fbpx

Saiba como aprimorar suas habilidades em desenvolvimento de software

Quando se trata de desenvolvimento de software, simplesmente nunca existirá um profissional que já domina absolutamente todos os assuntos relacionados ao tema. A evolução é tão rápida que, para não ficar para trás, todos precisam estar sempre aprendendo.

Contudo, para ter sucesso nessa área não basta buscar novidades. Também é necessário sempre aprimorar os conhecimentos que você já possui. E não estamos falando simplesmente de código! Aqui estão inclusas noções de processos, gestão e muitos outros tópicos.

O objetivo deste artigo é mostrar as principais habilidades que você precisa para ter sucesso no desenvolvimento de software e como adquiri-las ou aprimorá-las. Também vamos apontar quais são os sinais de que um programador precisa evoluir urgentemente.

Pronto para conferir? Vamos lá!

Tenha conhecimento técnico

Por mais que desenvolvimento de software envolva muitas habilidades, não existe nada melhor do que “começar do começo”. O conhecimento técnico sempre será o item mais desejado no currículo de um desenvolvedor. Isso significa que você deve ser realmente bom em pelo menos uma linguagem de programação, por exemplo.

Neste artigo ainda vamos falar muito sobre buscar conhecimentos variados, mas lembre-se: isso só ajudará se você já for excelente na parte técnica. Do contrário, é fundamental concentrar-se no básico antes de partir para desafios maiores.

Seja um “resolvedor” de problemas

Em qualquer organização séria, isso é o que realmente faz diferença ao final do dia. Afinal de contas, empresas estão aí para resolver problemas dos clientes, independentemente do tamanho deles.

Aliás, quando falamos em problemas, não queremos dizer que você deva “salvar o mundo” ou se envolver somente em tarefas gigantescas, de extrema urgência. Um problema nada mais é do que algo que demanda uma solução. Ou seja, não necessariamente é algo ruim.

O código que você cria para desenvolver um software é um exemplo de solução para uma demanda específica (problema). Em outras palavras, o seu trabalho deve buscar resolver necessidades reais que facilitem a vida do usuário e entreguem o que o cliente necessita.

Estude pelo menos um pouco de gestão de negócios

Isso não quer dizer que você precisa priorizar a gestão em detrimento da programação, por exemplo. Porém, lembre-se de que bons programadores sempre terão habilidades de desenvolvimento de software, mas poucos entenderão a importância que um software tem como produto de uma empresa.

Essa capacidade de pensar estrategicamente pode levar você muito mais longe dentro da equipe em que atua, saindo das tarefas operacionais do dia a dia para assumir um importante papel de gerência.

Leia também: Gestão em TI na era do cloud computing

Melhore sua capacidade de comunicação e relacionamento

Lidar com pessoas no dia a dia corporativo pode ser tanto empolgante quanto estressante. O que todos nós sabemos é que pessoas são parte de absolutamente todos os processos empresariais. Dessa forma, não há como ignorar que profissionais com maiores habilidades de relacionamento tendem a ter uma facilidade muito maior em reuniões, negociações e comunicação em geral.

Falando nisso, a clareza e capacidade de diálogo são fundamentais na hora de dividir informações com colegas e superiores, e ainda mais importantes ao desenvolver apresentações para a equipe. E não é só a fala que importa: saber escrever de maneira clara e concisa é um grande diferencial.

Mais uma vez, vale lembrar que nem todo desenvolvedor tem esse tipo de habilidade. Logo, se você estiver disposto a evoluir, não será tão difícil assim começar a se destacar nesses pontos.

Participe de fóruns e comunidades

Lembra que falamos sobre resolução de problemas no segundo tópico desse artigo? Pois é. Uma das saídas mais práticas para encontrar soluções em um menor espaço de tempo é participando de fóruns e comunidades online.

Comunidades são uma das melhores formas de buscar apoio naqueles momentos em que você está tendo grandes dificuldades. E o mais legal é que, da mesma forma que você encontra pessoas dispostas a ajudar, também pode colaborar com o seu conhecimento, contribuindo com colegas do mundo todo.

Além disso, acompanhar as postagens de fóruns faz com que você fique por dentro dos mais diversos (e atuais) assuntos da área. Também é útil para que você treine sua capacidade de resolver problemas — mesmo quando os problemas não são seus.

No mais, pode ter certeza: as novidades sempre serão discutidas nas comunidades online. Fique por dentro delas e acompanhe tudo de perto, pois assim você terá ainda mais chances de estar sempre atualizado.

Leia, leia, leia

Leituras sempre serão uma das melhores maneiras de buscar conhecimento. O primeiro lugar onde você pode buscar informações em texto é o mais óbvio: os livros. Muitos grandes programadores compartilham suas experiências em obras literárias. Leia no formato tradicional ou digital, em leitores como o Kindle.

Outra opção são os blogs. Eles geralmente têm atualizações bem mais frequentes do que os livros, o que é uma ótima vantagem. Muitos programadores têm seus próprios blogs, o que facilita para quem deseja encontrar informações. Afinal, basta fazer uma busca no Google.

Um terceiro caminho — muitas vezes ignorado — é ler código. Por que não? Procure por projetos de código aberto e estude. Tente entender como diferentes profissionais trabalham e encontre padrões. No início pode parecer entediante, mas com o tempo esse exercício pode te trazer muitos benefícios práticos.

Leia também: Transformações na área de TI

Aprenda a jogar para o time

Finalmente, perca o medo de compartilhar. Muitos profissionais se sentem inseguros ao trabalhar em cima de códigos desenvolvidos por terceiros ou de dividir seus próprios códigos.

A colaboração é um dos segredos para melhorar suas habilidades de desenvolvimento de software. Participar de projetos open source é um dos melhores caminhos para começar nesse sentido.

Quanto mais informações são buscadas, mais percebemos que só existe uma certeza: um profissional de sucesso no desenvolvimento de software deve possuir muitas habilidades diferentes. Mas, acima de tudo, deve ser capaz de seguir evoluindo de forma constante, tanto no que diz respeito à programação em si como na parte de gerenciamento, processos e relacionamento interpessoal. A trajetória certamente não é fácil, mas quanto mais habilidades você tem, mais simples as coisas ficam com o passar do tempo.

Esse conteúdo foi útil para você? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ter acesso a outras dicas!

2016-04-28T08:00:36-03:00Categories: Artigos|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário