A enorme demanda por agilidade e produtividade dentro do setor de software criou uma metodologia de trabalho conhecida por cultura devops, um conceito cada vez mais procurado por organizações de todos os tamanhos.

Contudo, nem todos os gestores fazem o melhor uso dessa metodologia, ou têm um entendimento completo de como ela funciona e pode ser aplicada dentro de uma empresa para obter não apenas os melhores resultados, mas também evitar fraudes.

O objetivo deste post é mostrar para você como a cultura devops funciona e como ela pode ser uma grande aliada na proteção de seus dados, evitando invasões, roubos e perdas de informações. Boa leitura!

O que é cultura devops?

Toda e qualquer equipe de TI dentro de uma determinada organização é formada por uma série de profissionais que se diferenciam em habilidades e experiências, mas que são fundamentais para o desenvolvimento do produto final.

Mesmo que as diferenças entre essas pessoas sejam complementares aos projetos, rivalidades e pensamentos contrários podem acarretar em erros de operação, dificuldades de comunicação e problemas para a empresa.

Podemos conceituar o devops como uma cultura que deve ser incorporada em todos os processos de desenvolvimento da empresa e executada por todos os colaboradores envolvidos. Entre eles, podemos destacar:

  • desenvolvedores;
  • testadores;
  • analistas;
  • planejadores;
  • engenheiros.

A cultura devops é um conjunto de práticas que visa reduzir barreiras de comunicação entre os times, solucionar problemas de forma rápida, otimizar a troca de informações e melhorar os processos de desenvolvimento em geral.

Com isso, a produção de software é agraciada com objetividade, qualidade e rapidez, o que é interessante não apenas para o cliente final, mas também para todos os envolvidos.

Entre as práticas existentes dentro do conceito de cultura devops, as mais comuns são:

  • colaboração;
  • integração;
  • automatização;
  • entregas contínuas;
  • testes contínuos;
  • monitoramento;
  • correção imediata.

Como é possível reduzir fraudes com devops?

De acordo com um relatório emitido pela empresa de segurança da informação PSafe, no primeiro trimestre de 2018, houve cerca de 56,9 milhões de tentativas de ataques cibernéticos apenas no Brasil.

Esse dado é impressionante, ainda mais quando imaginamos que demonstra apenas as tentativas ocorridas em nosso país — o que sugere que os número mundiais são muito superiores. Dentro desse contexto, a proteção de dados e sistemas se tornou algo crítico no mundo dos negócios, e as empresas passaram a buscar maneiras de se proteger contra ataques constantes.

Assim, a implementação de uma cultura devops pode ser a saída para que os seus aplicativos estejam seguros contra a investida de cibercriminosos e pessoas mal intencionadas. A seguir, veja como isso é possível.

Integre o trabalho de segurança da informação

Da mesma forma que todos os demais setores devem manter um controle de trabalho, as medidas realizadas pelo time de segurança da informação também devem ser rastreáveis, permitindo uma maior visualização.

Por conta disso, suas atividades também serão priorizadas junto com as demais da equipe, garantindo que todas as medidas de segurança sejam tomadas antes de um lançamento.

Permita que o time de segurança tenha acesso ao código

O time de segurança da informação deve buscar por brechas e possíveis problemas. Para isso, ter acesso ao código das aplicações que estão sendo desenvolvidas na empresa é fundamental.

Graças aos repositórios compartilhados, é muito simples permitir que o setor de segurança possa ter acesso a tal conhecimento e realizar o seu trabalho de forma muito mais eficiente e rápida.

Além disso, o time de segurança também pode aplicar proteções ao próprio sistema de versão utilizado na empresa, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso ao código-fonte das soluções.

Insira testes de segurança

Dentro do conceito de devops, temos a automação de testes, algo fundamental para garantir a agilidade das entregas contínuas juntamente com a qualidade das aplicações.

Dentro desse contexto, podemos também construir uma série de testes automatizados de segurança. Ou seja, sempre que uma nova entrega for realizada, o código será testado ao máximo em relação a falhas de proteção, garantindo que toda nova publicação estará realmente segura.

Proteja os aplicativos

Na hora de criar testes para a sua aplicação, disponha de membros do time de segurança junto aos testers, para garantir que não apenas as funcionalidades serão verificadas, mas que tudo o que pode dar errado será revisado.

Além disso, aproximar os times de desenvolvimento e segurança da informação pode melhorar a forma como os códigos são escritos, uma vez que os desenvolvedores poderão ter um maior conhecimento acerca de como proteger a aplicação.

Quais são os benefícios da devops?

Uma cultura devops pode trazer uma mudança incrível na proteção contra fraudes, mas também conta com uma série de outras vantagens para a sua empresa. Confira algumas delas.

Redução de custos

Projetos atrasados podem trazer custos indesejados e fazer com que uma organização perca dinheiro e tenha prejuízo no lançamento ou na atualização de uma aplicação.

Por meio da integração trazida pelo devops, a comunicação é muito mais eficiente e os erros diminuem, o que leva a menos desperdícios de recursos e aumenta a rapidez do desenvolvimento.

Otimização de processos

A cultura devops contribui para uma mudança de visão geral dentro da empresa, que pode repensar seus processos da melhor forma a se adequar nessa estratégia e ganhar em produtividade e eficácia.

Melhoria de qualidade

Entrega contínua, testes integrados e comunicação facilitada têm um impacto gigantesco na qualidade das aplicações desenvolvidas, uma vez que todos participam ativamente antes do lançamento, corrigindo imperfeições e auxiliando na evolução do código.

Aumento de produtividade

A possibilidade de atrasos dentro de uma empresa que utiliza da cultura devops é muito baixo, pois todas as etapas de desenvolvimento são mais rápidas e estão em constante comunicação — ao mesmo tempo em que existe um controle geral facilitado sobre as atividades.

Garantia de motivação

Um dos principais problemas do desenvolvimento de software é a baixa motivação do time, que lida com um alto estresse diário, fruto de atrasos e erros constantes. Ao evitar tal situação, o ambiente de trabalho se torna muito mais leve e descontraído, incentivando a colaboração entre todos.

Como vimos, a cultura devops pode ser uma ótima oportunidade para melhorar a segurança da informação e evitar fraudes dentro de uma empresa, mas também é capaz de melhorar processos de desenvolvimento como um todo. Ao final desta leitura, esperamos que isso tenha ficado claro.

A GAEA conta com uma equipe especializada em metodologias ágeis e cultura devops, e pode ajudar você a começar a mudança em sua organização. Entre em contato conosco agora mesmo!