fbpx
Business Intelligence: quais os benefícios e como aplicar no setor de TI?

Business Intelligence: quais os benefícios e como aplicar no setor de TI?

Você já parou para pensar na quantidade de dados sobre TI e sobre negócio estão disponíveis online? E dentro da empresa? Já considerou a quantidade de informações que vocês geram todos os dias e como elas poderiam ajudar o seu setor a se desenvolver e gerar melhorias constantes e aprendizado? Pois é justamente sobre isso que o Business Intelligence trata.

Muitas vezes, o Business Intelligence é apresentado como uma ferramenta que traz benefícios para a empresa, melhorando a competitividade da organização. Isso é importante, porém também é essencial entender como esse conceito pode ajudar a área de TI a contribuir com os resultados da empresa e se desenvolver.

Portanto, leia agora mesmo o nosso artigo e entenda quais são os benefícios e como aplicar o Business Intelligence no setor de TI!

O que é Business Intelligence?

O seu negócio está recebendo e gerando uma série de dados a todo momento. Porém, dados brutos não tem utilidade para a empresa, sendo necessário que eles sejam analisados e transformados em informações úteis de forma a efetivamente embasar a tomada de decisão e permitir uma análise profunda do negócio.

É aí que entra o Business Intelligence. Ele é um conceito que abrange uma série de metodologias e técnicas capazes de agrupar grandes quantidade de dados, oriundos de diversas fontes, organizando-os e analisando-os.

Isso é feito com a utilização de plataformas e ferramentas tecnológicas. Essas plataformas possibilitam que dados distintos sejam reunidos, sejam eles externos ou internos, e organizados de forma a construir relatórios e indicadores que gerem informações importantes para o entendimento da situação atual da organização e a identificação de perspectivas futuras.

O principal objetivo desse processo é permitir que a empresa tenha um conhecimento mais profundo sobre o próprio negócio. Isso permite decisões mais assertivas e baseadas em fatos concretos.

Qual a relação entre Business Intelligence e o setor de TI?

O setor de TI, algumas vezes, pode ser extremamente técnico e operacional dentro de uma empresa. Ele acaba se afastando das decisões gerenciais e da estratégia organizacional, o que compromete resultados e a integração da área com o restante da organização.

É aí que entra a relação entre o Business Intelligence com o setor de TI. Quando a área consegue utilizar o Business Intelligence a seu favor, é possível criar um setor de TI voltado para o negócio e integrado à estratégia da empresa como um todo.

Porém, para além de utilizar o Business Intelligence para melhorar o posicionamento do setor de TI na empresa, também é importante ressaltar que essa área é capaz de dar suporte para que os outros setores também utilizem essa metodologia. Isso porque o TI pode ser um grande aliado na gestão dos dados e indicação de softwares de análise eficientes para que os dados coletados sejam transformados em informações úteis para a organização.

Dessa forma, além de utilizar o Business Intelligence, o setor de TI pode ser o grande suporte da organização na utilização dessa tecnologia. Com isso, melhorar o fluxo de informações da empresa e contribuir com o seu crescimento.

Quais são os benefícios do Business Intelligence para o setor de TI?

O Business Intelligence pode trazer uma série de benefícios para o setor de TI. Entenda agora quais são os principais deles.

Traz uma visão global da empresa

Quando utiliza-se o Business Intelligence no TI você permite que, não só você, mas todos os colaboradores da área, desenvolvam uma visão global da empresa. Isso significa que o time passa a se sentir mais conectado com a organização como um todo, desenvolvendo um conhecimento amplo sobre a empresa, a área de atuação, o mercado e os clientes, mesmo não tendo contato direto com todos esses elementos.

Dessa forma, na hora de tomar decisões, buscar soluções e, inclusive, realizar as suas atividades diárias, os colaboradores tendem a levar todos esses elementos em consideração. Os resultados passam a ser mais alinhados com as estratégias da empresa.

Melhora a organização das atividades do setor

Ao utilizar o Business Intelligence você é capaz, também, de ter uma visão global da área de TI. É possível coletar dados e realizar análises profundas sobre a área constantemente, avaliando os processos e atividades realizadas no setor.

A consequência é a possibilidade de melhorar a organização das atividades realizadas pelos colaboradores. Com o Business Intelligence, você consegue identificar atividades duplicadas, processos que não agregam valor para a área e, até mesmo, erros e possibilidades de automação. Com isso, melhora todo o fluxo de tarefas na área.

