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Teste de software: o que é, tipos, importância e mais

Teste de software: o que é, tipos, importância e mais

Você quer desenvolver soluções de qualidade e excelência para os seus clientes? Então, precisa conhecer o teste de software, uma das etapas do controle de qualidade dos programas desenvolvidos na sua organização.

O teste de software é uma forma de identificar e solucionar os erros de um sistema antes que ela chegue até o cliente. Dessa forma, a sua equipe tem a oportunidade de melhorar o software e entregá-lo apenas quando perceber que está totalmente adequado ao que foi solicitado pelo consumidor. Isso traz uma série de benefícios para a sua empresa como um todo.

Quer saber mais sobre o que é e como funciona o teste de software? Então, continue a leitura e descubra!

O que é teste de software?

O teste de software, como o próprio nome já indica, é uma das etapas de controle de qualidade do desenvolvimento de um sistema em que as suas funcionalidades e especificações são colocadas à prova.

Isso significa que é por meio dessa etapa que você é capaz de verificar se determinado software foi desenvolvido dentro dos padrões de qualidade exigidos e se todas as funcionalidades estão em operação. Também é nessa etapa que você verifica se as exigências do cliente foram atendidas.

Qual a importância do teste de software?

Para entender qual a importância do teste de software no processo de desenvolvimento, imagine o processo de trabalho da sua equipe de TI.

Um cliente chega à empresa com a demanda para um trabalho específico. Nesse momento, ele explica qual o tipo de software que ele precisa e quais são as funcionalidades que ele deve conter. A partir disso, você monta um escopo e delega a atividade de desenvolvimento para o time.

Ao final do trabalho, a equipe de TI pode entregar o software ao cliente, mas, quando ele começa a utilizá-lo, percebe uma grande quantidade de erros e problemas. Pode ser, inclusive, que uma das funcionalidades solicitadas não esteja presente. Isso gera transtornos, tanto para o cliente quanto para o seu time. Além de atrasos, o cliente pode ficar insatisfeito com o trabalho realizado e, inclusive, manchar a reputação da sua empresa no mercado.

É aí que entra o teste de software como uma etapa importante do processo de desenvolvimento. Ele permite que você identifique esses problemas antes que o produto final chegue até o cliente. Com isso, a equipe de TI pode trabalhar na solução, melhorando-a e aprimorando-a, de forma a entregar um serviço de excelência para o cliente.

Por que o teste de software é indispensável?

Diante da situação relatada, fica nítida a importância de contar com o teste de software como uma das etapas de desenvolvimento na sua empresa. Mas, se você ainda tem dúvidas, veja agora os motivos que fazem com que esse processo seja indispensável.

Alinha as expectativas com os clientes

Um dos grandes benefícios do teste de software é a possibilidade de alinhamento da sua equipe com os objetivos do cliente. Isso é essencial para que as expectativas dele sejam atendidas, de forma a garantir a satisfação com o trabalho realizado pelo seu time.

Esse alinhamento é necessário uma vez que, muitas vezes, o seu cliente terá menos conhecimentos sobre a área de TI do que os seus colaboradores. Dessa forma, ele pode explicar o que precisa de forma informal, sem deixar claras as suas expectativas reais e exatamente o que deseja em relação às funcionalidades e design do softwares que está sendo desenvolvido.

Porém, quando você realiza o teste de software, principalmente com a presença do cliente, ele pode mostrar exatamente o que está em conformidade com o que ele deseja e aquilo que ainda não foi contemplado. Dessa forma, antes mesmo da entrega final, a sua equipe é capaz de solucionar os problemas e entregar o que foi solicitado.

Permite a identificação de erros antes da entrega

Muitas vezes, após o desenvolvimento de um software, pode ser que existam erros e problemas que só serão identificados ao longo do tempo, com o uso da ferramenta. Quando você entrega para o cliente sem a realização do teste, esses erros só serão percebidos quando ele precisar de determinada funcionalidade, podendo demorar semanas e meses para que ele entre em contato com você novamente.

Isso gera insatisfação no cliente e ainda pode atrasar o fluxo de trabalho da sua equipe, que não se planejou para atender a essa demanda urgente. Dessa forma, o teste de software pode ser um grande aliado na hora de evitar esse tipo de situação desagradável.

Quando você realiza o teste de software, consegue identificar esses erros anteriormente. Com isso, eles podem ser solucionados antes que o produto chegue ao cliente, sendo que a sua equipe se planeja para esse momento de solução de problemas durante o tempo determinado para o desenvolvimento.

