Afinal, o que é Quality Assurance?
A qualidade de um produto ou serviço é determinante para os seus objetivos estratégicos. Estão em jogo a reputação da sua marca, a satisfação do cliente, oportunidades de negócios e até a credibilidade da sua empresa. Por isso, o Quality Assurance (QA) é tão importante.
O lema do cliente hoje é: “erros não passarão”. Não adianta pensar que o mercado deixará um problema passar despercebido, pois falhas de funcionamento não são apenas notadas, mas publicadas e escancaradas.
Então, o que fazer para evitar esse problema? A solução é adotar uma alternativa para apontar as falhas antes do lançamento de um produto, permitindo a realização de correções antecipadas e evitando o desgaste junto aos clientes.
É justamente aí que entra o Quality Assurance. Você conhece a importância que essa abordagem tem para os projetos e sabe como ela interfere no Quality Control? Neste post, vamos explicar a diferença entre os dois métodos e por que eles são essenciais para o desenvolvimento de um produto de qualidade. Continue a leitura!
Quality Assurance ou Quality Control?
À primeira vista, nem todos conseguem distinguir Quality Assurance de Quality Control. No entanto, é importante saber as diferenças para entender como esses dois processos contribuem para a qualidade de um projeto.
Quality Assurance
O Quality Assurance é o conjunto de atividades que tentam garantir que o produto ou serviço oferecido esteja de acordo com o nível de qualidade exigido. Seu propósito é atingir os objetivos do projeto avaliando o desempenho com base em padrões de qualidade relevantes e também nos requisitos do cliente.
O trabalho do profissional de QA envolve um processo sistemático de realização de testes focado no processo de desenvolvimento. Isso é necessário para garantir que o produto final não chegue às mãos do cliente com erros ou problemas de mau funcionamento.
Quality Control
Por outro lado, o Quality Control é o conjunto de ações e técnicas para a monitoração contínua, bem como a identificação e a eliminação de um problema em um produto finalizado. O foco deste trabalho está nos resultados de um determinado projeto — procura avaliar se eles estão em conformidade com o planejado.
Portanto, o QC gera uma espécie de feedback. A partir das experiências de utilização, ele recolhe informações importantes que são incorporadas às lessons learned: um conjunto de aprendizados que servem para aperfeiçoar o produto atual e conduzir futuros projetos.
Então, para resumir de uma vez a diferença entre esses dois termos, podemos afirmar que o Quality Assurance é um conjunto de teses focado na avaliação do processo com o objetivo de garantir a qualidade final do produto.
Já o Quality Control é um conjunto de atividades que garante a qualidade dos produtos finalizados. Ele vai monitorar o funcionamento e corrigir defeitos, além de apontar resultados que serão utilizados e aplicados ao desenvolvimento de novos projetos.
Qual é a função de um profissional de QA?
Os profissionais de QA são os responsáveis por garantir a qualidade dos produtos em diferentes fases de desenvolvimento. O trabalho diário desse profissional envolve inspeções cuidadosas e a aplicação de padrões de qualidade.
Outros deveres e responsabilidades essenciais no controle da qualidade podem incluir:
- documentar os níveis de qualidade do produto ou serviço;
- garantir que a documentação de auditoria e fabricação seja mantida atualizada;
- elaborar e implementar normas para inspeção;
- desenvolver um fluxo de trabalho para inspeção de produtos;
- revisar, aprovar e comunicar a causa e a ação corretiva de problemas às partes interessadas;
- treinar e fornecer assistência a membros menos experientes da equipe nos procedimentos de auditoria, protocolos e documentação.
As tarefas individuais dos especialistas em Quality Assurance geralmente variam dependendo do tipo de produto que está sendo fabricado.
Por que o Quality Assurance é importante?
A era mobile e a adesão das pessoas aos dispositivos móveis agregam uma ideia essencial: funcionalidade. Com essa nova era, a mentalidade do consumidor também mudou.
Podemos nos lembrar de que, até pouco tempo atrás, o cliente comprava um programa, instalava em seu computador e lidava com ele, independentemente de suas características ou eventuais defeitos. Mesmo que não estivesse completamente satisfeito, essa era sua melhor opção.
Hoje, o quadro é diferente. Na maioria das vezes, o usuário baixa um app em seu dispositivo eletrônico, testa e, quando não fica completamente satisfeito, deleta e instala o aplicativo concorrente. Por isso, a primeira (e provavelmente única) chance de conquistar o consumidor deve ser bem aproveitada.
A maioria dos consumidores deleta um app imediatamente quando ele não realiza a ação esperada. Dentre os principais problemas relatados pelo usuário, estão:
- alto tempo de carregamento;
- ocorrência de erros e problemas;
- conteúdo confuso;
- navegação não-intuitiva;
- experiência ruim ou incompatibilidade entre diferentes dispositivos;
- vulnerabilidade de segurança.
