Construindo aplicações escaláveis com Cerberon. Entenda mais!

Mesmo com a adoção de metodologias ágeis para os projetos de desenvolvimento de softwares, o controle e os processos ainda são tarefas consideradas difíceis. Com o intuito de facilitar o trabalho dos desenvolvedores, a GAEA lançou uma ferramenta capaz de organizar melhor a produção, unificando os processos de desenvolvimento e entrega de softwares por meio de um ambiente específico. Estamos falando do Cerberon.

A ferramenta possui como principal objetivo estimular o DevOps, automatizar as tarefas manuais repetitivas e monitorar e integrar parte da produção. Como resultado, os desenvolvedores ganham agilidade e aumentam a qualidade das aplicações entregues.

Mas uma necessidade cada vez maior das empresas tem sido com relação a escalabilidade que seus sistemas oferecem para não perderem a qualidade do atendimento em momentos específicos. Nesse sentido, as aplicações precisam estar preparadas para serem elásticas desde o início e, com o Cerberon, isso é possível e fácil de ser feito.

Veja, a seguir, como construir aplicações escaláveis com essa incrível ferramenta!

Qual a importância de uma aplicação escalável?

Em comparação com uma estrutura estática, uma aplicação escalável entrega uma série de benefícios que não podem ser ignorados pelos desenvolvedores. Descubra agora os principais:

Contribui para a empresa crescer de modo sustentável

Uma das vantagens mais importantes de uma aplicação escalável é que ela permite que a empresa expanda gradualmente as suas operações, atendendo às necessidades de crescimento. Então, você não precisa ter um sistema capaz de servir 300 clientes se a demanda atual da empresa é de 100 atendimentos. Afinal, isso representaria custos adicionais desnecessários.

O sistema deve ser capaz de atender ao crescimento do número de clientes e das operações na infraestrutura, porém, na medida certa. Esse cuidado vai ajudar a empresa a reduzir a capacidade ociosa e os custos com espaços, recursos e ferramentas não usados no momento.

Suporta alta demanda em picos de acesso

Essa é outra função importante de uma aplicação escalável, já que ela terá a capacidade de oferecer espaço, recursos e ferramentas que o negócio precisar no momento. Além de acompanhar o crescimento da empresa, o sistema estará apto para suportar picos de acesso que aconteçam esporadicamente.

Então, se você não quer ter problemas com lentidões, travamentos, inoperabilidade dos recursos e até mesmo quedas temporárias do sistema em momentos de altas demandas, é bom se preocupar com a escalabilidade que a aplicação proporciona.

Entrega elasticidade

Uma aplicação escalável se expande em espaços e recursos para suportar a demanda temporária toda vez que um pico de acesso é atingido. Mas o mais interessante é que, quando essa demanda volta aos padrões normais, o sistema também retrai, acompanhando a demanda atual.

Essa elasticidade torna os custos da infraestrutura de serviços oferecidos mais justos, já que somente são cobrados os dimensionamentos de espaços e recursos utilizados.

Como a ferramenta Cerberon pode ajudar?

É bom deixar claro que o Cerberon não é uma ferramenta de desenvolvimento. Ela tem funções complementares e auxiliadoras, que vão apoiar os desenvolvedores nas etapas de criação, testes e entregas contínuas das aplicações. Veja, agora, como a ferramenta pode ajudar no processo de desenvolvimento:

É compatível e integrável a qualquer serviço de cloud

Não importa se você usa a nuvem pública, privada ou híbrida. O Cerberon trabalha com todos os formatos, independentemente do fornecedor de cloud que utiliza. Isso inclui Google, Azure, Amazon, OpenShift e quaisquer outros disponíveis no mercado.

Auxilia na distribuição e na implantação das aplicações

Depois que a aplicação é desenvolvida, o Cerberon poderá assumir a função de distribuição e implantação para os ambientes de testes, de qualidade, de homologação e de produção automaticamente. Para isso, basta uma configuração previamente definida pelo usuário para determinar os locais de transferência.

Isso quer dizer que a ferramenta é capaz de criar e fornecer os ambientes necessários e adequados para a realização de testes de aplicações até a sua transferência para ambientes produtivos.

Unifica todas as nuvens em um só ambiente

Com o Cerberon, o usuário não precisa mais de uma ferramenta específica para gerenciar cada tipo e fornecedor de cloud, já que ela permite centralizar todos os ambientes em apenas um espaço unificado. Essa é uma grande vantagem para a gestão precisa e ágil dos ambientes de trabalho na nuvem.

Automatiza processos

Um ambiente escalável é formado por diversos servidores, e altos volumes de entregas podem ser gerados em algum momento, exigindo um enorme esforço no controle e redirecionamentos. Porém, o Cerberon permite automatizar parte dessa entrega, agregando maior agilidade aos processos de produção.

Por que investir em uma ferramenta Cerberon?

Ao utilizar o Cerberon, você não terá mais dificuldades em controlar o desenvolvimento das aplicações escaláveis, pois ela dará uma visão maior daquilo que foi e está sendo feito, além de permitir automatizar as principais tarefas do processo. E não é só isso. Conheça, abaixo, mais alguns bons motivos para investir na ferramenta:

Oferece um pipeline de entrega

O Cerberon oferece um pipeline de entregas contínuas, ampliando a visão dos desenvolvedores e permitindo que cada aplicação seja entregue de maneira incremental. Tudo com alto nível de precisão, confiabilidade, coesão e eficiência repetíveis.

Faz compilações automáticas

Além dos processos e controles de entrega se beneficiarem com a automação, o Cerberon também atua diretamente na CI (Integração Contínua), compilando e testando automaticamente cada aplicação. Isso reduz o ciclo de integrações e o torna mais frequente, agilizando processos e eliminando o índice de erros por falhas humanas.

Controla os códigos

Outra função primordial que a ferramenta oferece é o controle dos códigos-fonte. Graças aos recursos de rastreamento e monitoramento de eventos, como edições, inclusões e exclusões de partes dos códigos, as aplicações terão menor índice de incidências de falhas recorrentes.

Dessa forma, a compilação e a integração contínua automática das aplicações deve garantir uma qualidade superior aos códigos criados, já que estarão livres de ações manuais no processo e, por isso, terão menores riscos de erros. Isso também vai inibir ações de má-fé, impedindo que códigos maliciosos (malwares) sejam inseridos propositalmente dentro das aplicações e evitando a propagação deles por todo o ambiente de desenvolvimento.

Quando se trabalha com grandes equipes subdividas e espalhadas geograficamente, é crucial para o negócio que se estabeleça um bom controle de códigos-fonte, e isso pode ser resolvido com o Cerberon.

Além dessas, você pode descobrir outras vantagens exclusivas da ferramenta diretamente no site da GAEA. Então, não perca mais tempo e dinheiro. Construa suas aplicações para serem escaláveis com a ajuda dos recursos disponíveis através do Cerberon.

Pronto para começar? Entre em contato com a GAEA agora mesmo e veja com elevar o patamar de produções do seu negócio!

2018-04-10T19:26:16+00:000 Comments