fbpx
Confira quais são as lições da pandemia para o setor de TI

Confira quais são as lições da pandemia para o setor de TI

A Covid-19 mudou todos os setores da economia. Da logística ao e-commerce, várias áreas precisaram se adaptar rapidamente. Nesse contexto, quem conseguir incorporar as lições da pandemia da melhor forma possível sairá à frente da concorrência e se manterá lucrativo.

Na área da tecnologia, por sinal, as mudanças estão acontecendo rapidamente. Por isso, gestores de TI devem estar atentos: fazendo os ajustes corretos, eles poderão contribuir para o negócio se manter competitivo e alinhado com as demandas do mercado.

Quer saber mais sobre o tema e as principais lições da pandemia? Então confira o post!

Por que estar atento aos impactos da pandemia é importante para sua empresa?

A Covid-19 está obrigando empresas a manterem times em regime de trabalho remoto e a otimizarem seus processos de logística. Isso exige uma nova visão sobre como o negócio mantém suas operações e sua infraestrutura de TI: mais pessoas trabalhando remotamente demanda um cuidado redobrado com performance e segurança de dados.

O olhar cuidadoso para o cenário pandêmico e pós-pandêmico auxiliará o negócio a se planejar com mais qualidade. Todas as decisões serão capazes de evitar riscos como vazamentos de dados e ajudarão os times a se manterem funcionais e com boa produtividade. Assim, a empresa poderá manter a competitividade e garantir o atendimento das demandas do seu público-alvo.

Quais as mudanças a pandemia trouxe para a TI corporativa?

A área de TI foi uma das principais afetadas pela Covid-19. Profissionais do setor tiveram que se adaptar rapidamente, ampliando o uso da nuvem e maximizando a flexibilidade da infraestrutura. Veja a seguir as lições que a pandemia trouxe para o setor!

Maior uso de automação

A automação já era uma realidade de muitos negócios. A Covid-19 reforçou a necessidade de investir em meios de manter o negócio funcional sem o apoio direto de pessoas. Afinal, com parte da equipe em casa, ter rotinas automatizadas é algo crítico para evitar atrasos ou quedas de produtividade.

Investimentos em cloud computing

A nuvem se tornou um investimento de grande importância durante a pandemia. Ter uma equipe apoiada no cloud computing permite ao negócio executar operações em qualquer lugar. Assim, a adaptação a regimes de trabalho remoto pode ser feita de modo natural, com uma mudança apenas relacionada ao ambiente de trabalho diário.

Virtualização em lugar estratégico

Virtualizar sistemas permite à empresa migrar aplicações inteiras para a nuvem e ter mais flexibilidade em seu dia a dia. Em uma situação como uma pandemia, isso traz grande valor para a empresa: mesmo que a aplicação não tenha sido desenvolvida originalmente para o cloud computing, ela poderá ser migrada e utilizada por toda a equipe em um ambiente confiável, com alta disponibilidade e segurança.

Como uma adaptação rápida ao novo contexto traz ganhos de longo prazo?

Toda empresa deve incorporar as lições da pandemia no seu dia a dia. Isso tornará o negócio mais adaptado a eventos futuros e, principalmente, flexível: executar projetos, reduzir custos e se manter ágil mesmo com equipes trabalhando remotamente deixará de ser um problema até mesmo nos negócios com estrutura tradicional.

A incorporação de novas tecnologias poderá ser feita rapidamente. Com uma equipe preparada para lidar com mudanças em poucos dias, investir em um novo sistema será algo muito mais ágil. Afinal, os ajustes serão aplicados em um ambiente mais adaptado a mudanças.

Por isso, não deixe de pensar nas lições da pandemia como uma oportunidade para sua empresa se reinventar. Com uma cultura mais flexível, dinâmica e ágil, todos poderão sempre se manter alinhados com as tendências do mercado. Isso contribuirá para a empresa ser mais competitiva e com uma marca que reflita esse diferencial.

Curtiu a nossa dica? Então assine já a newsletter do blog para ter acesso aos nossos próximos conteúdos!

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário