fbpx
Confira os benefícios de realizar a avaliação de performance na TI

Confira os benefícios de realizar a avaliação de performance na TI

A transformação digital exige resultados cada vez melhores dos times de TI das empresas. Para tornar os processos internos mais ágeis, sem perder a qualidade, a boa avaliação de performance se torna primordial.

Esse processo pode ser feito em uma parceria entre a gestão do setor de TI e o setor de RH da empresa, ou com a ajuda de uma consultoria especializada e tem a finalidade de motivar os colaboradores a buscarem sempre a excelência.

Por ser um processo que pode elevar o patamar de atuação das empresas e o desenvolvimento dos negócios como um todo, neste post, vamos trazer os principais pontos relativos à avaliação de performance em TI, desde o seu conceito até os benefícios de sua implementação. Confira!

O que é avaliação de performance em TI?

Podemos definir a avaliação de performance como o resultado de todas as tarefas executadas durante a avaliação de desempenho.

Isso significa que, a partir de uma boa avaliação de performance, o gestor poderá realizar as correções necessárias para aprimorar os processos e a atuação da sua equipe, resultando em melhoria para todos.

Basicamente, a avaliação de performance no setor de TI parte da classificação dos pontos fortes e fracos da atuação do setor. O foco não é apenas apontar dedos e criticar os erros, mas investir no aperfeiçoamento das habilidades técnicas, identificando talentos que possam contribuir para o crescimento, com qualidade de trabalho e liderança.

Como implementar a avaliação de performance no setor de TI?

Defina as métricas e indicadores

O que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Para fazer a análise de performance é necessário definir quais as métricas e indicadores que serão adotados para que, a partir disso, sejam feitas as comparações.

Somente com a definição desses dados é que será possível definir as metas para que se chegue aos objetivos, como, por exemplo, o aumento de produtividade.

Monitore o desempenho dos colaboradores

É de suma importância que seja utilizado um bom sistema de gestão, para que a análise seja feita com base em números sólidos. Esse monitoramento não deve ser utilizado apenas para que sejam feitas cobranças por melhoria, mas também para recompensar a equipe pelos trabalhos bem feitos.

O foco não são os problemas ou entraves, mas as soluções que podem ser implantadas. Esse sistema também deve ser utilizado para mostrar, de forma transparente, quais são os pontos fortes e fracos do setor.

Atribua responsabilidades

Com o estabelecimento de métricas e avaliação do desempenho dos colaboradores, será possível identificar os talentos presentes na empresa e os progressos de cada membro da equipe.

Nesse cenário, diante da necessidade de ganho de lideranças, o gestor poderá distribuir responsabilidade e papéis de forma embasada. O foco deve ser explorar ao máximo todas as potencialidades de trabalho do grupo, fazendo a redefinição de tarefas e processos, com o intuito de melhorar, não apenas a produtividade, como também a qualidade dos serviços de TI entregues.

Quais são os benefícios da avaliação de performance?

Retenção de talentos

A avaliação de desempenho possibilita a análise de rendimento de cada membro da equipe, favorecendo a valorização dos talentos e auxilia numa melhor distribuição de tarefas.

Motivação dos colaboradores

Um bom gestor sabe que, sem motivação e engajamento dos colaboradores, é difícil manter a boa performance no setor de TI. Nesse cenário, a avaliação de performance contribui para que o gestor possa identificar quais são as principais entraves que estão atrapalhando o bom rendimento.

A partir disso, é possível criar estratégias para sanar os problemas, mostrando preocupação com as condições de trabalho dos colaboradores e isso contribuirá para gerar maior engajamento e motivação.

Aumento de produtividade

Com o aumento da motivação da equipe e processos cada vez mais alinhados com as melhorias implementadas, o resultado não poderia ser outro: o aumento da produtividade.

É o momento em que o setor de TI se alinhará aos negócios e a empresa entrará de vez na transformação digital, colocando a tecnologia como espinha dorsal dos processos.

Nesse cenário, a definição de papéis e atribuições — ao lado de metas palpáveis e desafiadoras — aliada a avaliação de performance, permitirá que o colaborador consiga entender a importância de seu trabalho para a empresa e passe a ter uma atuação mais proativa.

Quais ferramentas que auxiliam na avaliação de desempenho?

A análise de desempenho deve ser feita com a utilização de plataformas tecnológicas e há alguns bons apps que auxiliam nesse processo. veja abaixo alguns dos principais.

STRATWs ONE

O STRATWs ONE é uma das ferramentas mais populares quando o assunto é avaliação de desempenho e que pode ajudar ao setor de TI na melhoria de processos essenciais.

A utilização desse sistema contribui para a análise dos resultados por meio do fornecimento de dados estruturados no formato de planilhas e outros tipos de interfaces gráficas de fácil entendimento. Através dessas interfaces é possível fazer a análise das métricas necessárias para a avaliação do desempenho, além de facilitar a mensuração dos riscos.

Appraisd

Outra ferramenta que vem sendo aplicada nas empresas com foco na gestão de pessoas em busca da otimização de resultados é o Appraisd. Com essa plataforma o gestor consegue organizar e definir os objetivos do setor de TI.

Além disso, é possível acompanhar o progresso, definir os caminhos, planejamentos e o desenvolvimento profissional da equipe, que passa a ser acompanhado e gerido por meio de feedbacks.

O objetivo dessa plataforma é tornar menos burocrático e mais dinâmico a comunicação entre a empresa e os funcionários, pois o próprio colaborador tem acessos aos seus resultados, suas revisões e pode atualizar os seus próprios objetivos.

Perdoo

O Perdoo nada mais é do que um gerenciador de OKR — objetivos e resultados — que tem como foco o estabelecimento de metas e a elaboração de estratégias de melhorias para que o setor de TI possa alcançar os seus objetivos.

Com a ferramenta é possível organizar as tarefas de acordo com os objetivos comuns de cada equipe. Esse modelo de estrutura facilita a mensuração de resultados, pois os colaboradores conseguem identificar quanto ainda falta alcançar as metas.

Esperamos que, após a leitura deste post, você consiga entender quais são os principais objetivos de uma boa avaliação de desempenho e os benefícios que esse processo pode trazer para a sua empresa.

Se o setor de TI de sua empresa está em busca da melhor performance, talvez esteja na hora de contar com uma consultoria especializada, que indicará os melhores caminhos, tanto para o aprimoramento da infraestrutura, quanto para avaliar e melhorar o desempenho da equipe.

Gostou do post? Quer saber como avaliar e otimizar o desempenho do setor de TI em sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como.

Contato

Deixe um comentário