fbpx

Arquitetura em nuvem: qual a importância para projetos de cloud computing?

Você está migrando dados e atividades do seu time de TI para a nuvem? Para que isso funcione, é necessário contar com uma estrutura física adequada, com equipamentos e serviços que possibilitem que o time continue trabalhando sem problemas e interrupções. Esse processo é que se chama de arquitetura em nuvem.

Ela é essencial para o sucesso de projetos de cloud computing por uma série de motivos, trazendo benefícios para a produtividade e controle das atividades do seu time. Mas, você sabe quais benefícios ela oferece? Entende por que é essencial contar com uma boa estratégia de arquitetura em nuvem? Se não, está na hora de descobrir.

Leia o artigo e saiba a importância da arquitetura em nuvem para projetos de cloud computing!

Gera mais praticidade e produtividade para o seu time

Quando você investe em uma boa arquitetura em nuvem para a realização de um projeto de cloud computing, o seu time ganha em praticidade e produtividade na hora de realizar as atividades. Isso porque ela permite que eles acessem dados e realizem atividades de qualquer lugar, utilizando diferentes dispositivos para isso.

Dessa forma, quando surge um problema, por exemplo, o colaborador não precisa se deslocar até a empresa para solucionar o código ou enviar linhas de programação para os colegas, uma vez que a boa arquitetura em nuvem permite que todos acessem essas informações a qualquer momento, de qualquer lugar.

automatizacao deployPowered by Rock Convert

Reduz o seu consumo de energia elétrica

Como você já sabe, os data centers da sua empresa consomem grandes quantidades de energia elétrica e, assim, geram custos para o projeto. Porém, quando você conta com uma boa arquitetura em nuvem, é capaz de realizar todas as atividades que dependiam dos data centers na nuvem, o que elimina a necessidade desses equipamentos para armazenar dados e rodar softwares e aplicativos. Com isso, você consegue trabalhar e consumir menos energia elétrica, o que reduz custos e potencializa os lucros do negócio.

Dá suporte para o negócio como um todo

A sua empresa tem uma série de objetivos estratégicos. Contudo, além de realizar atividades diretamente conectadas a essas metas, o time de TI também precisa realizar uma série de atividades operacionais, o que diminui o tempo disponível para investir no foco do negócio.

Quando você tem uma arquitetura em nuvem adequada para realizar os projetos de cloud computing de modo eficaz, os colaboradores ficam mais produtivos, e há a eliminação de uma série de atividades operacionais, uma vez que elas passam a ser automatizadas. Assim, o time fica disponível para investir tempo e energia no que realmente importa, dando suporte para a estratégia do negócio de maneira geral.

Portanto, como você pode perceber, uma boa arquitetura em nuvem é essencial para o projeto de cloud computing, pois gera benefícios que repercutem por toda a empresa. Para ter sucesso nesse momento, é importante que você planeje muito bem toda a estrutura de nuvem, refletindo sobre os equipamentos necessários, capacitação do time para a nova forma de trabalhar, conexão e segurança. Com isso, você está pronto para potencializar os resultados do time de TI!

A TI tem, portanto, papel estratégico dentro de qualquer negócio. Quer saber mais sobre isso? Então aproveite e leia também sobre a arquitetura corporativa: uma visão estratégica da área de TI nas organizações!

guia de ferramentas devopsPowered by Rock Convert

Deixar Um Comentário