E não se trata apenas de perder a adesão do usuário ao produto. Um app de má qualidade prejudica a reputação da marca e pode gerar prejuízos irreparáveis à imagem da empresa. Então, por que arriscar? O QA é o processo que tem por objetivo prevenir justamente esses defeitos nos resultados de um projeto.
Como funciona o Quality Assurance?
Se o foco da equipe de QA é prevenir defeitos relacionados ao processo de desenvolvimento em todas as suas etapas, um bom ponto de partida é o QC anterior. De acordo com o monitoramento e avaliações realizadas nos projetos anteriores, a equipe de QA pode prever os resultados de cada ação. Desta forma, eles sabem o que não funciona, o que dá certo e em que condições isso acontece.
Este conhecimento obtido a partir do QC é uma ferramenta poderosíssima de aperfeiçoamento permanente. Permite que os novos projetos sejam direcionados de forma mais precisa, evitando erros graças aos aprendizados anteriores.
Assim, a equipe de QA consegue intervir na gestão de qualidade do projeto. Sua atuação tem por objetivo garantir que o escopo esteja de acordo com os requisitos determinados pelo cliente e que os processos assegurem o resultado desejado.
Quando o QA é uma parte ativa de todo o ciclo de desenvolvimento, os testes são integrados a toda a estratégia de criação. Isso permite que possíveis bugs sejam descobertos no início e corrigidos imediatamente, evitando perda de tempo e dinheiro.
Quais os benefícios?
O QA oferece benefícios não apenas para os clientes, mas também para a empresa que o integra às operações. Abaixo, entenda mais sobre os motivos pelos quais vale a pena implementar um bom controle de qualidade.
Melhorar gestão de recursos
O Quality Assurance economiza tempo e dinheiro. Em todos os níveis de uma organização, ele traz um foco renovado em eficiência e produtividade, permite rever velhos hábitos da empresa e cria novos modelos de produção e inovação.
Desde o início, a empresa ganha evitando falhas, devoluções, reparos e outros problemas relacionados à gestão de recursos.
Concentrar-se em pessoas reais
Uma empresa desmotivada para trazer valor real para pessoas reais está à deriva em seu propósito. O Quality Assurance, para evitar que isso aconteça, estimula a criatividade e a colaboração, ajudando os membros da equipe a refletir sobre seus objetivos e missão.
O consumidor e o público em geral colhem os frutos dessa atenção. Eles recebem o serviço ou bem físico da mais alta qualidade, os funcionários dedicam atenção ao cliente e as interações vão além da pura operação comercial.
Boa reputação
Um produto ou serviço de alta qualidade é um dos fatores que melhoram a reputação da sua empresa. Um produto sem erros também é frequentemente percebido não apenas como algo de qualidade, mas também como uma atitude positiva em relação aos clientes.
Como aplicar o Quality Assurance nos serviços?
Além de saber como funciona o Quality Assurance e sua importância, é essencial saber também como implementá-lo nos serviços de sua empresa.
Afinal, sem uma adesão adequada, os resultados podem ficar aquém do esperado, sem aproveitar o máximo de eficiência que poderia obter. Para evitar isso, veja a seguir algumas dicas importantes de como aplicar este conceito.
Gerencie os fornecedores
Engana-se quem pensa que a área de TI não precisa se preocupar tanto com os fornecedores. Eles são uma parte importante do processo de desenvolvimento de soluções e implicam diretamente na qualidade do produto desenvolvido.
Por exemplo, se você opta por um servidor cloud ruim, a ideia pode ser maravilhosa, os desenvolvedores podem cumprir suas funções adequadamente, mas a instabilidade gerada por um provedor ruim poderá colocar os resultados em xeque.
Assim, é preciso realizar um gerenciamento de fornecedores eficiente, fazendo avaliações constantes sobre a capacidade de eles suprirem as necessidades internas da sua empresa.
Busque um profissional de qualidade para auxiliar no processo
Para aplicar o Quality Assurance, é essencial montar uma equipe que seja responsável pela gestão desse processo. E o primeiro passo é encontrar o gestor que será responsável por isso.
Ele deve ser especialista na área e será responsável por aplicar os testes de qualidade durante todo o processo de criação, produção e implementação das soluções criadas em sua empresa de TI. Encontrar esse profissional pode ser um grande desafio, por se tratar de uma área relativamente nova.
Treine os funcionários
Os colaboradores envolvidos no processo de desenvolvimento precisam incorporar uma mentalidade de qualidade total e aplicá-la em todas as etapas da elaboração do software. Para que isso ocorra, é necessário realizar treinamentos que ensinem sobre os conceitos e estratégias de Quality Assurance.
