Lean Seis Sigma: como aplicar essa metodologia na área de TI
A melhoria das rotinas corporativas das empresas modernas, muitas vezes, são feitas com o apoio de métodos de trabalho mais eficientes e inovadores. Um dos mais tradicionais é a metodologia Lean Seis Sigma. Criada no mundo da tecnologia, ela tem apoiado negócios a terem a agilidade necessária para se manter à frente do mercado e fidelizar consumidores.
Em outras palavras, investir no método Lean Seis Sigma é investir no sucesso da sua marca a médio e longo prazo. A qualidade de seus produtos e serviços será ampliada, ao mesmo tempo em que a organização interna do ambiente de trabalho ganhará melhorias. Com isso, a competitividade – e os lucros – aumentam rapidamente.
Se você quer saber mais sobre a metodologia Lean Seis Sigma e como ela pode ser adotada pela sua empresa, confira o post a seguir!
O que é a metodologia Lean Seis Sigma?
A metodologia Lean Seis Sigma foi criada em 1987 pelos profissionais da Motorola. Ela ganhou notoriedade em todo o mundo corporativo alguns anos depois, após o CEO da GE, Jack Welch, levar essa forma de trabalho para a empresa. Na GE, Welch conseguiu utilizar a Lean Seis Sigma para reduzir custos, melhorar a performance da cadeira corporativa e aumentar o lucro dos produtos da marca como um todo.
Quais são as bases do Lean Seis Sigma?
A metodologia Lean Seis Sigma é uma derivação do Lean Manufacturing. Esse método foi criado pela Toyota para reduzir os desperdícios na sua linha de produção. Como consequência, a empresa conseguiu atingir o posto de uma das maiores empresas de automóveis do mundo, com veículos robustos, confiáveis e com pouca necessidade de reparos.
A metodologia Lean Seis Sigma leva essa preocupação com a qualidade para novos mercados. A partir de um conjunto de ações, ela ajuda empresas a ter um ambiente de trabalho com mais fluidez, menos prejuízos e erros. Assim, os projetos corporativos são beneficiados, com o desenvolvimento de soluções, e a produção de mercadorias deixa de ter prejuízos comuns a ambientes pouco funcionais.
Tudo isso é possível a partir de cinco princípios, que são:
- a redução dos custos empresariais a partir de uma maior integração e alinhamento de processos;
- a eliminação dos possíveis defeitos em um produto com processos mais inteligentes;
- a otimização do atendimento às demandas do consumidor, com maior aderência aos prazos e produtos entregues sempre dentro dos padrões esperados;
- otimização das políticas de atendimento, garantindo que o pós-vendas possa manter o cliente fidelizado e com os seus problemas resolvidos o mais rápido possível;
- criação de processos e modelos organizacionais que otimizem os níveis de qualidade e produtividade da empresa.
Por que investir no método Lean Seis Sigma?
Investir na metodologia Lean Seis Sigma traz muitos benefícios para a empresa. Em conjunto, eles contribuem para tornar o negócio mais competitivo e alinhado com as demandas do mercado. Confira a seguir!
Maior eficiência no ambiente corporativo
A metodologia Lean Seis Sigma consegue otimizar toda a cadeia operacional da empresa. Isso se traduzirá em um ambiente com menos erros, taxas de desperdício reduzidas e a entrega de produtos de maior qualidade. Ao mesmo tempo, também contribui para que problemas de pós-vendas deixem de ser frequentes.
Maior produtividade das equipes
Um ambiente com menos erros operacionais e problemas de qualidade é um ambiente naturalmente mais produtivo. O negócio passa a contar com um fluxo de trabalho mais ágil e capaz de sempre manter-se em dia com a demanda, ou seja, em conformidade com os indicadores de qualidade. Afinal, interrupções causadas por erros deixarão de fazer parte da rotina do negócio.
Aumento do valor agregado dos produtos e serviços da empresa
Se o negócio consegue ampliar a qualidade geral dos seus produtos, ele também consegue maximizar o seu valor agregado. Para a empresa, isso representa mais competitividade e lucratividade. Afinal de contas, as suas soluções serão muito mais atraentes para os clientes.
Como adotar o Lean Seis Sigma?
A adoção ao Lean Seis Sigma envolve um conjunto de passos. Eles permitem ao negócio integrar práticas de maior qualidade sem conflitos ou erros. Assim, a integração da empresa a essa nova forma de trabalho, assim como o aproveitamento dos recursos, serão sempre o maior possível.
Confira a seguir os passos necessários para adotar a metodologia Lean Seis Sigma!
Faça um planejamento robusto
O primeiro passo para implementar o método Lean Seis Sigma é planejar os processos de inserção e integração de novas rotinas e equipes. Isso passa por uma análise do perfil do negócio e a compreensão do que deve ser modificado. Assim, a empresa pode direcionar o seu foco para questões prioritárias e ter a agilidade necessária para mudar a sua cultura interna dentro do que o mercado demanda.
Treine os times
O treinamento das equipes é uma etapa fundamental para a adoção da metodologia Lean Seis Sigma dar certo. Ele deve contar com uma comunicação eficiente, capaz de ajudar os profissionais a entender por qual motivo as mudanças estão sendo aplicadas e como elas devem ser feitas. Isso garante ao negócio a habilidade de migrar para a nova cultura de maneira integral, sem conflitos ou problemas na absorção de novos processos.
Revise resultados
A revisão de resultados é algo que deve fazer parte dos processos de qualquer empresa que muda o seu fluxo de trabalho ou adota novas rotinas. Isso permite avaliar possíveis erros, identificar inconsistências e garantir que nada fique fora do padrão. Além disso, ajuda o negócio a entender o retorno sobre o seu investimento e a fazer novos projetos com um conjunto de dados mais robusto.
A competitividade do mercado brasileiro cresce anualmente. Seja por fatores externos, como a crise da Covid-19, ou por fatores internos, como a maior abertura do mercado brasileiro a novos players, as empresas devem sempre se manter ativas para otimizar rotinas e atingir suas metas. Isso se dá, principalmente, pela melhoria dos processos corporativos.
Investir na metodologia Lean Seis Sigma é uma das formas de atingir essa meta. Otimizando as rotinas com uma orientação consolidada no mercado, a empresa pode ampliar o valor agregado de seus produtos e evitar prejuízos. Assim, todos poderão garantir que a experiência do consumidor ao lidar com a sua marca será superior ao relacionamento com concorrentes.
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