O setor de TI depende consideravelmente de investimentos constantes para conseguir realizar suas atividades, criar soluções inovadoras e manter o funcionamento adequado e sustentável das operações (manutenções de servidores, estudos de atualizações, entre outros).

Isso envolve, principalmente, saber identificar como otimizar os investimentos em TI, de forma a garantir o máximo de eficácia com o menor custo possível. Sem isso, sua empresa desperdiçará recursos ao longo do tempo e suas estratégias poderão ser ineficientes e não surtirem os resultados esperados.

Por isso é fundamental saber como otimizar investimentos nessa área, a fim de potencializar resultados e ter entregas melhores para seu cliente final. Vamos trazer 6 dicas para alcançar esse objetivo. Aproveite a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema!

1. Aplique a governança em TI

A governança em TI é fundamental para garantir a excelência na realização das atividades internas, permitindo o crescimento dos negócios. É por meio dela que se torna possível trazer alguns fatores estratégicos, principalmente no que concerne a aplicação de tecnologia voltada a negócios.

Se a governança está sendo feita adequadamente, muito provavelmente os demais pontos relacionados a investimentos também estarão adequados.

Um processo de governança de TI permite a utilização de serviços e soluções de forma segura, minimizando riscos de segurança que possam ocorrer, promovendo uma infraestrutura de TI que seja mais robusta, complexa e confiável.

A segurança é um componente fundamental no que concerne a investimentos. Erros constantes nesse aspecto podem levar a brechas de segurança, roubos de dados sensíveis e vazamentos de informações, o que causa sérios prejuízos para o negócio.

2. Faça uma avaliação dos custos do seu negócio

A avaliação de custos do negócio é um primeiro passo para que consiga identificar como otimizar os investimentos de forma adequada. Afinal, para saber como investir, é fundamental saber quais são os custos envolvidos, quais deles são obrigatórios e quais são dispensáveis, os que precisam de um aumento e os que podem ser reduzidos ou cortados. Também auxilia a avaliar se é possível aplicar a escalabilidade em seu negócio.

Essa avaliação é fundamental e deve ser repetida periodicamente, juntamente da análise de indicadores financeiros para avaliar a atual situação do negócio. Assim saberá o quanto deve investir para cobrir os custos e manter o funcionamento para determinado produto ou solução.

3. Implemente uma gestão estratégica voltada para TI

Uma gestão estratégica de tecnologia envolve, principalmente, a avaliação e planejamento dos investimentos em TI, de forma a reduzir gargalos e custos

A gestão estratégica também aumenta a flexibilidade operacional, uma característica cada vez mais necessária nos ambientes de TI, em todos os níveis do negócio, principalmente para facilitar os fluxos de inovação.

Além disso, a gestão estratégica consegue fazer com que os objetivos gerais de TI estejam alinhados com os demais projetos de médio e longo prazo, bem como lidar com as principais demandas da empresa.

4. Observe demais indicadores do seu negócio

Os indicadores financeiros e de desempenho são fundamentais para observar se os investimentos realizados estão sendo, de fato, vantajosos e eficientes para a empresa. São informações objetivas, segundo determinadas métricas, que oferecerão subsídios para tomadas de decisões nesse aspecto.

Se um indicador apontar que não há o retorno esperado diante de um alto investimento feito para uma solução, pode-se avaliar quais serão as medidas necessárias para resolver a situação ou, até mesmo, em alguns casos, cancelar o projeto por falta de resultados positivos, para evitar prejuízos posteriores.

Custo Total de Propriedade

O Custo Total de Propriedade (Total Cost of Ownership, ou TCO) é um indicador importante que auxilia na definição dos custos implícitos para manter um determinado produto ou serviço ativo.

Ele permite avaliar possíveis custos adicionais que estejam envolvidos nos processos, encontrando as diferenças entre os valores de investimento e os custos totais do seu ciclo de vida na organização.

Retorno sobre o Investimento

O Retorno sobre o Investimento (Return Over Investment, ou ROI) é um dos indicadores mais importantes a serem analisados quando falamos sobre otimização nesse setor. Ele será o responsável por indicar se os valores aplicados estão trazendo, de fato, o retorno esperado para seu negócio.

Caso a análise não seja favorável, indicando inviabilidade do projeto, é hora de os gestores avaliarem quais são os pontos que podem interferir nesse resultado e, caso seja preciso, até mesmo abandonar o projeto.

5. Conte com parcerias de qualidade

Muitas vezes o setor de TI trabalha com terceirização de serviços, seja para otimizar custos, seja para aliviar as obrigações de seus consultores. Por isso, é fundamental contar com parcerias que realmente sejam vantajosas e que tenham um bom custo-benefício para sua organização.

A terceirização de serviços é uma opção para desafogar as equipes internas e trazer especialistas em determinadas áreas para auxiliarem no desenvolvimento de soluções e realização de operações no seu setor de TI. Por isso, o investimento precisa ser vantajoso para valer a pena.

6. Utilize o suporte de uma consultoria

Uma consultoria em TI é capaz de observar quais são os pontos que podem representar gargalos de investimento para sua empresa, de forma a reduzir custos e direcionar o capital para aquilo que realmente, de fato, poderá ser vantajoso para a empresa.

Uma visão de fora pode ser o grande diferencial para que seu negócio consiga alavancar os resultados. Muitas vezes, os gestores têm um certo receio de realizarem modificações no projeto inicial, seja por apego, seja por não conseguirem identificar quais são suas falhas e pontos de vulnerabilidade.

A consultoria terá especialistas que conseguirão analisar a conjuntura atual e apontar as principais soluções para seu negócio. Isso é fundamental para você que deseja não só melhorar os investimentos em TI, mas também para alavancar resultados como um todo.

Otimizar investimentos é fundamental para gerar eficiência em relação aos valores investidos. Afinal, ninguém quer queimar dinheiro, não é mesmo? Por isso, é fundamental acompanhar as dicas para identificar como otimizar esse setor, a fim de minimizar os riscos de prejuízos e perdas financeiras desnecessárias.

Como falamos, a consultoria tem um papel fundamental neste aspecto e, por isso, é fundamental que você conte com essa parceria não só para otimizar os investimentos, mas o seu negócio em todos os aspectos.

Conheça o trabalho de consultoria da Gaea! Temos os melhores especialistas para auxiliar em suas questões internas! Entre em contato e converse com um de nossos consultores sobre esse tema!