Análise preditiva em TI: saiba como implementar na sua empresa
A transformação digital já é uma realidade, e, com ela, o setor de TI passou a desempenhar uma função muito mais estratégica dentro das empresas. Isso exige — da gestão e dos colaboradores do setor — conhecimento e experiência com a utilização de ferramentas e soluções que otimizem a sua atuação. Uma dessas soluções é a análise preditiva em TI.
Com a quantidade de dados que são produzidos nas empresas, o gestor consegue retirar insights valiosos para tomar as melhores decisões e fazer análises futuras. Dessa maneira, pode antecipar-se a situações e descobrir novas soluções que impulsionarão os resultados da empresa como um todo. Neste post, vamos entender o que é análise preditiva em TI e como implementá-la em sua empresa. Confira!
O que são análises preditivas?
Análise preditiva é um método que utiliza dados atuais e históricos para fazer previsões sobre eventos futuros. As análises preditivas usam técnicas como machine learning, modelagem estatística e mineração de dados para ajudar as organizações a identificarem tendências, comportamentos, resultados futuros e oportunidades de negócios.
Com a Internet das Coisas (IoT), as organizações têm acesso a uma quantidade de dados sem precedentes — e as análises preditivas se tornam uma ferramenta indispensável para interpretar essas informações, bem como para usar big data para novas ideias e tomadas de decisão mais conscientes.
Há muitas ferramentas de análises preditivas disponíveis, permitindo que os gestores e analistas construam modelos em busca de soluções, por meio do tratamento de dados. O melhor software de análise preditiva para sua organização dependerá de seus objetivos de uso específicos.
Qual é a importância da análise preditiva em TI?
As análises preditivas podem ajudar a aumentar o desempenho do setor de TI, com a identificação de riscos ou possíveis problemas com a infraestrutura. É uma excelente ferramenta para que a gestão do setor mude do modelo reativo para o proativo.
Em vez de esperar por um relatório de erro citando uma falha em um equipamento, por exemplo, a equipe pode usar as análises preditivas para encontrar e resolver proativamente esses problemas antes que eles afetem seu ambiente, mantendo a produtividade e ajudando a economizar tempo e dinheiro.
Você também pode usar as análises preditivas para criar avaliações de risco, prevenir problemas de segurança e evitar o tempo de inatividade não planejado, identificando anomalias na rede e examinando todas as ações em tempo real. As ferramentas de automação devem ser utilizadas como parceiras da análise preditiva, tornando esse processo mais fluido.
Como implementar a análise preditiva no setor de TI da sua empresa?
Agora que já entendemos o que são as análises preditivas e a sua importância para o setor de TI, vamos conhecer quais são os primeiros passos que você deve dar para implementar esse processo em sua empresa. Acompanhe!
Recrute uma equipe especializada
O primeiro passo para a implementação de uma estratégia de análises preditivas no setor de TI é a montagem de uma equipe especializada no assunto. Esses profissionais serão responsáveis pela criação das estratégias e por encontrarem as oportunidades que os dados entregarão. O gestor deverá ter a capacidade de montar uma equipe diversificada, com profissionais que tenham conhecimento em:
- problemas do negócio;
- planejamento corporativo;
- análise preditiva;
- banco de dados;
- conteúdo;
- análise de dados.
Com essa equipe multidisciplinar unindo forças com a utilização de uma boa ferramenta analítica e um líder capacitado, o setor de TI estará pronto para entregar as melhores respostas para o crescimento da empresa em sua totalidade. Afinal, a transformação digital aumentou a importância dos ativos de TI para o core business.
Escolha as métricas adequadas
Após a montagem da equipe, o próximo passo é a identificação dos dados que serão analisados. Para isso, é importante saber quais são os objetivos do setor e da empresa como um todo, com o gestor levantando hipóteses de quais problemas as análises preditivas de TI deverão resolver. Dessa maneira, será possível definir quais serão as métricas analisadas após a estruturação dos dados.
Selecione a ferramenta adequada
Depois de definir os objetivos das análises preditivas, é hora de definir como os dados serão coletados e analisados. Para que não haja grandes imprevistos, é importante que a escolha dessa ferramenta seja feita de maneira criteriosa, com uma boa análise do fornecedor.
A ferramenta será o instrumento de trabalho do gestor e de sua equipe — e é dela que serão retirados todos os insights importantes para as tomadas de decisão. Portanto, com a fermenta certa será possível analisar métricas, automatizar processos, emitir relatórios e até mesmo fazer avaliações em tempo real.
Crie uma política de governança de dados
Com o grande volume de dados produzidos no meio empresarial, tanto dentro quanto fora da empresa, é importantíssimo que uma política de governança seja criada. É por meio dessa política que será possível definir e assegurar a qualidade dos dados coletados, para que os resultados obtidos nas análises sejam fidedignos.
Quais são os benefícios das análises preditivas para o setor de TI?
Agora que já sabemos quais são os primeiros passos que o gestor de TI deverá seguir para implementar as análises preditivas em sua organização, vamos entender quais são os benefícios que esse processo pode trazer para a empresa.
Ajuda na prevenção de problemas de segurança
As análises preditivas podem ser utilizadas para a detecção de problemas de segurança na infraestrutura de TI. A técnica de identificação de desvios de padrão pode, de maneira automatizada, verificar movimentações incomuns na rede. Assim, é possível agir antes que o problema aconteça e prejudique a empresa.
Aumenta a produtividade
Quando o setor de TI trabalha de forma reativa — ou seja, esperando acontecer um problema para depois resolvê-lo —, faz com que a empresa perca produtividade com as constantes paradas. Ao atuar de forma proativa, utilizando as análises preditivas, muitos dos problemas passam a ser identificados antes de se tornarem uma “bola de neve”.
Além disso, com as análises preditivas o gestor pode identificar oportunidades de melhorias e inovação na infraestrutura, entregando soluções que auxiliem a empresa a produzir mais, sem a necessidade de aumentar a sua equipe.
Reduz os custos
Se há uma redução nos riscos e um aprimoramento da infraestrutura, o resultado envolve menos custos com retrabalhos e paradas produtivas. A empresa pode utilizar esse dinheiro economizado para investir nos negócios e se diferenciar dos concorrentes.
Como vimos, uma boa análise preditiva em TI traz uma série de benefícios para as empresas, que vão desde a segurança dos dados até o aumento da produtividade. Para atingir esses objetivos, a implementação das análises deverá ser feita de forma planejada, com base nas reais necessidades de sua empresa. Se você não tem uma equipe experiente para fazer o planejamento e a implementação, uma boa alternativa é a contratação de uma consultoria especializada.
Quer saber como contar com especialistas e otimizar o setor de TI de sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e tire suas dúvidas.