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Como equilibrar valor e qualidade no desenvolvimento software

Como equilibrar valor e qualidade no desenvolvimento software

Quando se fala em qualidade no desenvolvimento de software, é preciso considerar a importância da qualidade em projetos corporativos em geral e, então, aplicar para o contexto da TI. 

A qualidade pode ser definida como a busca por uma entrega otimizada, que considere: expectativas dos clientes, padrões da própria empresa e padrões do mercado. Nesse sentido, pode haver um conflito entre essas concepções.

Por isso, se fala em equilibrar a noção de valor com um produto de software e o que se entende como qualidade.

A importância de agregar valor e qualidade no desenvolvimento de software

Primeiro, vamos falar sobre a importância de agregar valor no desenvolvimento de software

O valor quando se fala em software pode ser definido como a percepção de que aquele produto trará benefícios reais para os clientes. Ou seja, é a noção de que o sistema será realmente benéfico e útil para as pessoas. 

A concepção de valor depende, necessariamente, de como o cliente vai enxergar o software. É a adequação da aplicação às necessidades e aos desejos daquele consumidor, o que varia bastante a depender do perfil do consumidor.

A entrega de valor é algo bem subjetivo. Pode mudar, a depender de como varia o pensar das pessoas. Pode ser influenciada por mudanças de rumo no mercado também. 

Por outro lado, a noção de qualidade no desenvolvimento de software é algo que está atrelado a esse valor. A qualidade pode ser subjetiva ou objetiva. A percepção subjetiva tem a ver com a forma como o produto se adapta ao valor percebido pelos clientes.

Ou seja, é uma qualidade que os consumidores julgam, com base em seus critérios. Pode estar relacionada com a usabilidade, a finalidade de uso ou ainda com a experiência do usuário. Envolve tanto aspectos emocionais quanto aspectos mais racionais.

Por outro lado, a qualidade objetiva é baseada na visão da própria empresa, guiada por indicadores e padrões de produção. É submeter um software a um controle sistematizado, com etapas de testes e consolidação, por exemplo.

É uma maneira de certificar que o produto sairá das dependências da empresa para o mundo com um padrão confiável de qualidade e consistência.

Portanto, temos aí dois conceitos que podem ser similares ou muito diferentes. A questão é ponderar que qualidade e valor são analisados em processos industriais de desenvolvimento, processos em que tempo, custos e imprevistos entram na equação.

Há casos, por exemplo, em que a definição objetiva de qualidade não está alinhada com o que espera da empresa por parte dos clientes. Às vezes, os consumidores querem algo mais rápido, ágil, em tempo de internet. Ao passo que a qualidade muitas vezes requer um pouco de demora.

O controle de qualidade significa, em muitos casos, processos a mais na etapa de desenvolvimento. Isso consequentemente prolonga os prazos. 

Também há situações em que a percepção de valor e qualidade estão desalinhadas por conta da diferença de visões. A empresa, guiada por seus indicadores e por sua autoconsciência, pode ter uma noção mais simplista do valor. 

Enquanto isso, os clientes buscam questões mais complexas, como um cuidado maior com experiência, por exemplo. 

Como é possível equilibrar entrega de valor e qualidade no desenvolvimento de software

Um dos pontos para equilibrar a entrega de valor e a qualidade é uma boa compreensão do negócio, do nicho e do que se espera. Uma boa análise do segmento permite entender exatamente o que é qualidade e o que não é.

Isso direciona as abordagens. Pois a empresa amadurece a visão acerca do que é importante considerar e é capaz de eliminar tempo, com atalhos otimizados.

Ouvir os clientes é outra ótima dica. Isso inclui uma compreensão do que os consumidores pensam, de quais são suas necessidades e de como é possível apresentar soluções práticas e certeiras para lidar com isso.

O estudo dos clientes inclui uma análise deles como pessoas, não somente como compradores. Assim, é preciso ir a fundo e estudar características psicológicas, medos, anseios, desejos, necessidades, ambições.

Entenda, então, como aquela experiência com o software vai proporcionar valor, de acordo com o que espera o seu cliente.

O tempo de entrega também é muito importante. Como falamos, esse conflito entre a agilidade que se espera e o tempo para garantir a qualidade pode prejudicar esse equilíbrio. Então, é necessário garantir a velocidade na produção, mesmo com a qualidade como um norte.

Uma das formas de efetuar isso é com uma visão ágil de projetos aplicada ao desenvolvimento de software. Nesse sentido, os testes e as etapas de qualidade podem ser diluídos ao longo de todo o processo. Isso facilita controlar a consistência do que é entregue, sem que isso gere um peso a mais.

Ou seja, a empresa não necessariamente terá que atrasar o processo todo, mas poderá ter essa verificação extra para atestar a qualidade dos seus resultados. 

Pensar em soluções de desenvolvimento, como desenvolvimento em nuvem, também pode ser uma ótima ideia.

A importância de investir nesse equilíbrio

O equilíbrio entre valor e qualidade pode ser crucial para uma melhor aceitação dos produtos da empresa no mercado. Ou seja, isso pode definir como a empresa vai se destacar entre seus clientes e até mesmo ser decisivo para conquistar novos clientes.

Uma vez que esses pontos estão devidamente alinhados, é possível entregar valor a partir de mecanismos certeiros para garantir qualidade. Não haverá ruídos entre essas definições.

Em geral, a empresa consegue vender melhor, alcançar mais pessoas, expandir suas operações, desenvolver uma imagem mais sólida no mercado e muito mais.

A qualidade no desenvolvimento de software pode ser dividida em uma definição subjetiva e objetiva. É importante que ambas as definições estejam alinhadas para que a qualidade implique geração de valor para os clientes. Um valor real, concreto.

Para alcançar isso, é necessário estudar o mercado e os consumidores, de modo a buscar a clareza sobre os métodos e sobre as etapas. Assim, a empresa deve se esforçar em reestruturar seus processos, em busca de maior consistência para entregar produtos valiosos e excelentes.

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