Desenvolvimento em nuvem: 8 motivos para investir
Os projetos de criação de sistemas que tomam como base ferramentas de desenvolvimento em nuvem se tornaram populares nos últimos anos. Essa estratégia conseguiu trazer mais flexibilidade e inovação para as equipes. Além disso, deu espaço para que os times conseguissem se adaptar com mais facilidade às demandas do consumidor.
Em outras palavras, o direcionamento de projetos de desenvolvimento para ambientes de cloud computing é uma ótima alternativa para quem quer se manter competitivo. Utilizando como base esse caminho, a empresa pode entregar melhores resultados mesmo quando há alta demanda por seus serviços. Tudo isso sem ter um grande impacto no orçamento.
Se você quer saber mais sobre o tema e o que está levando negócios a adotarem o desenvolvimento em nuvem, confira o texto a seguir!
O que é o desenvolvimento de aplicativos em nuvem?
O desenvolvimento de aplicativos em nuvem é o processo de criação de ferramentas de TI que utiliza SDKs, APIs e repositórios de dados localizados primariamente em ambientes de cloud computing. Essa estratégia, portanto, aproveita-se dos benefícios que a nuvem pode dar para uma empresa em rotinas gerais, mas aplicados ao dia a dia de um projeto de desenvolvimento de software.
Como o desenvolvimento em nuvem ajuda a sua empresa?
A escolha do desenvolvimento em nuvem pode ajudar o negócio em vários fatores que estão relacionados com esse tipo de processo. Confira a seguir como eles permitem que a marca seja mais competitiva e tenha melhores resultados ao finalizar os seus projetos de desenvolvimento!
1. Mais produtividade
Um dos principais benefícios que estão vinculados ao investimento em cloud computing é o ganho de produtividade. Negócios que adotam essa tecnologia são capazes de manter times mais integrados, evitar atrasos causados pela indisponibilidade de uma solução e diminuir o número de falhas operacionais. Nesse sentido, a computação em nuvem é uma ótima forma de ampliar o número de entregas dos seus times.
Ao manter as ferramentas de desenvolvimento em um ambiente de alta disponibilidade, os profissionais terão muito mais facilidade para atingir as suas metas de produtividade. Eles conseguirão trabalhar em qualquer lugar com acesso a internet. Com isso, gargalos se tornarão menos frequentes nos projetos da marca.
2. Maior escalabilidade do projeto de desenvolvimento
A escalabilidade é outro grande benefício do investimento em cloud computing que pode ser incorporado aos seus projetos de desenvolvimento. Esse fator está relacionado à capacidade do gestor ampliar a quantidade de recursos disponíveis para a marca sem que isso demore muito tempo. Desse modo, a empresa consegue manter a produtividade da sua equipe sempre em sintonia com as demandas dos clientes.
Na nuvem, a escalabilidade é máxima. Basta que o gestor faça alguns ajustes no seu contrato para que novos recursos possam ser disponibilizados. Assim, os projetos de desenvolvimento sempre contarão com o que for necessário para a marca atingir as suas metas.
3. Mais facilidade em gerir a privacidade do projeto
Durante projetos de desenvolvimento, todo o time lidará com dados de alto valor agregado. Nesse contexto, ter bons recursos de segurança é um passo fundamental para mitigar possíveis brechas, vazamentos ou vulnerabilidades. Afinal, um vazamento causará grande impacto na credibilidade da marca.
Ao investir no desenvolvimento em nuvem, a marca conseguirá manter um controle da sua segurança digital centralizado em um único ambiente. Isso dá mais habilidade para o gestor definir controles de acesso e evitar cenários de risco. Além disso, torna o monitoramento de recursos e de seu uso muito mais eficiente.
4. Controle centralizado de recursos
Durante projetos de desenvolvimento, vários problemas podem acontecer. A velocidade com que o time de TI reage aos mesmos é fundamental para definir se a marca terá sucesso ou não ao longo de cada etapa. Nesse sentido, um bom controle sobre os recursos disponíveis para os profissionais auxilia a marca a contornar desafios e, com isso, mitigar possíveis falhas operacionais.
A nuvem fornece controle centralizados de recursos. Desse modo, qualquer problema poderá ser solucionado em um único lugar. Assim, o gestor de projetos terá menos dificuldades para identificar e mitigar falhas.
5. Mais flexibilidade operacional
A flexibilidade operacional é um fator que impacta diretamente nas chances de sucesso de uma empresa durante o seu projeto de desenvolvimento de sistemas. Afinal, muitas coisas podem acontecer durante um projeto que acabam impactando no seu fim, como mudanças de demandas e imprevistos. Nesses momentos, um time flexível tem menos problemas para corrigir as suas falhas e manter os seus resultados.
