Scrum Master, quem é?

O Scrum Master é um dos papéis que compõem uma das metodologias ágeis de TI  o Scrum. Nesse método, os papéis são divididos em Product Owner, time de desenvolvimento e o próprio Scrum Master. Como um verdadeiro líder de equipes, ele tem como trabalho auxiliar os demais papéis em toda a execução do projeto, mantendo as práticas da metodologia.

O Scrum Master deve estar o tempo inteiro à disposição de sua equipe para prestar todo auxílio necessário, de modo a garantir a eficiência do projeto. Com foco em facilitar e potencializar, ao máximo, o trabalho de suas equipes, ele deve sempre manter a colaboração e a comunicação entre os outros papéis, utilizando todo seu conhecimento em Scrum.

Afinal, qual o perfil do Scrum Master ?

É essencial que esse profissional domine adequadamente os valores e as práticas do Scrum e, por meio da suas habilidades de lidar com pessoas, possa propagá-los nas suas equipes.

Seu papel, então, assemelha-se ao de um professor, coach, orientador, etc., pois deve se certificar de que todos os envolvidos no projeto conheçam os princípios da metodologia, para que possam seguir o que ela define. Isso faz do Scrum Master o protetor da metodologia ágil.

Por essa razão, é importante ressaltar que o Scrum Master não é um gerente, e sim um líder servidor. Ele não resolve sozinho os problemas de suas equipes. Em vez disso, ele ajuda a resolvê-los, solucionando os impedimentos e as interferências que possam vir a prejudicar a execução das etapas do projeto.

Mike Cohn, uma das pessoas que contribuiu para o desenvolvimento da metodologia, lista os seis principais atributos de um bom Scrum Master:

  1. Responsável por garantir que toda a equipe siga as práticas do Scrum, não sendo responsável diretamente por assegurar o sucesso do projeto;
  2. Humilde o suficiente para priorizar os interesses da equipe em detrimento dos seus próprios;
  3. Colaborativo a ponto de guiar seu time a criar um ambiente de trabalho saudável;
  4. Comprometido com seu papel de líder servidor, sabendo lidar com os empecilhos que podem vir a prejudicar o andamento do trabalho de suas equipes;
  5. Influente tanto com o Product Owner quanto com os demais envolvidos no projeto, para manter a propriedade de auto-organização de equipes pregada pelo Scrum;
  6. Entendido nas práticas do Scrum e no seu papel a fim de garantir o projeto de acordo com os requisitos.

Como ele pode impedir distorções no projeto?

No desenvolvimento de um projeto é possível ocorrer diversas interferências, desde riscos pessoais (como afastamentos imprevistos de membros da equipe e conflitos internos) até decisões arbitrárias dos gestores das empresas (que podem mudar os rumos do projeto no meio do caminho, fugindo do escopo inicial).

Diante disso, é necessário que o Scrum Master exerça seu papel de líder para impedir que esses imprevistos ocorram e sua equipe não perca o foco do desenvolvimento e da entrega do projeto.

Algumas vezes é possível que surjam empecilhos com os quais as equipes não podem lidar. Neste caso, é essencial que ele os elimine antes que possam causar transtorno na produtividade. Apesar da metodologia propor times auto-organizados, o Scrum Master tem como função servir, liderar e dar direção aos times, para que possam liderar a si mesmos.

Por que um Scrum Master melhora os processos de agregação e comunicação?

É imprescindível que haja comunicação e integração no processo de desenvolvimento por meio de uma metodologia ágil. Garantir que isso aconteça é função do Scrum Master.

Durante essa etapa, é necessário que haja participação colaborativa do Product Owner e dos demais envolvidos. Diante disso, é preciso que o Scrum Master mantenha essa conexão entre as partes, facilitando a comunicação para a tomada de decisões mais ágeis e certeiras.

Por meio de reuniões, como Daily meeting e Sprint Review, são levantadas as relevâncias e as dificuldades encontradas no decorrer do projeto. Nessa hora, o Scrum Master tem de atuar como um facilitador para indicar o caminho correto, para que todos colaborem de forma plena. Conhecimentos em técnicas de facilitação e de Team Growing são diferenciais para exercer esse papel.

Como o Scrum Master interage com os demais papéis para garantir o sucesso do produto?

Product Owner

  • O Scrum Master é responsável por elaborar técnicas para um gerenciamento do Backlog de produto eficaz;
  • Ele também auxilia na tarefa de manter o foco da equipe nos objetivos e no escopo  dos itens do Backlog do Produto;
  • Além disso, otimiza a interação entre a equipe de desenvolvimento e o Product Owner.

Time de Desenvolvimento

  • O Scrum Master mantém a prática de tornar suas equipes auto-organizáveis;
  • Elimina os obstáculos que minam a sua própria performance no Scrum;
  • Deve orientar suas equipes para produzirem produtos de alta qualidade para os clientes;
  • Também deve fortalecer a cultura ágil nas suas equipes para tudo ocorra conforme a metodologia propõe.

Organização

  • O Scrum Master deve reforçar a importância da prática do Scrum e auxiliar com clareza na implantação da metodologia;
  • Propõe inovações que potencializam a eficiência dos times;
  • Mantém o contato com os outros Scrum Masters para garantir que as equipes do projeto apliquem de forma homogêneas as propostas metodológicas.

Diante disso, é possível notar que o Scrum Master, mais do que de trabalhar com o seu time, trabalha para o time. Ele se torna um verdadeiro facilitador, mediando discussões, amenizando os conflitos e direcionando as equipes a se tornarem auto-organizáveis para poderem ter mais liderança sobre si mesmas.

Ao falar em time, devemos lembrar que estamos lidando com pessoas, com suas peculiaridades, opiniões e modo de ver as coisas de formas diferentes. Nesse sentido, o Scrum Master deve usar sua habilidade de lidar com pessoas, identificando essas diferenças e propondo estratégias para mudar o que for necessário, proporcionando a melhoria progressiva de todo o processo.

Por todos esses aspectos, o Scrum Master é o principal responsável por sustentar as práticas propostas pelo Scrum e guiar sua equipes para o caminho de agregar valor ao negócio.

Quer saber mais sobre os passos mais importantes para implementar a metodologia Scrum na sua empresa? Não deixe, então, de conferir um post que fizemos sobre o assunto!

2017-09-12T11:54:56+00:00 0 Comments