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5 bons argumentos para convencer a gestão a investir em TI

5 bons argumentos para convencer a gestão a investir em TI

Muitas empresas, por não terem a tecnologia da informação como core business, acabam considerando o setor como apoio estratégico e não priorizam investir no TI na hora de fazer os investimentos. A verdade é que, em plena transformação digital, essa não priorização pode custar caro.

Empresas de todos os portes e setores já enxergam a tecnologia como espinha dorsal dos negócios e estão investindo pesado em automação, inteligência analítica, virtualização, otimização da segurança digital, etc. Quem não se adaptar a essa realidade, dificilmente sobreviverá de maneira relevante nos próximos anos.

Para mudar a realidade das empresas que ainda não enxergam a tecnologia como fundamental, neste post, apresentamos 5 argumentos para convencer a gestão a investir em TI. Confira!

1. Maior eficiência operacional

O primeiro argumento não poderia ser outro, pois a tecnologia contribui para que os processos se tornem mais ágeis e precisos.

Agilidade é diferente de pressa: enquanto o primeiro busca fazer as atividades no menor tempo possível, sem perder a qualidade, o segundo quer apenas acabar de forma rápida, não importando as consequências.

Entre os fatos que pesam a favor da utilização da tecnologia, podemos destacar:

  • automação de processos burocráticos e repetitivos;
  • processos que exigem precisão;
  • atividade de risco que precisam de margem de erro baixa;
  • todas as atividades que podem ser automatizadas para ganho de velocidade.

Essa automação pode ser feita com o desenvolvimento de algoritmos voltados para demandas específicas. Também pode ser realizada com a união de algoritmo robusto e internet das coisas, que permite a execução, não apenas de tarefas virtuais, como de tarefas físicas de forma autônoma, com produção e integração de dados.

Abrir mão desses benefícios é dar de bandeja para a concorrência uma capacidade produtiva maior e com mais qualidade. A utilização de inteligência artificial, permite que haja uma melhoria contínua nos processos, contribuindo não apenas para a produtividade hoje, como para que a empresa produza cada vez mais e melhor.

2. Torna a capacidade de tomada de decisão mais precisa

A boa gestão corporativa trabalha sempre com margem de erro muito pequena e essa capacidade está relacionada a uma boa tomada de decisão.

Embora ainda haja gestores adeptos da tomada de decisão mais intuitiva, com base na experiência quase empírica, o modelo de gestão Data Driven, ou seja, orientado por dados, é o mais promissor para os próximos anos.

A tomada de decisão com base em dados só pode ser feita se a empresa investir pesado em ferramentas analíticas e em profissionais com capacidade de minerar dados e de transformar esses dados em informações que façam sentido para as atividades da empresa.

Assim, será possível mapear o mercado, identificar oportunidades, entender de maneira mais precisa o que está funcionando bem nos processo para conservá-los, fazer a detecção de problemas de segurança com base em padrões e fazer análises preditivas para prever cenários futuros de acordo com dados históricos.

3. Abre a janela para a inovação

A tecnologia vem acelerando as tendências de mercado e cabe às empresas seguirem essa movimentação para se manterem competitivas. Nesse cenário, o investimento em TI contribui para a manutenção de um ambiente fértil para a inovação.

É necessário que haja um planejamento corporativo que permita a criação de produtos e serviços diferenciados. Não estamos falando de reinventar a roda, mas de otimizar o que já existe, tornando mais simples, conveniente e acessível. Essas são as bases da inovação disruptiva, que permite que empresas saiam do lugar comum e consigam competir com grandes players do mercado.

Quando a empresa investe em TI, põe à disposição de suas equipes as ferramentas necessárias para que eles possam projetar novas soluções, com a análise de dados e busca por insights. Perder o potencial que os dados têm em direcionar as decisões é deixar para trás toda uma gama de possibilidades, que certamente está sendo mapeada pela concorrência.

4. Otimiza o relacionamento com os cliente

A tecnologia é responsável pela aproximação entre clientes e empresas. Antes, para divulgar um produto ou fazer um comunicado, as empresas tinham que recorrer a veículos de comunicação tradicionais. Hoje, podem fazer isso diretamente de seus perfis nas redes sociais e receber o feedback instantâneo e direto dos clientes.

A maior questão nesse cenário é: como aproveitar os dados gerados nessa interação para melhorar o relacionamento com os clientes? Por meio da tecnologia da informação, com o investimento em soluções como o CRM, desenvolvimento de um bom e-commerce e adoção de boas ferramentas de automação de marketing, vendas e atendimento.

Integrar o CRM ao ERP permite que a corporação tenha um controle sobre o comportamento do consumidor, que facilita a análise em conjunto ou individual, para otimizar a campanha de vendas e de marketing. A partir das informações coletadas, respeitando a LGPD, será possível:

  • com qual frequência precisam de atendimento.
  • quais seus produtos favoritos;
  • quais problemas têm;
  • onde elas compram;
  • quanto gastam;
  • etc.

Ao entender as reais necessidades de seu cliente, as chances de oferecer produtos ou serviços de acordo com as demandas corretas, reduzindo os cursos e desperdícios com produção e marketing que não funcionam, você aumenta as receitas e torna mais preciso a produtividade.

Além disso, o atendimento se torna mais personalizado, afinal, a empresa saberá exatamente com quem está falando e isso contribui para a fidelização.

5. Centralização dos dados

A centralização dos dados é importante, tanto para facilitar a integração entre setores quanto para a otimização das estratégias de segurança. Um bom exemplo da necessidade do investimento em TI veio com a pandemia, que trouxe a necessidade de implantação do regime home office em boa parte das empresas.

As que já estavam trabalhando com soluções acessíveis, com centralização de dados e com a computação em nuvem, ficaram na frente das que tiveram que correr atrás do prejuízo para se adaptar.

Com a retomada das atividades, várias empresas resolveram deixar parte de sua força de trabalho trabalhando em modelos flexíveis ou remotos. Dessa maneira, além de contribuir com a qualidade de vida dos colaboradores, o investimento em tecnologia permitiu que eles mantivessem a mesma produtividade que teriam no escritório.

Como vimos, o investimento em TI não é mais um diferencial para empresas de tecnologia, é a base para que corporações de todos os setores e porte entrem de vez na transformação digital.

Por isso, caso a gestão de sua empresa ainda esteja relutante, liste os benefícios que a tecnologia pode trazer para os negócios como um todo, apresente a perspectiva de quanto custaria e o retorno que esse investimento trará a médio e longo prazo.

Gostou das nossas dicas? Como você lida com a necessidade de investimento em TI em sua empresa? Diga para a gente nos comentários.

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