Afinal, o que é Quality Assurance?

Afinal, o que é Quality Assurance?

A qualidade de um produto ou serviço é fundamental para uma empresa. Estão em jogo a imagem da marca, a satisfação do cliente, oportunidades de negócios e a credibilidade da companhia. Por isso, o Quality Assurance é tão importante.

Para o desenvolvimento de um produto, todo o cuidado é necessário. Possivelmente, o lema do usuário hoje é: “erros não passarão”. Não adianta pensar que o mercado deixará um problema passar despercebido — falhas de funcionamento não são apenas notadas, mas publicadas e escancaradas.

O que fazer para evitar esse problema? A solução é ter uma alternativa para apontar as falhas antes do lançamento de um produto, permitindo sua correção antecipada e evitando o desgaste junto aos usuários.

É justamente aí que entra o Quality Assurance. Você conhece a importância dele para o seu projeto? Sabe como interfere no Quality Control? Se você ainda não sabe a diferença entre os dois ou não entende por que eles são essenciais para o desenvolvimento de um produto de qualidade, continue lendo esse post.

Quality Assurance ou Quality Control?

À primeira vista, nem todos conseguem distinguir Quality Assurance de Quality Control. No entanto, é importante saber as diferenças para entender como esses dois processos contribuem para a qualidade de um projeto.

Quality Assurance

O Quality Assurance é o conjunto de atividades que tentam garantir que o produto ou serviço oferecidos esteja de acordo com o nível de qualidade exigido. Seu propósito é atingir os objetivos do projeto avaliando o desempenho com base em padrões de qualidade relevantes e também nos requisitos do cliente.

O trabalho do profissional de QA envolve um processo sistemático de realização de testes focado no processo de desenvolvimento. Isso é necessário para garantir que o produto final não chegue às mãos do cliente com erros ou problemas de mau funcionamento.

Quality Control

Por outro lado, o Quality Control é o conjunto de ações e técnicas para a monitoração contínua, identificação e eliminação de um problema em um produto finalizado. O foco deste trabalho está nos resultados de um determinado projeto. Ele procura avaliar se eles estão em conformidade com o planejado.

Portanto, o QC gera uma espécie de feedback. A partir das experiências de utilização, ele recolhe informações importantes que são incorporadas às lessons learned — um conjunto de aprendizados que servem para aperfeiçoar o produto atual e conduzir futuros projetos.

Então, para resumirmos de uma vez a diferença entre esses dois termos, podemos afirmar que o Quality Assurance é um conjunto de teses focado na avaliação do processo com o objetivo de garantir a qualidade final do produto.

Já o Quality Control é um conjunto de atividades que garante a qualidade dos produtos finalizados. Ele vai monitorar o funcionamento e corrigir defeitos, além de apontar resultados que serão utilizados e aplicados ao desenvolvimento de novos projetos.

Por que o Quality Assurance é importante?

A era mobile e a adesão das pessoas aos dispositivos móveis agregam uma ideia essencial: funcionalidade. E com essa nova era, a mentalidade do consumidor também mudou.

Podemos nos lembrar de que, até relativamente pouco tempo atrás, o cliente comprava um programa, instalava em seu computador e lidava com ele, independentemente de suas características ou eventuais defeitos. Mesmo que não estivesse completamente satisfeito, essa era sua melhor opção.

Hoje o quadro é diferente. Na maioria das vezes, o usuário baixa um app em seu dispositivo eletrônico, testa e quando não fica completamente satisfeito, deleta e instala o aplicativo concorrente. Por isso, essa primeira e provavelmente única chance de conquistar o consumidor deve ser bem aproveitada.

Estatísticas mostram o comportamento do usuário diante de produtos que não funcionam da forma esperada: apenas 16% dos usuários tentam utilizá-los novamente e 44% deles deletam um app nativo imediatamente quando ele não realiza a ação esperada.

Entre os principais problemas relatados pelo usuário estão:

E não se trata apenas de perder a adesão do usuário ao produto. Um app de má qualidade prejudica a reputação da marca e pode gerar prejuízos irreparáveis à imagem da empresa. Então, por que arriscar? O QA é o processo que tem por objetivo prevenir justamente esses defeitos nos resultados de um projeto.

Como funciona o Quality Assurance?

Vale lembrar que, se o foco da equipe de QA é prevenir defeitos relacionados ao processo de desenvolvimento em todas as suas etapas, um bom ponto de partida é o QC anterior.

Ou seja, de acordo com o monitoramento e avaliações realizadas nos projetos anteriores, a equipe de QA pode prever os resultados de cada ação. Desta forma, eles sabem o que não funciona, o que dá certo e em que condições isso acontece.

Este conhecimento obtido a partir do QC é uma ferramenta poderosíssima de aperfeiçoamento permanente. Permite que os novos projetos sejam direcionados de forma mais precisa, evitando erros graças aos aprendizados anteriores.

Assim, a equipe de QA consegue intervir na gestão de qualidade do projeto. Sua atuação tem por objetivo garantir que o escopo esteja de acordo com os requisitos determinados pelo cliente e que os processos assegurem o resultado desejado.

Quando o QA é uma parte ativa de todo o ciclo de desenvolvimento, os testes são integrados a toda a estratégia de criação. Isso permite que possíveis bugs sejam descobertos no início e corrigidos imediatamente, evitando perda de tempo e dinheiro.

Quais os principais desafios do Quality Assurance?

Como toda essa realidade é muito nova, as equipes de QA nem sempre conseguem contar com padrões e ferramentas de testes eficientes. As mais comuns no mercado ainda apresentam limitações em seu funcionamento e, por isso, não atendem a todas as necessidades.

Por se tratar de um segmento que, apesar de muito novo, está em constante evolução, outro problema é a falta de profissionais qualificados para atuação e gestão da área de QA.

A alternativa que tem se apresentado para a solução deste problema é a automação do controle de qualidade. Ela é uma opção que pode atender à demanda do mercado de apps, promover melhorias no processo de desenvolvimento ágil e viabilizar a criação de novos padrões e procedimentos para testes de QA.

Entendeu qual é a diferença entre Quality Assurance e Quality Control? Viu como eles são importantes para assegurar a qualidade de um projeto e conquistar o usuário? Gostou do post? Então, não perca tempo e receba outras informações em primeira mão! Assine agora mesmo a nossa newsletter e tenha todas as novidades em seu e-mail!

2017-06-02T18:16:31+00:00 0 Comments