas para melhorar os resultados nos negócios.

Com um mercado cada vez mais competitivo, nada mais natural que ir em busca de formas ágeis de gestão, que minimizem a burocracia interna e maximizem o poder de resposta da organização e a análise das oportunidades e riscos que possam surgir durante o seu desenvolvimento.

Para que você possa se familiarizar com os conceitos SCRUM e entender quais são as suas reais aplicações nos negócios, criamos este post. Vamos demonstrar aqui o porquê desse framework de desenvolvimento de software fazer tanto sucesso no mundo dos negócios. Boa leitura!

Conceitos SCRUM

O SCRUM nasceu da necessidade de muitas empresas de software desenvolver sistemas de forma mais ágil, melhorando as entregas ao cliente. Seu nome é derivado de uma jogada típica do Rugby, onde os jogadores formam um bloco e tentam avançar a qualquer custo.

Esse framework para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento ágil, guia todo o time durante a criação de software, facilitando a comunicação entre todos os participantes do projeto.

Dentro do contexto do SCRUM existe um Master, que é o responsável direto e está envolvido com o dono do produto. Esses dois atores juntos são encarregados pela criação de um backlog de features, itens necessários ao software, priorizando os de maior importância para o dono do produto.

Sendo assim, o Scrum Master repassa para a equipe os itens principais em pequenos blocos, chamados Sprints, que terão um tempo máximo de desenvolvimento. Durante esse período, os itens serão desenvolvidos, testados e entregues ao cliente de forma muito mais rápida que o tradicional desenvolvimento de software.

Importância da metodologia ágil SCRUM nos negócios

Para sobreviver no mundo empresarial  é preciso estar atento a todas as mudanças que ocorrem diariamente no mercado, e saber se adaptar de forma mais acelerada a qualquer nova variável que se apresente.

Com isso, as empresas estão buscando formas de se desenvolver rapidamente, tentando encontrar soluções de gestão ágeis para essa nova realidade do mundo empresarial. É nesse contexto que o SCRUM surge, como uma possibilidade para melhorar a respostas das empresas contra as movimentações abruptas do mercado.

Ser ágil no cenário atual, é conseguir criar alternativas para se desenvolver de forma rápida e reagir às mudanças e novas exigências do mercado, por meio de uma metodologia que traga segurança.

Para isso, a melhor forma é utilizar-se de uma máxima do SCRUM. Construir somente aquilo que o cliente valoriza, sem perder tempo com outras coisas. Isto é: não interessa se você acredita que um determinado processo é muito importante. Se ele não trás valor ao cliente, deve ser descartado.

Essa nova visão de negócio, além de trazer agilidade para a gestão e organização da empresa, também é responsável pela valorização, pois o cliente sempre aprovará qualquer mudança, sem que haja surpresas.

Como utilizar os conceitos na empresa

O primeiro passo na hora de inserir os conceitos SCRUM dentro da empresa, é buscar vencer as barreiras iniciais. Os profissionais tendem a não se interessar por mudanças, e ter, até mesmo, uma certa resistência contra qualquer novidade que tenha de ser desenvolvida e implantada na organização.

Desse modo, se faz necessária a figura do Scrum Master dentro do negócio. Ele será o principal responsável por mudar a mentalidade dos colaboradores e engajar os profissionais para que todos levem a sério a implantação dos conceitos de SCRUM.

Isso pode ser realizado por meio de reuniões, buscando entender como está a adaptação dos colaboradores ao framework, realizando entrevistas, conversando com os membros da equipe e discutindo a metodologia SCRUM no time como um todo. Além disso, buscar por uma consultoria especializada também é uma alternativa interessante.

Atividades básicas

Existem uma série de atividades básicas no conceito SCRUM que devem ser seguidas a risca para que o framework possa funcionar com excelência, alcançando os resultados esperados. Entre elas estão:

  • seleção de features: realizada pelo Dono do Produto junto ao Scrum Master, visando descobrir as funções mais importantes;
  • planejamento de Sprints: realizada pelo Scrum Master, de acordo com o valor de cada feature, com o objetivo de desenvolver as atividades por nível de importância;
  • reuniões diárias: realizadas com toda a equipe, de forma rápida, para entender como estão as atividades da Sprint e sanar qualquer dúvida.

A Sprint deve ser desenvolvida em um período máximo de 4 semanas. Ao final, é preciso que seja feita uma revisão geral de todas as atividades realizadas no período junto a uma revisão para verificar se houve algum tipo de erro. Dessa forma, é possível melhorar a experiência da equipe e evitar novas falhas.

Benefícios do SCRUM para a empresa

As empresas que estão optando por utilizar o SCRUM no desenvolvimento de suas atividades estão experimentando uma série de benefícios. Entre as principais vantagens dessa metodologia estão:

Entregas frequentes de valor

Todas as atividades desenvolvidas na empresa durante um Sprint têm como objetivo principal a entrega de valor ao cliente. Como o período de uma Sprint é pequeno, temos a entrega constante de atividades.

Redução dos riscos do projeto

Tudo no SCRUM é feito por partes, divididas em pequenos períodos de tempo, com isso, é muito fácil perceber quando algo não está correndo bem, realizando as correções rapidamente e minimizando riscos do projeto.

Maior qualidade do produto

Como o Scrum Master está sempre em contato com o dono do produto, ouvindo seus desejos e anseios, refletindo-os nas Sprints desenvolvidas pela equipe, há uma maior qualidade do produto, que tende a ficar de acordo com as especificações do cliente.

Transparência no progresso do projeto

Como todas as features do projeto estão bem definidas e divididas em Sprints de acordo com seu valor para o cliente, fica muito mais simples observar o progresso do projeto como um todo.

Aumento da produtividade

Quando todos os colaboradores têm as suas atividades e funções bem definidas é possível alcançar melhores resultados, aumentando, assim, a produtividade da equipe como um todo.

Ao finalizar a leitura deste post esperamos que você possa ter compreendido um pouco mais acerca dos conceitos SCRUM e como eles podem ser utilizados como um modelo de gestão ágil nas empresas.

Quer saber como aplicar essa metodologia no seu negócio? Ficou com alguma dúvida que não foi respondida no texto? Entre em contato com nossos consultores! Teremos o prazer em ajudar você!

2018-04-02T12:17:15+00:00 0 Comments