Ele deve ser feito com a presença do gestor que será responsável por essa área e deve ser repetido periodicamente para reforçar essas questões e trazer novas tendências e ferramentas para a garantia da qualidade nos procedimentos específicos.
Por que utilizar o Quality Assurance em sua empresa?
A implementação do Quality Assurance traz uma série de benefícios para sua empresa de TI, tais como:
- entrega de produtos com maior qualidade, de acordo com a “declaração de qualidade”;
- melhora a experiência do cliente;
- o cliente fica mais satisfeito, já que recebe um produto que pode não só atender, mas superar suas expectativas, com o mínimo de falhas possível;
- os profissionais conseguem ficar mais satisfeitos, já que veem um resultado mais proeminente das suas atividades;
- auxilia a antecipar problemas e saber como resolvê-los de antemão;
- eleva o nome da sua empresa no mercado;
- auxilia a reduzir custos operacionais, já que minimiza a necessidade de refação;
- cria referências positivas, o que auxilia a aumentar a base de clientes;
- com clientes fidelizados e novas indicações, é possível conseguir receitas constantes para seu negócio.
Com isso, você consegue perceber que a adesão ao Quality Assurance pode ser bastante benéfica para o seu negócio, conseguindo alavancar resultados e fazer com que seu nome cresça no mercado.
Quais os principais desafios do Quality Assurance?
Como toda essa realidade é muito nova, as equipes de QA nem sempre conseguem contar com padrões e ferramentas de testes eficientes. As mais comuns no mercado ainda apresentam limitações em seu funcionamento e, por isso, não atendem a todas as necessidades.
Por se tratar de um segmento que, apesar de muito novo, está em constante evolução, outro problema é a falta de profissionais qualificados para atuação e gestão da área de QA.
A alternativa que tem se apresentado para a solução deste problema é a automação do controle de qualidade. Ela é uma opção que pode atender à demanda do mercado de apps, promover melhorias no processo de desenvolvimento ágil e viabilizar a criação de novos padrões e procedimentos para testes de QA.
Quais são as tendências da área?
Com os avanços na tecnologia, a necessidade de soluções versáteis de controle de qualidade está crescendo. Confira, a seguir, algumas novidades que estão em alta e prometem crescer ainda mais nos próximos anos.
Automação de testes de qualidade
A automação de teste se tornou uma parte integrante dos testes de softwares. De acordo com o estudo da Global Market Insights, o valor do mercado de testes de automação deve ultrapassar US$ 40 bilhões até 2027.
Seus benefícios, como os ciclos de feedback mais rápidos, as despesas de teste reduzidas e a maior cobertura de teste, não passam despercebidos pelas empresas.
Testes de cibersegurança
A segurança de dados é sempre uma prioridade quando se trata de garantia de qualidade, principalmente na área de TI. Portanto, não é surpresa que as empresas continuem investindo em testes de segurança cibernética nos próximos anos.
Os bugs de software e falhas tecnológicas que as empresas sofreram nos últimos anos forçam ainda mais a necessidade de testes robustos de segurança cibernética.
Inteligência artificial em testes
A inteligência artificial (IA) está cada vez mais visível em muitos campos, inclusive no controle de qualidade. A automação de testes de IA tem potencial para que empresas limitem custos desnecessários na supervisão de soluções e produtos de software.
Além da redução de custos, a IA oferece benefícios como a eliminação de erros isolados, que são mais propensos a escapar dos olhos dos profissionais.
Entendeu qual é a diferença entre Quality Assurance e Quality Control? Viu como eles são importantes para assegurar a qualidade de um projeto e conquistar o usuário? Com essas informações, você consegue implementar medidas que auxiliam a entregar soluções com maior qualidade para seus clientes finais.
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Leonardo Scorza
Muito bom, parabéns pelo ótimo conteúdo 🙂
Elizabeth Pontes Andrade
Parabéns excelente conteúdo! Perfeito na dissertação !
infra
Obrigado Elizabeth! Esperamos continuar trazendo conteúdos bons para vocês.
Rodrigo Bernardes
Muito bom! Teria informação de onde me qualificar para exercer tal função?
Wesley Serra Fontenele
Por ser uma área relativamente nova, existem certificações para os profissionais que desejam atuar nela?
infra@gaea.com.br
Olá Wesley, tudo bem? Procure por certificação CTFL. Obrigado pelo comentário.
Edvaldo
Nossa, esse artigo me ajudou muito, obrigado pelos esclarecimentos e por ter tirado minhas dúvidas.
infra@gaea.com.br
Obrigado pelo comentario Edvaldo, ficamos felizes em poder ajudar!