fbpx
Conheça as opções de backup e qual a melhor para sua empresa

Conheça as opções de backup e qual a melhor para sua empresa

Uma das grandes preocupações para os gestores de TI nas empresas é a proteção dos dados e do sistema. Isso porque, por melhores que sejam o planejamento de segurança e os recursos empregados, não há sistema que esteja 100% seguro — e os criminosos virtuais se aperfeiçoam conforme a tecnologia evolui. Nesse cenário, a melhor ferramenta de prevenção são as opções de backup.

O backup nada mais é do que uma cópia de segurança dos dados de uma empresa, que estejam armazenados em um servidor físico ou digital. Ou seja: o backup garante, além da integridade das informações, a oportunidade de a empresa conseguir retomar as suas atividades com rapidez, mesmo após um desastre. Nesse post, vamos entender a importância do backup e quais são as principais opções disponíveis para a sua empresa. Confira!

Por que o backup é importante?

Os problemas nunca chegam com hora marcada. Então, por que o gestor não deveria se antecipar a esses problemas, não é mesmo? Os criminosos virtuais vivem de fraudes, ataques e invasões — e são especialistas em tecnologia.

Eles sabem quando e por que um software foi atualizado, mapeando as vulnerabilidades que foram corrigidas. Dessa maneira, fazem ataques de força bruta para tentar invadir servidores que estejam utilizando os softwares desatualizados. Os criminosos também destrincham os principais antivírus e sistemas de segurança, em busca de brechas.

Toda camada de segurança é importante para a infraestrutura de TI de uma empresa, só que não há proteção 100% eficaz. Uma lacuna pode ser responsável pela perda de dados ou pelo bloqueio de um sistema — feito por um hacker. Em muitas dessas situações, o backup é a melhor saída.

Quais são os principais tipos de backup?

As opções de backup podem ser categorizadas de acordo com a periodicidade e com o ambiente. Nesse tópico, vamos trazer os dois modelos e também suas diversas opções.

Backup completo

Vamos começar analisando os backups de acordo com a sua periodicidade; ou seja, os intervalos em que eles acontecem. O backup completo é aquele em que é feita uma cópia completa de todos os dados da empresa, de uma vez só. Isso significa que ele é mais demorado, exige mais espaço de armazenamento e é realizado com menos frequência.

É utilizado como ponto de partida para que um outro tipo de backup seja implementado — que seja realizado com mais frequência, como o incremental e o diferencial, que darão sequência ao armazenamento de dados a partir desse primeiro backup completo.

Backup incremental

O backup incremental é uma das opções que podem ser realizadas com mais frequência, pois salva apenas os dados que foram modificados após o último backup concluído. Por exemplo, se a periodicidade de backups em sua empresa é semanal e você fez um backup nessa quarta-feira, na quarta-feira que vem o backup incremental salvará todos os dados que foram modificados nos últimos 7 dias. Se o backup for diário, o incremental recuperará os dados alterados nas últimas 24 horas.

Essa maior periodicidade significa que o processo acontece de maneira mais rápida, consumindo menos armazenamento a cada vez.

Backup diferencial

O backup diferencial, por sua vez, tem como referência sempre o último backup completo, não importando se foi realizado um ou mais backups incrementais no período. Se você fizer um backup completo na segunda-feira, um incremental na quinta-feira e outro incremental no sábado, o próximo backup diferencial salvará todos os dados modificados desde segunda-feira.

Um dos benefícios da utilização do backup diferencial é que a recuperação de desastres costuma ser mais rápida, já que o sistema depende de apenas duas referências para retomar as informações — o último backup completo e o último diferencial.

Armazenamento doméstico

Aqui, a gente começa a categorizar o backup de acordo com o ambiente em que ele será armazenado. O backup doméstico, como o próprio nome sugere, é aquele realizado utilizando um dispositivo físico dentro da empresa. Há algumas décadas, alguns HDs davam conta do backup de uma empresa média ou pequena.

Hoje, com a grande quantidade de dados produzida, para contar com um backup doméstico seguro a empresa tem que investir em um datacenter interno. Manter essa infraestrutura não é barato, o que pode levar a empresa a perder competitividade — pois terá que repassar todos os custos para o seu produto ou serviço. Nesse cenário, a melhor opção é utilizar a computação em nuvem, como veremos a seguir.

Backup em nuvem

A computação em nuvem é um dos pilares da transformação digital, por ser um ambiente de base para uma série de tecnologias, sistemas e processos, e o armazenamento é um dos seus recursos mais utilizados. Existe uma série de benefícios na utilização do armazenamento em nuvem para o backup, como:

  • escalabilidade — conforme a demanda por mais espaço cresce, a empresa precisa apenas solicitar mais recursos ao seu provedor, pagando somente o que utilizar;
  • mobilidade — como os dados ficam armazenados em um servidor remoto, eles podem ser acessados e recuperados de qualquer lugar e com qualquer dispositivo;
  • redundância — a nuvem é formada por uma série de servidores espalhados pelo mundo e conta com redundância, que garante a integridade das informações;
  • redução de custos — diferentemente do backup doméstico, na nuvem a manutenção da infraestrutura física fica por conta do provedor, que dilui os valores entre seus clientes.

Das opções de backup, qual devo escolher?

A opção de backup escolhida deverá ser a que melhor atender às demandas da sua empresa. Em relação ao ambiente, não há dúvidas de que utilizar a computação em nuvem é a melhor opção, pois, além de mais barata, é altamente escalável.

Em relação à periodicidade, o melhor é intercalar os modelos, fazendo sempre um backup completo inicial, para depois completá-lo com o incremental e/ou o diferencial. Assim, você torna o processo mais rápido e reduz o intervalo — resultando em menos tempo entre um backup e outro, o que significa que menos dados serão perdidos caso aconteça algum problema.

Como vimos, há 5 opções de backup, que variam conforme os intervalos e o local onde será feito o armazenamento. O mais importante é que você entenda a necessidade de contar com esse procedimento de segurança da informação em sua empresa. Investir em prevenção é a melhor maneira de evitar perdas significativas no futuro.

Gostou do post? Então, assine já a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão.

Deixe um comentário