Escalabilidade diz respeito a encontrar modelos de negócios que permitam uma expansão das suas atividades sem comprometer a qualidade e sem gerar um aumento expressivo dos gastos, mantendo um bom custo-benefício a longo prazo.

No setor de TI, esse conceito pode ser incorporado para melhorar as receitas do seu negócio, seja como empresa, seja como profissional liberal, permitindo que consiga prestar um melhor serviço, mais rentável e com melhores resultados para sua companhia.

Contudo, você sabe como promover a escalabilidade em TI? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre esse tema.

A importância da escalabilidade em TI

Toda organização e profissional liberal precisa saber trabalhar com escalabilidade para conseguir benefícios importantes em suas rotinas. No setor de TI não é diferente, as maiores e mais respeitadas empresas da área trabalham com isso e muito do seu sucesso parte daí.

Um dos principais pontos para demonstrar a importância da escalabilidade na área de TI diz respeito ao uso estratégico da sua mão de obra, principalmente se você é um gestor de TI. Isso porque permite que você faça uma melhor alocação dos seus colaboradores, gerando um ambiente mais produtivo e estratégico no negócio.

Outro ponto é que a escalabilidade permite também, pelas suas características, gerar uma maior capacidade de adaptação a longo prazo. Isso porque a escalabilidade incentiva a flexibilidade na realização de tarefas.

A escalabilidade consegue melhorar o tempo gasto nas tarefas realizadas internamente, desburocratizando processos, permitindo que você realize suas ações em um menor tempo.

Os riscos de problemas no negócio são diminuídos, sejam eles pequenos ou em um nível grave o suficiente para gerar o fechamento ou a inviabilidade da prestação de serviço como profissional livre, mantendo uma maior longevidade para sua empresa.

Além disso, a escalabilidade remete a maior eficiência. Com isso, caso você necessite prospectar investidores, terá maiores chances de conseguir o capital necessário para investir e alavancar seu negócio.

Também podemos apontar como um motivo para aplicar a escalabilidade o seu amplo alcance. Uma solução que seja desenvolvida dentro desse modelo não tem fronteiras, podendo ser utilizada por uma grande quantidade de pessoas, possibilitando uma forte expansão do seu negócio.

Outros benefícios que podemos apontar e que permitem colocar a escalabilidade como essencial para seu negócio na área de TI são:

  • maior chance de apoio de investidores;
  • possibilidade de trabalhar com uma empresa mais enxuta;
  • aumento do faturamento de forma escalável;
  • promove o crescimento com suporte da sua organização;
  • quebra com o modelo tradicional do mercado, colocando sua empresa no mesmo patamar das grandes inovadoras do setor;
  • praticidade na elaboração de soluções;
  • melhor monitoramento das suas funções;
  • elevação da sua credibilidade no mercado, entre outros.

A escalabilidade como aliada para aumento de produtividade

Diante de tudo que falamos, ainda podemos acrescentar que a escalabilidade é uma aliada fundamental para o aumento da produtividade na execução de atividades do setor de TI.

Afinal, as ferramentas utilizadas para esse fim também auxiliam a melhorar a produtividade, tal como os sistemas de automação no desenvolvimento e gerenciador de projetos. A partir deles, é possível conseguir diminuir a procrastinação, os erros cometidos nas atividades internas, a necessidade de retrabalho e, assim, pode-se ter melhores resultados e maior produtividade como desenvolvedor.

Além disso, o aumento de produtividade permite que seu negócio possa, assim, se tornar mais competitivo no mercado. Afinal, é possível fazer muito mais em menos tempo, atendendo com maior agilidade as demandas do cliente.

Aprendendo como trabalhar com escalabilidade

Entretanto, como conseguir utilizar a escalabilidade ao seu favor? Quais são os pontos que precisam ser explorados para que você possa aplicá-la em sua rotina continuamente? Veja a seguir algumas dicas para esse fim.

Inspire-se nas gigantes do mercado

Reconhecer e identificar como as grandes empresas do mercado trabalham com escalabilidade e utilizam isso para seu crescimento pode ser fundamental para inspirar você a aplicar esse conceito em suas rotinas.

Por isso, observe: como elas trabalham isso? De que forma aplicam a escalabilidade? Quais são os resultados? Onde essas empresas erraram? Como você pode aprender com elas? Esses pontos são fundamentais para trilhar um caminho mais bem-sucedido.

Conheça profundamente o seu negócio

Um ponto fundamental para trabalhar a escalabilidade nas suas atividades dentro do setor de TI é saber como seu negócio funciona: quais são os aspectos que podem ser, de fato, replicados e que não elevarão o custo consideravelmente.

Automatize os processos de desenvolvimento

Uma forma de elevar a capacidade de trabalho do seu negócio, com baixa elevação de custos, é por meio da automatização de processos de desenvolvimento de soluções. Assim, você conseguirá produzir suas aplicações com maior velocidade e a um custo bem reduzido para cada cliente que realizar a aquisição do produto. Além disso, a automação eleva a eficiência do processo, o que permite escalar cada vez mais o seu trabalho no setor de TI.

Uso de gerenciador de projetos

Além da automação, é fundamental ter em mãos um gerenciador de projetos, a fim de conseguir manter uma boa base de trabalhos, mas que não se torne inviável sua realização. A escalabilidade visa aumentar o número de serviços que podem ser realizados sem comprometer a qualidade do serviço prestado ou do produto desenvolvido.

A união da automação com uma boa gestão de projetos e maior flexibilização das atividades de TI auxiliam na promoção de um serviço mais escalável, eficiente e que possa trazer melhores resultados. O mais importante: essa adesão pode ser feita tanto por empresas, independentemente do seu porte, quanto por profissionais liberais (freelancer e autônomos) na execução de atividades de desenvolvimento.

Por isso, saber como promover a escalabilidade em suas atividades profissionais é fundamental e pode trazer uma série de benefícios para sua empresa. Portanto, considere a possibilidade de investir nisso para aproveitar um crescimento sustentável para seu negócio.

Para promover a escalabilidade em TI é fundamental contar também com empresas parceiras, responsáveis por auxiliar nesse processo de transformação. Por exemplo, para uma melhor gestão de projetos e adoção de automação, conte com a Gaea.

Temos as melhores soluções para você nesse aspecto! Entre em contato e tire suas dúvidas sobre o tema.