Se você é um profissional de TI interessado em uma carreira DevOps ou um gerente de uma organização inclinada a uma transição para essa metodologia de desenvolvimento de software, realizar a mudança para DevOps pode ser apenas uma questão de mudar sua mentalidade.

DevOps, dizem os especialistas, está mais para um conceito. A receita para o sucesso consiste em fomentar a colaboração e o trabalho em equipe.

Neste artigo, vamos apresentar 9 dicas para você iniciar nessa carreira da maneira certa. Confira!

O que é DevOps?

DevOps é uma mudança de cultura ou um movimento que incentiva a grande comunicação e colaboração para fomentar a construção rápida de softwares confiáveis e de boa qualidade.

É também um processo de automação que permite o desenvolvimento de software rápido, seguro e de alta qualidade e liberação, mantendo todos os interessados no loop.

Quais as vantagens do DevOps?

Há muitos benefícios na adoção de uma cultura DevOps. Sistemas são entregues mais rapidamente e com menor custo, além de, muitas vezes, serem de melhor qualidade.

Observadores da indústria dizem que DevOps oferece uma maneira mais eficiente de executar negócios intensivos em tecnologia, o que, segundo se pode argumentar, é quase todo negócio hoje.

DevOps é sobre ser transparente, desde na fase de codificação até na implementação do sistema. Essa transparência leva a um ambiente mais feliz e a uma menor tendência a atribuir culpa entre as partes do processo.

A essência são operações ágeis, e é realmente ter esse preceito e aplicá-lo a todo o ciclo de vida do software o que caracteriza o método.

Carreira DevOps – O que você precisa saber?

1. Compreenda a entrega contínua

A entrega contínua é um processo automatizado para a construção de software, que agiliza sua liberação. O processo permite que você implante um recurso ou atualização rapidamente e com mínima intervenção manual.

2. Seja capaz de se comunicar

Compartilhamento de conhecimento e empatia são centrais no DevOps. O conhecimento não compartilhado com a equipe é inútil e apenas criará um gargalo. Empatia por todos os membros da equipe durante a execução de suas tarefas também é crucial. Você deve perceber os esforços que cada colaborador traz para criar um ambiente de trabalho harmonioso.

3. Prove que você pode começar muito com pouco

Isso significa ser um engenheiro DevOps que use ferramentas de automação para gerenciar servidores e implementações.

Estabelecer um domínio das ferramentas e práticas de automação é talvez a coisa mais importante que os engenheiros DevOps podem fazer para melhorar seu poder de ganhos e comercialização.

Estude a automação. Se você fica preso a trabalhos manuais tediosos, nunca terá tempo para aprender coisas novas e provavelmente não será feliz. A automação também exige uma compreensão profunda do que está sendo automatizado, então durante todo o tempo em que você passa trabalhando em automação, você está na verdade aprendendo novas ideias sobre as tecnologias suportadas.

4. Traga uma compreensão ampla do negócio

Um especialista DevOps deve ser capaz de ver o negócio amplamente em termos de processos, necessidades e restrições. Você tem que estar muito familiarizado com todos os lados: desenvolvimento, operações, vendas, produto, etc. e deve saber como todos eles trabalham juntos para alcançar as metas das organizações.

5. Compreenda as principais tecnologias em seu campo

Uma das coisas que tornam o DevOps desafiador é que você precisa ser capaz de escrever código e também de trabalhar e integrar diferentes sistemas e aplicações.

Se você olhar para listas de trabalhos relevantes, verá desde a rede e gerenciamento de dados de armazenamento, segurança até novas tecnologias de contêiner. Enquanto a maioria dos empregadores não vai esperar que você saiba todas essas coisas, você deve ter experiência em, pelo menos, um punhado delas.

E porque parte do seu trabalho como engenheiro DevOps é melhorar e aumentar a eficiência dos processos existentes, você deve demonstrar sua capacidade de permanecer no topo das tendências e tecnologias emergentes. Posicionar-se como um aluno constante que está sempre atualizado é uma maneira infalível de chamar a atenção em um processo de seleção.

6. Esteja preparado para chamadas tardias

DevOps significa tornar-se cada vez mais ágil e responder às necessidades de um cliente em tempo real. Eventos críticos geralmente ocorrem em sistemas grandes e complicados. Então, não fique chocado se você receber uma chamada às 2h da manhã em caso de uma crise.

7. Fortaleça suas habilidades de programação

Habilidades fracas de programação são uma das lacunas de currículo que muitos empregadores citam quando se trata de candidatos DevOps, por isso, se você está apontando para uma carreira neste campo, você precisa ter certeza de que está, no mínimo, atualizado em linguagens como Ruby ou Python.

Idealmente, para se destacar de outros candidatos qualificados, você deve ser capaz de codificar, ou, pelo menos, de ler código, em uma variedade de linguagens diferentes, incluindo scripts como JavaScript ou Go.

8. Não negligencie suas soft skills

Dada a ênfase na comunicação e colaboração em DevOps, soft skills são indiscutivelmente muito mais importantes nesta do que em outras áreas de engenharia. Incluem-se nessas soft skills a comunicação, as habilidades de gerenciamento de projetos e as habilidades com pessoas.

Uma das razões pelas quais as soft skills são tão importantes é que essas características são tipicamente responsáveis pela superação de gargalos entre a equipe de desenvolvimento e operações.

Muitas vezes, as equipes desconfiam umas das outras e, como resultado, são cautelosas em compartilhar seus conhecimentos e melhores práticas. Dessa forma, o movimento DevOps é tanto sobre mudar a cultura de uma organização quanto sobre trazer engenheiros dos grupos de desenvolvimento e operações em conjunto como uma única equipe.

9. Compreenda a função de bancos de dados

Seu banco de dados detém o ativo mais valioso das empresas, você deve entender como o banco de dados e os DBAs se encaixam no processo DevOps para que o BD não se torne o elo fraco segurando todo o desenvolvimento de aplicativos.

Em última análise, DevOps é conhecimento, conceitos e práticas. Ele dá uma vantagem para cada desenvolvedor que o pratica. Pode não ser algo para fazer como um trabalho integral, mas qualquer desenvolvedor com experiência em DevOps vai encontrar-se no ponto focal de qualquer organização que se esforça para melhorar seus processos e, portanto, para subir mais rápido a escada do sucesso.

Gostou do artigo? Então, faça o download do nosso e-book “Guia rápido DevOps” e aprofunde ainda mais os seus conhecimentos!