Com a nuvem, a equipe ganha a capacidade de escalar recursos rapidamente. Ao mesmo tempo, os times podem trabalhar em qualquer local. Isso garante a flexibilidade necessária para sempre atender às demandas de clientes e parceiros comerciais.
6. Mais agilidade para testar melhorias e correções de bugs
A capacidade de corrigir ou otimizar um sistema pode definir o sucesso da empresa e de suas aplicações. Quanto mais alta ela for, mais fácil será garantir que a aplicação está em linha com as demandas do mercado. Mas, para que isso seja uma realidade, a empresa deve ser capaz de testar as novidades sem erros e simulando vários cenários simultaneamente.
Nesse sentido, a nuvem é um ótimo caminho para fazer testes com qualidade e praticidade. O negócio poderá validar vários cenários de uso com o apoio de soluções automatizadas e ter dados sobre os resultados em um único ambiente. Com isso, as atualizações serão distribuídas com o máximo de confiabilidade.
7. Custos mais precisos
Outro ponto relevante para o investimento em cloud computing, especialmente na área de desenvolvimento, é o gasto do negócio. Empresas precisam estar preparadas para manter um rígido controle sobre o seu orçamento. Com a nuvem, isso se torna muito mais fácil.
O modelo de contratação de recursos no cloud computing, que ocorre de acordo com a demanda existente, mitiga as possibilidades de o negócio extrapolar o orçamento com infraestrutura. Haverá mais previsibilidade sobre os gastos quando a equipe iniciar o seu trabalho e, em caso de ajustes, a elevação de gastos terá mais precisão. Com isso, os gastos ficarão muito mais robustos.
8. Atualizações mais simples
Ferramentas de desenvolvimento atualizadas e alinhadas com as demandas do mercado são um passo básico para criar soluções de TI inteligentes e em dia com as demandas do mercado. Se elas estão na nuvem, as melhorias são aplicadas com facilidade: todo o processo de upgrade e migração é feito no servidor, sem que a empresa tenha que mudar algo em seu dia a dia.
Como escolher uma plataforma de desenvolvimento em nuvem?
Para investir em uma plataforma de desenvolvimento em nuvem, alguns passos são necessários. Eles ajudam a sua marca a ter mais segurança ao escolher um prestador de serviços e, ao mesmo tempo, direcionam o negócio para uma empresa mais alinhada com o seu perfil. Os passos para fazer isso são os seguintes:
- entenda o perfil do seu negócio: a empresa deve saber as suas demandas, ter uma visão clara sobre as suas metas, o seu perfil operacional e as suas necessidades para identificar um parceiro que esteja mais alinhada com elas;
- levante dados sobre os problemas atuais: identificar quais são os problemas mais frequentes no processo de desenvolvimento permite ao negócio escolher uma ferramenta que é capaz de corrigir esses riscos e, ao mesmo tempo, atrai um maior retorno sobre o investimento;
- foque na segurança de dados: a política de segurança de dados da ferramenta escolhida deve sempre estar em linha com as normas do mercado em que o negócio atua e as suas regras internas de compliance;
- avalie os planos por seu custo-benefício: quando falamos em cloud computing, é importante considerar o custo-benefício da solução e não apenas o seu valor;
- conte com parceiros com grande conhecimento em cloud computing: isso te ajudará a ter o apoio de uma empresa com o conhecimento necessário para te ajudar a lucrar sempre mais;
- treine as equipes: o treinamento das equipes ajuda o negócio a otimizar o uso dos recursos e reduz drasticamente o tempo necessário para os times se adaptarem;
- utilize indicadores de qualidade: os indicadores tornam mais precisa a análise do impacto da solução e facilitam a aplicação de ajustes;
- conte com o apoio do suporte ao usuário: o suporte ao usuário será fundamental para auxiliar no processo de integração da ferramenta e para mitigar possíveis erros que surgirem durante o uso da ferramenta.
A criação ou a manutenção de um sistema de TI não é um processo simples. Empresas devem estar preparadas para lidar com todos os desafios que envolvem lidar com bugs, brechas de segurança e demandas de clientes. Tudo isso sem estourar o orçamento, perder prazos ou flexibilidade.
Nesse contexto, o desenvolvimento em nuvem é uma ótima alternativa para quem quer lucrar mais em uma economia competitiva como a brasileira. Esse meio de criar sistemas traz todos os benefícios do cloud computing para o dia a dia do negócio. Por isso não deixe de investir nessa estratégia para manter a sua marca mais competitiva.
Gostou da nossa dica e quer começar a investir no desenvolvimento em nuvem? Então fale já com os nossos especialistas!