Permite identificar tendências

O setor de TI é uma área que está em constante transformações. Afinal, a tecnologia está sempre evoluindo e, todos os dias, surgem novas linguagens, metodologias, softwares e equipamentos.

Ao usar o Business Intelligence, você tem a capacidade de captar os dados do mercado externo e, com isso, identificar quais são as tendências para os próximos anos que fazem sentido a partir da realidade da sua organização. Assim, é possível combinar dados de forma a identificar quais são as novidades que se encaixam melhor nos objetivos estratégicos e necessidades da empresa.

Minimiza erros e riscos

O Business Intelligence é uma metodologia capaz de reunir e analisar dados que identificam quais são os principais riscos presentes no setor de TI da sua empresa. Dessa forma, com a identificação correta, é possível já criar estratégias e planejamentos para minimizar e, até mesmo, evitar que eles se concretizem.

Além disso, o Business Intelligence também pode auxiliar na identificação dos erros que estão sendo cometidos e, até mesmo, antevê-los. Dessa forma, é possível identificar as melhores formas de realizar as atividades de forma a evitar que os erros ocorram e criar procedimentos padronizados para reduzi-los.

Melhora a tomada de decisão

Por fim, vale lembrar que um dos principais objetivos do Business Intelligence é gerar informações para melhorar a tomada de decisão na empresa. Dessa forma, esse é outro benefício que essa metodologia pode trazer para o setor de TI da sua empresa.

Isso porque a ferramenta permite que dados sejam reunidos e que, a partir deles, sejam realizadas análises e previsões sobre a área. Dessa forma, quando é necessário tomar uma decisão, ela não é baseada em achismos ou em outras análises subjetivas, e sim em fatos e acontecimentos reais.

Como aplicar o Business Intelligence no setor de TI?

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios que o Business Intelligence pode trazer para o setor de TI, é hora de entender como aplicá-lo na sua empresa. Veja agora mesmo as nossas dicas!

Determine as fontes de dados

O primeiro passo para utilizar o Business Intelligence é determinar quais são as fontes de dados que serão utilizadas. Isso porque essa metodologia é utilizada para realizar essa coleta e, dessa forma, é importante saber de onde virão esses dados.

Vale lembrar que os dados podem ser de fontes internas ou externas. Ou seja, você pode coletar dados de dentro do setor de TI ou da empresa toda, assim como de outras fontes, como pesquisas realizadas com clientes ou informações disponíveis online. Também é importante determinar quais são os procedimentos de coleta utilizados.

Organize o armazenamento de dados

Com os dados coletados, é importante ter cuidado na hora de armazená-los. Afinal, você pode ter em mãos informações sigilosas da empresa ou dos clientes. Além disso, pode lidar com uma grande quantidade de informações, sendo que o procedimento de armazenamento é essencial para que nada se perca.

Portanto, entenda quais são as melhores formas de armazenar esses dados. Lembre-se de prezar pela segurança, tanto em relação ao ataque de hackers quanto em relação à perda devido ao dano de equipamentos.

Determine o tipo de análise

Os dados não significam muita coisa sem uma análise. Ou seja, eles são informações brutas que precisam de tratamento para serem utilizados.

Dessa forma, o tipo de análise também é um processo importante na hora de utilizar o Business Intelligence na TI. É necessário que você entenda quais são os melhores procedimentos de análise de acordo com cada tipo de dado a ser utilizado e, a partir disso, determine todo o processo.

Gere relatórios e crie processos de monitoramento

Para que os dados sejam utilizados de forma a embasar a tomada de decisão é importante que eles sejam transformados em informações úteis. Dessa forma, criar relatórios que resumam as análises e resultados encontrados é importante para que essas informações cheguem a todos os interessados e efetivamente contribua com a organização.

Além disso, é importante que você crie uma rotina de monitoramento dos procedimentos relacionados ao Business Intelligence. Eles precisam estar sempre em análise de forma a serem melhorados e adaptados à realidade e às necessidades do negócio.

Com esse artigo, você descobriu o que é o Business Intelligence e como ele pode ser utilizado no setor de TI da sua empresa. Também entendeu quais são os principais benefícios que esse processo pode trazer, tanto para a área quanto para a empresa como um todo. Portanto, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a implementar o Business Intelligence na sua organização!

Gostou do artigo? Quer se manter sempre informado sobre as novidades do nosso blog? Então siga a GAEA nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter.

Contato

Deixe um comentário