Novas metodologias de trabalho são cada vez mais utilizadas nos ambientes internos de TI para potencializar os resultados e conseguir criar soluções mais eficientes, com agilidade e redução máxima de erros. O DevOps, por exemplo, é uma das metodologias mais utilizadas atualmente.

Essa metodologia é capaz de fazer uma verdadeira transformação em sua empresa por unir desenvolvimento e operações, trazendo maior integração para a criação de softwares.

E se fosse possível potencializar ainda mais os resultados de uma cultura DevOps? Seria interessante? Bastante, não é mesmo? Então, que tal conhecer o DevOps chat? Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre o tema.

O que é o DevOps Chat?

O DevOps Chat, ou também o ChatOps, diz respeito a um modelo de colaboração que auxilia na comunicação e conexão de pessoas, ferramentas e processos, por meio de automação. Um dos seus principais objetivos é conseguir gerar um fluxo de trabalho transparente.

Como ele funciona?

Ele funciona da seguinte forma: o fluxo gerado pelo DevOps Chat faz a conexão entre o trabalho a ser executado, que está acontecendo no momento, e aquele que já foi realizado em um mesmo ambiente, unificando-os, unindo pessoas, bots e ferramentas necessárias para a execução dos trabalhos.

Com isso, há uma maior transparência durante a execução dos processos de desenvolvimento e operações, permitindo um aumento do ciclo de feedback. Outro ponto importante é que, por meio desse mecanismo, também se consegue um melhor compartilhamento de informações, além de garantir um ambiente mais colaborativo.

Ainda, funciona como uma espécie de aprimoramento para a cultura da equipe e para os processos de treinamento. Ele está inserido dentro de um contexto de DevOps, sendo necessário ter esse tipo de metodologia em seu negócio. Esse tipo de modelo é um movimento emergente que permite uma melhor integração dos times e ferramentas utilizadas, potencializando também o processo de automação já trazido pelo DevOps.

Para o que serve?

Sua ideia fundamental é realizar um ambiente colaborativo orientado para conversas. Com isso há uma melhor comunicação entre os membros das equipes, porém, focado no ambiente digital. Assim, há a união da forma mais antiga e eficiente de colaboração com as novas tecnologias. Com isso, há um incentivo a tornar o ambiente mais humano, trazendo formas mais cooperativas de executar as atividades internas da sua empresa de TI.

Porém, o foco em pessoas só pode ocorrer não só por causa da inserção do chat no ambiente de trabalho, é preciso que os colaboradores também adotem essa política em suas atividades cotidianas, mudando a cultura da empresa. Assim, as mudanças também devem ser orgânicas. Sua principal ideia é encontrar formas melhores de trabalho, potencializando as atividades internas, principalmente entre as equipes de desenvolvimento e operações.

Quais os principais componentes do ChatOps?

É importante compreender também quais são os principais componentes que estão envolvidos no ChatOps. São 3 os principais deles, que veremos a seguir.

Ferramentas de colaboração

Diz respeito ao Chat Cliente, que faz com que as equipes e demais pessoas interessadas estejam conectadas entre elas e, também, com os sistemas em que trabalham. É importante saber que há diversas plataformas de chat que podem ser utilizadas nessas estratégias.

Bot

Os bots são o core de metodologias de ChatOps. Ele intermedia as ferramentas de colaboração e as de DevOps. O bot recebe solicitações dos membros dos times e recupera informações de sistemas integrados, executando um conjunto de scripts. Diz respeito também as formas de automação que fazem parte do DevOps Chat.

Ele pode realizar backups, notificar colaboradores sobre eventos, para o preparo de novos ambientes, entre outros pontos. É um ponto-chave do processo, pois é o responsável por realizar essa integração entre a colaboração e o DevOps de fato.

Integração do sistema

O terceiro elemento envolvido no DevOps Chat, e está relacionado com as ferramentas específicas de DevOps, garantindo maior produtividade para as equipes internas. Pode estar relacionado com:

  • Acompanhamento de problemas.
  • Sistemas de controle de versão.
  • Ferramentas de gerenciamento de configuração.
  • Servidores de integração contínua.
  • Infrastructure as Code (IaC).
  • Monitoramento.

Como aplicar o ChatOps na empresa?

Em primeiro lugar, pense que é necessário todo um processo para garantir um modelo de maturidade de infraestrutura como código. Passa-se pelos seguintes modelos de maturidade:

  • Fase inicial: quando ainda não há automação da comunicação. O conceito de bots ainda não é conhecido ou é ignorado pelos times.
  • Fase de conscientização: são realizados os primeiros experimentos de automação. O time pode começar a utilizar integradores de uso trivial como o IFTTT e o Zapier.
  • Fase de gerenciamento: a automação começa a ganhar escala e há uma forte comunicação entre as ferramentas de ciclo de vida com as ferramentas de chat.
  • Fase avançada: todo o processo de DevOps está automatizado por conversações, tanto na interação de humanos para ferramentas como vice-versa. Até mesmo os produtos nativos já foram personalizados nessa fase.
  • Fase de melhoria contínua: é o último estágio, no qual há excelência na comunicação entre humanos e máquinas. Pode-se, até mesmo, utilizar recursos de processamento de linguagem natural (NLP), ocorrendo processos de melhorias contínuas rotineiramente.

Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas para isso, tais como:

  • GitHub.
  • Jira.
  • Trello.
  • VSTS.
  • Jenkins.
  • HipChat.
  • Flowdock.
  • Campfire.
  • Slack.
  • Puppet, entre outras.

Benefícios que o DevOps Chat traz para a empresa?

Um dos principais pontos de benefício do DevOps Chat é o aumento da confiança entre equipes, constituído por meio do compartilhamento de informações entre os times, colocando a comunicação em primeiro plano. A plataforma de bate-papo se transforma em sua nova linha de comando.

Também podemos listar como benefícios:

  • melhoria contínua;
  • melhor integração entre as equipes;
  • melhorias na cultura organizacional;
  • melhor rendimento;
  • redução nas falhas e necessidade de refação.

É importante ter consciência de que esse tipo de colaboração orientada para conversas não é uma novidade. O ambiente colaborativo é algo incentivado desde sempre, independentemente da área de atuação e, no ambiente de TI, é fundamental. Porém, com as novas tecnologias, é possível realizar um processo de colaboração mais harmônico, eficiente e facilitado. E com isso, o desenvolvimento de software se torna mais eficiente.

A colaboração é uma aliada importante para criar softwares de forma mais criativa e eficiente, minimizando erros e conseguindo resultados não só mais eficientes, mas também com praticidade e agilidade.

Não quer perder nenhum de nossos posts? Então assine nossa newsletter ou nos siga em nossas redes sociais! Facebook | Twitter | Linkedin | YouTube