Evita atrasos

Encontrar erros após o desenvolvimento completo de uma solução pode ser um grande problema para a sua equipe. Isso porque, quando toda a programação já foi realizada e o código-fonte já está completo, é mais difícil identificar o local exato no qual a mudança precisa ser feita para solucionar o problema e isso pode gerar atrasos nas entregas para os seus clientes.

O teste de software deve ser realizado ao final do processo. Porém, ele também pode ser rodado ao longo do desenvolvimento, mesmo sem o trabalho completo. Com isso, a equipe é capaz de identificar erros com antecedência e corrigi-los enquanto desenvolve, evitando atrasos e facilitando a solução de problemas.

Traz confiabilidade para a sua empresa

A sua empresa tem uma reputação no mercado, o que interfere diretamente no quão confiável ela é aos olhos dos clientes. Quanto melhores os feedbacks que você obtém dos seus consumidores, melhor é essa reputação.

Quando você investe no teste de software, entrega soluções de excelência para os clientes, com menos atrasos e erros. Dessa forma, eles se sentem mais satisfeitos com o trabalho realizado e podem, inclusive, dar feedbacks positivos para amigos ou outras pessoas que pedirem indicações.

Isso significa que o teste de software ajuda você a ganhar a confiança dos consumidores, melhorando a sua reputação perante o mercado como um todo.

Possibilita a atração e retenção de clientes

Por fim, vale lembrar que quanto melhor for a sua reputação no mercado, maiores são as suas chances de atrair e reter clientes. Isso significa que quando você desenvolve soluções de excelência para os consumidores, o que é potencializado pelo teste de software, você é capaz de torná-los não apenas consumidores fiéis, mas também promotores da sua marca.

Esses clientes satisfeitos indicam a empresa para outras pessoas, fazendo a propaganda da organização entre os conhecidos. Com isso, você retém e atrai clientes para o negócio, potencializando seu lucro e aumentando as chances de sucesso da sua empresa.

Como e quando é feito o teste de software?

Quando se fala no melhor momento para realizar o teste de software, é importante que você entenda que ele deve ser feito sempre ao final do processo de desenvolvimento — antes de entregar a solução ao cliente. Porém, esse não é o único momento no qual ele pode ser realizado.

Você também pode incorporar o teste de software ao longo do ciclo de desenvolvimento, de forma a identificar os erros prematuramente, solucionando-os com mais facilidade.

O teste de software segue algumas etapas, sendo elas:

  • planejamento;
  • preparação;
  • especificação;
  • execução;
  • entrega.

É importante entender que você pode testar diversos elementos do seu sistema, como o design, funcionalidades, adequação ao escopo, usabilidade, confiança, segurança, entre outros. Essas decisões devem ser tomadas de acordo com as principais características do sistema que está sendo desenvolvido.

Também é importante saber que o teste de software é um processo que pode ser automatizado. Dessa forma, é fundamental que você entenda qual o melhor tipo de teste e a forma como ele deve ser feito para que cumpra os objetivos propostos.

Quais são os tipos de teste de software?

Existem diversos tipos de teste de software e cada um deles tem determinadas funções e objetivos. Entender cada um deles é essencial para que você planeje o processo da melhor forma possível.

Os principais tipos de teste de software são:

  • unidade: verifica a qualidade de cada uma das unidades do software;
  • integração: verifica a qualidade das unidades em conjunto;
  • sistema: estuda a usabilidade e experiência do cliente;
  • aceitação: verifica a opinião do usuário em relação ao software;
  • regressão: utilizado após a atualização de determinado sistema, verifica o funcionamento do software como um todo;
  • operação: verifica como o software funciona durante o uso.

Como você pode perceber, o teste de software é uma etapa essencial do desenvolvimento, sendo uma das responsáveis pela garantia da qualidade do produto final ao cliente. Ele traz uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para o consumidor e a equipe de TI, garantindo a qualidade do produto final e impactando, inclusive, na captação de clientes pela sua empresa.

Portanto, agora que você já sabe mais sobre o assunto, comece a implementar essa etapa no ciclo de desenvolvimento da sua equipe de TI e aproveite todas as vantagens que ela pode trazer!

Quer saber como podemos ajudar você a implementar o teste de software e realizar outras melhorias no setor de TI da sua empresa? Então, entre em contato com a GAEA agora mesmo e descubra!

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