fbpx

As 7 melhores vantagens do uso do SaaS

Nos dias de hoje, muito se fala em desempenho, escalabilidade, automatização de processos e assuntos relacionados à produtividade empresarial. Para aqueles que vivem o dia a dia de um CIO em grandes companhias, ou acompanham de perto o que acontece nas áreas de TI destas empresas, isso fica ainda mais evidente. Estamos ficando cada vez mais preocupados com o que deve ser feito para reduzir as contas e aumentar o desempenho. Entregar resultados mais rápido gastando menos, sem prejudicar os processos, aumentando a produtividade sempre que possível, é um objetivo constante.

Para atender às novas demandas com mais agilidade, as ferramentas e serviços relacionados ao cloud computing vem ganhando evidência e relevância com o passar do tempo. Um bom exemplo disso é o conceito do Software as a Service (Software como serviço, em português), o SaaS. Desde a chegada de soluções baseadas nesse conceito, muitas atitudes na gestão de TI começaram a ser questionadas, o que abriu o caminho para a sua evolução constante.

O SaaS consiste na disponibilização de um ou mais softwares tipicamente através da internet no modelo de serviços, geralmente pagos mensalmente, e seu custo pode variar por diversos fatores, como número de usuários, recursos utilizados, entre outros. Veja abaixo as melhores vantagens que o uso do SaaS pode agregar a você e sua equipe:

1. Redução de custos com licenças

Por serem quase sempre baseados em pagamentos periódicos, o alto custo por licenças de software é deixado de lado. Estas mensalidades (também com outras opções como pagamentos trimestrais, semestrais e anuais) são mais acessíveis que as antigas licenças por versões do produto, além de permitirem um controle melhor em longo prazo, sem surpresas no planejamento financeiro.

Essa quebra de paradigma vem fazendo com que o modelo de negócio em que as licenças eram vendidas uma única vez por versão perca força, levando até mesmo grandes companhias, produtoras de softwares empresariais já consolidadas no mercado, a se adaptarem, aos poucos, a essa nova realidade.

2. Redução de infraestrutura e manutenções

Por serem hospedados na nuvem de forma pública ou privada para a sua companhia, o uso do SaaS permite a você reduzir sua infraestrutura ao máximo. Nada de servidores e mais servidores ocupando espaço, consumindo energia, demandando horas de manutenção e cuidados por parte de sua equipe de TI.

A troca da infraestrutura física necessária para manter um produto por um serviço na nuvem, seja ela pública ou privada, proporciona uma economia de espaço físico além de uma economia financeira. Assim, você não se preocupa mais com upgrades de hardware, controle de consumo dos recursos e outros pontos, uma vez que isso é gerenciado pelo fornecedor do serviço.

3. Foco no seu negócio

Ao optar um serviço, você não precisa se preocupar tanto com a sua infraestrutura interna, manutenções periódicas e emergenciais, backups de seus dados e atualizações manuais de softwares ao usar o SaaS. Você e toda sua equipe ganham mais tempo para focar o trabalho diário e conhecimento na evolução de seu próprio negócio.

Menos horas construindo, mantendo e atualizando os sistemas instalados significa mais horas evoluindo a própria empresa dentro do mercado.

4. Grande aliado da TI Bimodal

A TI Bimodal é uma tendência que está crescendo rapidamente, uma vez que permite a união de dois modelos de TI para alcançar mais agilidade e inovação sem deixar de lado a solidez e evolução responsável dentro do ambiente empresarial.

Se aliado ao DevOps então, os resultados são ainda mais surpreendentes! Desde automatização de tarefas à comunicação da equipe, o SaaS vem com tudo ao lado desses paradigmas, já que possibilita mudanças rápidas e alta escalabilidade, de acordo com as necessidades de cada momento da empresa.

5. Segurança de dados e garantias de disponibilidade

Ao adotar um SaaS, você deve estar ciente de que muitas informações de sua companhia estão indo para um servidor na nuvem, como comunicação, tarefas, planejamentos, projetos e etc. Mas sempre que as dúvidas aparecerem e te fazerem questionar todo o processo, lembre-se de todo o trabalho que você e sua equipe tinham em realizar e manter backups de toda sua estrutura, sem isenção de erros e contratempos. Agora pense que isso passa a ser de responsabilidade do provedor daquele serviço.

Backups frequentes e garantia de integridade de seus dados hospedados deixam de ser uma preocupação e passam a ser mais uma parte do serviço oferecido, sem requerer nenhuma intervenção ou ação vinda de sua equipe.

E sobre garantias de disponibilidade do serviço: não pense que ele pode ficar indisponível de uma hora para outra e que você ficará desamparado. Claro, acidentes e imprevistos podem acontecer, mas você sempre estará resguardado por um contrato de SLA, dando mais confiabilidade sobre a estabilidade do serviço do provedor.

6. Acesso em qualquer hora, de qualquer lugar

Um dos princípios básicos do SaaS é o fato de ele ser acessível a qualquer hora, em qualquer lugar. Através de um navegador e uma conexão com a internet, seus usuários têm acesso facilitado em qualquer momento, fazendo disso um diferencial importante que permite mais mobilidade, agilidade e praticidade para todos os colaboradores dentro e fora do ambiente empresarial.

7. Atualizações constantes

Seus problemas com atualização de sistemas terminam aqui. Nada de se preocupar com versões de sistemas operacionais e requisitos mínimos das estações de trabalho para que as novas versões de seus softwares possam ser instaladas e funcionem corretamente. No SaaS, a atualização em questão acontece no lado do provedor, e você não precisa se preocupar — sem downloads de patches intermináveis e instalações demoradas. Assim, é garantido que você sempre terá acesso ao que há de mais recente sem precisar de nada além de um navegador de internet e uma conexão ativa.

Depois dessa lista de vantagens, podemos afirmar tranquilamente que o SaaS veio para ficar no mercado de TI. Ainda restou alguma dúvida sobre como o SaaS pode ajudar você e sua empresa a alavancar os resultados e dar mais agilidade aos seus processos? Entre em contato conosco!

Continue acompanhando nosso blog, onde você sempre encontrará novos artigos sobre o mercado de TI, falando sobre as melhores tendências do mercado e dando dicas valiosas para a sua empresa!

Um Comentário

  1. Regina Lopes 18 de maio de 2018 em 17:58- Responder

    Campinas sedia o maior evento sobre SaaS da América Latina! A programação da próxima edição está incrivel: bit.ly/xp201840

Deixar Um Comentário