fbpx
Desenvolvimento de software sob demanda: quais as vantagens?

Desenvolvimento de software sob demanda: quais as vantagens?

A transformação digital aumentou a demanda por ativos de TI nas empresas, exigindo muito mais precisão e velocidade nos projetos. Nesse cenário, o desenvolvimento de software sob demanda vem ganhando destaque, pois entrega exatamente o que a empresa necessita para extrair o máximo do potencial tecnológico.

Esse modelo de software vem sendo adotado por corporações que necessitam de um sistema personalizado, mas não têm uma equipe interna com capacidade para desenvolvê-lo do zero. Para que a empresa consiga adotar um software personalizado que atenda às suas demandas, precisa entender os benefícios desse modelo e o que deve analisar na hora de escolher o seu parceiro especializado.

Neste post, vamos entender melhor o que é um software sob demanda, seus benefícios e o que ponderar antes de implementar em sua empresa. Confira!

O que é um software sob demanda?

Como o próprio nome sugere, o software sob demanda é aquele projetado e desenvolvido exclusivamente para as necessidades de uma empresa. Ao adotar essa solução, a corporação passa a ter à disposição uma ferramenta pensada de maneira pontual para todas as suas demandas, com a estruturação dos módulos e funções que atendam as rotinas internas da empresa. No tópico seguinte, você entenderá melhor como um software sob demanda impactará a sua empresa. Continue lendo!

Quais são os benefícios de contar com software feito sob demanda?

Agora que já sabemos o conceito básico do que é um software sob demanda, vamos nos aprofundar no assunto entendendo a importância desse modelo para que as empresas entrem de vez na transformação digital. Veja abaixo quais são os benefícios dessa solução.

Implementação mais rápida

Como o software é feito sob demanda, a equipe pode adaptar o seu desenvolvimento e implementação para que não haja a paralisação da produtividade. Um bom exemplo são os softwares desenvolvidos em módulos, com ajustes de funcionalidades de acordo com as necessidades da empresa.

Outro aspecto que contribui para que a implementação seja feita de maneira mais rápida é que, com a utilização de metodologias ágeis, os ajustes são realizados no decorrer do processo, ou seja, o software pode passar pelo processo de melhoria contínua, com melhorias de segurança e funcionalidades.

Engajamento das equipes

Com um software feito especificamente para as demandas da empresa, fica mais fácil obter um maior engajamento das equipes. Mesmo que haja alguns softwares comerciais que atendam bem a diversas empresas, uma solução personalizada será sempre a melhor aliada das equipes de trabalho, pois se trata de um recurso que atende desde o início a demanda do dia a dia deles.

Os colaboradores terão a possibilidade de aproveitar todos os recursos e integrações programadas, aumentando a produtividade e ampliando o retorno que a empresa terá com o investimento no software personalizado.

Melhor custo-benefício

Outro fator que torna o software sob demanda a melhor opção para uma empresa é a sua relação custo-benefício, que é muito melhor quando comparada com os modelos tradicionais.

Quando a empresa adota um software convencional, também conhecido como “software de prateleira”, corre o risco de gastar dinheiro com uma aplicação com mais funcionalidades do que realmente necessita.

Isso significa que a empresa tem um custo com módulos que não trarão retorno e que só servirão como despesa. Dessa maneira, a empresa utilizará uma solução com um custo maior de aquisição e que não foi pensada para atender às suas demandas específicas.

automatizacao deploy

Ao contar com um software sob demanda, o desempenho é otimizado, já que a ferramenta foi projetada para necessidades específicas e a empresa paga sempre por funcionalidades e módulos que trarão retorno ao negócio.

Maior integração de setores

Um bom projeto de software corporativo sob demanda deve levar em conta a necessidade de alinhamento entre os setores da empresa. A integração é um processo essencial para as corporações que querem se manter competitivas no mercado e, assim, atender com agilidade as demandas que surgem a todo momento.

Agilidade nas respostas exige flexibilidade operacional, ou seja, se a empresa mapeia o mercado e identifica uma nova estratégia de negócio para oferecer um produto ou serviço, as equipes devem estar prontas para agirem com qualidade e rapidez.

Atuando com um bom software desenvolvido por demanda, a empresa reduz consideravelmente o tempo para atender as demandas de clientes e parceiros. Sempre que as estratégias mudam, a empresa poderá requisitar updates na aplicação para que ela se adapte à nova realidade, sem a necessidade de fazer uma mudança radical.

Minha empresa precisa de um software sob demanda?

Essa é uma pergunta pertinente: quando saber se a minha empresa necessita de um software desenvolvido por demanda? As corporações que procuram o desenvolvimento desse modelo de software são aquelas que estão em busca de personalização de processos, produtos e serviços.

O importante é definir o momento adequado para o investimento em uma tecnologia desse porte. Na maioria das vezes, esse investimento deverá ser feito quando a empresa não tiver a capacidade técnica para desenvolver um sistema do zero. O grande desafio nesse momento é ter a visão necessária para criar um bom projeto e transformar essa ideia em algo que realmente traga resultados e atenda às expectativas.

Veja abaixo alguns dos sinais que podem indicar a necessidade da adoção de um software desenvolvido sob demanda:

  • verifique se o sistema atual supre as necessidades de produtividade ou se a tecnologia está obsoleta;
  • colha o feedback de quem mais sabe sobre as demandas tecnológicas da empresa — os usuários das aplicações atuais;
  • analise métricas importantes que podem indicar que o seu sistema traz mais prejuízos do que benefícios, como ROI, índice de disponibilidade, MTBF, MTTR e outros.

Se os sinais indicam que o seu processo produtivo está sendo prejudicado e que o sistema não atende às demandas de mercado, está na hora de considerar a adoção de um bom software desenvolvido sob demanda e de escolher um bom parceiro especializado para ajudá-lo no desenvolvimento dessa solução.

Como escolher um bom parceiro especializado?

A escolha do parceiro ideal deve considerar alguns requisitos importantes que permitam que a sua empresa alcance todas as vantagens que esse modelo de software oferecerá para o seu negócio. Para escolher o parceiro ideal você pode analisar:

  • a experiência — quanto tempo a empresa tem de mercado;
  • a aceitação — verifique como é a reputação da empresa com os seus clientes atuais e antigos;
  • canais de comunicação — analise se a empresa é acessível e se estão sempre dispostos a tirar dúvidas;
  • a estrutura — converse com eles e veja se eles têm a estrutura necessária para entregar o que a sua empresa necessita.

Como vimos, quando a empresa aposta no desenvolvimento de software sob demanda, passa a contar com uma solução ideal para as suas necessidades, aumentando a eficiência, produtividade e receita. Para que isso seja possível, é importante que essa empresa escolha um bom parceiro especializado nesse desenvolvimento para auxiliá-los nesse processo.

A GAEA é uma consultoria especializada que tem como foco a transformação do TI de seus parceiros, trabalhando para que a empresa ganhe mais fluidez nos processos, aumente a produtividade, reduza os custos e otimize as receitas.

Gostou do post? Quer saber como a GAEA pode ajudar a sua empresa no desenvolvimento de seu software sob demanda? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

guia de ferramentas devops

Deixe um comentário