Este artigo começará explicando um pouco sobre o conceito desta nova tendência tecnológica a Hybrid Cloud. A expressão diz respeito a uma tecnologia computacional de serviço integrado que, como o próprio nome diz, mescla diferentes tipos de nuvem. Trata-se, mais especificamente, da junção de armazenamentos públicos e privados que desempenham funções distintas e se complementam dentro da infraestrutura de TI de uma empresa.

Como as nuvens públicas (quando há o compartilhamento da nuvem com outras empresas, separadas por camadas de gerenciamento e acesso) oferecem mais escalabilidade do que as privadas (que servem somente a uma organização: suas filiais, parceiros de negócio etc.), existem muitos empreendimentos que precisam utilizar os dois modelos em sua operação.

Imagine que uma empresa queira tratar seus dados referentes a transações financeiras ou outras informações as quais considera muito sensíveis internamente. Ela irá preferir montar uma nuvem privada. Já para os dados que não são tão sensíveis, pode perfeitamente trabalhar em um serviço de armazenagem público. Desta decisão pode nascer uma hybrid cloud.

A implementação da Hybrid Cloud

Modelos de hybrid cloud podem ser implementados de inúmeras maneiras. As três mais comuns são as seguintes:

  • Separando provedores de nuvem para fornecer serviços tanto privados e públicos como um serviço integrado;
  • Provedores de nuvem individuais oferecendo um pacote híbrido completo;
  • As organizações que gerenciam suas nuvens privadas contratando um serviço de cloud pública, que depois integram em sua infraestrutura.

A Hybrid Cloud como uma tendência tecnológica

Agora que você conhece o que é Hybrid cloud, sabe que ela é também uma ótima escolha para empresas que já contam com uma infraestrutura interna e que desejam aproveitar os benefícios da cloud computing como, redução de custos, escalabilidade, segurança da informação e flexibilidade. Vamos agora entender porque ela é uma das principais tendências para o próximo ano.

De acordo com um relatório do Gartner sobre tendências tecnológicas para 2016, as hybrid clouds devem crescer bastante nas escolhas das empresas em todo o mundo. Entre os benefícios estão:

Facilitar a conectividade

Além de gerenciar arquivos, as empresas devem incorporar vários processos de negócios, tais como mensagens internas, programação, business intelligence e análise, e outros sistemas de CRM.

Ofertas de nuvem pública por si só não facilitam a integração com hardwares no local. Dispositivos como impressoras, scanners, aparelhos de fax e dispositivos de segurança física, como câmeras de segurança, sensores de incêndio e outros, podem não ser interessantes para adoção da nuvem pública. Em vez de isolar esses dispositivos de missão crítica do resto da rede da organização, usar um componente de nuvem privada resolve o problema.

Diminuir a complexidade e facilitar o gerenciamento de TI

Com o modelo de nuvem híbrida, tomadores de decisões de TI têm mais controle sobre ambos os componentes do que usando uma plataforma de nuvem pública pré-embalados, especialmente para gerenciamento de conteúdo corporativo. Soluções de software-as-a-service (SaaS) enfrentam remodelações frequentes e edições sem aviso prévio ou consentimento e, se forem mal escritas, podem quebrar a compatibilidade com conteúdo preexistente.

Aproveitar a nuvem pública sem abrir mão da infraestrutura interna

Hybrid cloud permite que as organizações aproveitem as capacidades de fornecedores de plataformas de nuvem pública, sem descarregar a totalidade de seus dados para um datacenter de terceiros. Isto proporciona uma grande flexibilidade em tarefas de computação, mantendo os componentes mais importantes dentro do firewall da empresa.

Lidar melhor com os dispositivos móveis dos colaboradores e proporcionar mobilidade corporativa

Como os colaboradores, cada vez mais, trazem seus próprios dispositivos para o ambiente corporativo e querem usar serviços de nuvem fora da jurisdição de TI, o controle e liberação de acesso torna-se mais complexo.

Ao contrário da abordagem tradicional de proibir, as organizações se veem forçadas a abraçar este novo comportamento e encontrar maneiras de controlá-lo e evitar riscos. A solução é criar uma nuvem híbrida para separar as redes e permitir a utilização das soluções baseadas em nuvem.

Equilibrar custos

Escolher hybrid cloud, de acordo com o estudo do Gartner, também tem sido uma escolha dos gestores de TI para equilibrar os custos. Ao invés de manter tudo numa nuvem privada e concentrar toda a preocupação com segurança, atualizações tecnológicas e gastar com mão de obra especializada, algumas soluções em nuvem pública podem ser alocadas para dar mais previsibilidade e diminuir os investimentos.

Otimizar processos

A hybrid cloud também é uma forma de otimizar processos internos sem fazer grandes alterações na operação. Neste esquema, durante o período de migração para a nuvem pública, sistemas e serviços essenciais para o andamento da empresa são mantidos na nuvem privada.

Garantir segurança da informação

Existem dados que precisam de constante monitoramento e backups. Fazer isso internamente pode custar caro e exigir expertises e ferramentas que a empresa não possui. Assim muitos gestores optam por contratar um bom serviço de cloud pública e veem suas capacidades de gestão da segurança da informação serem aumentadas sem precisar fazer grandes investimentos, o que diminui as preocupações.

A preparação para o modelo Hybrid Cloud

Como vimos ao longo deste texto, nem todas as empresas que utilizam algum serviço de cloud público e privado tem uma nuvem híbrida. Ao invés disso, este tipo de a nuvem é um ambiente onde os serviços públicos e privados são usados ​​em conjunto para criar valor.

Além de conhecer as necessidades, portanto, é preciso entender como esta junção ajudaria o seu negócio e a disponibilizar do auxílio de um bom provedor de serviços de cloud. Nesse sentido, é preciso avaliar não somente as capacidades técnicas, mas também a reputação do fornecedor, sua imagem no mercado e os clientes que ele já atende.

Mais do que adquirir um serviço de hybrid cloud, é preciso que tanto a TI quanto as outras áreas de negócio estejam prontas para a mudança de abordagem e adequações à mudança. Como tudo que gera transformações, estamos falando de alterações na cultura organizacional em relação a este setor.

Entendeu o que é Hybrid Cloud? Tem mais alguma dúvida sobre este assunto? Deixe um comentário que teremos prazer em ajudá-lo!

Para seguir acompanhando nossas publicações e interagir conosco, curta nossa página no Facebook!