fbpx
Tecnologia de gestão: 7 motivos pelos quais você deveria investir

Tecnologia de gestão: 7 motivos pelos quais você deveria investir

As soluções que a tecnologia trouxe para o mundo corporativo já se tornaram as principais aliadas de empresários. De simples serviços de e-mail a grandes plataformas de gestão, elas auxiliam companhias a melhorar os seus investimentos, tornar processos mais eficientes e aumentar a lucratividade de seus serviços.

A tecnologia torna a gestão de empresas mais eficaz, melhora a confiabilidade dos dados digitais e aumenta a visibilidade da empresa em um mercado tão competitivo como o brasileiro. Nesse cenário, as soluções de gestão impactam positivamente todos os processos empresariais.

Quer saber mais? Confira!

Principais motivos para investir em tecnologia de gestão

Não importa o tamanho do seu empreendimento. Ao investir em sistemas de gestão, todos os processos operacionais serão otimizados. Eles contarão com mais agilidade, segurança e terão um custo de execução menor.

O investimento em soluções de gestão digital não deve ser visto como um gasto a mais, pelo contrário. Ele deve ser encarado como uma forma de tornar a companhia e toda a sua cadeia operacional mais lucrativa no médio e longo prazo.

Entre os principais motivos para investir em tecnologias de gestão, podemos destacar:

Mais agilidade nos processos internos

A TI corporativa sempre foi conhecida pelos ganhos que proporciona aos processos internos das empresas. Nesse sentido, o investimento em tecnologias de gestão corporativa permite que processos sejam executados mais rapidamente, uma vez que colaboradores terão acesso mais rápido às informações de que necessitam.

Mais automação

Ao investir em TI, a empresa pode automatizar processos repetitivos. Isso dá a oportunidade para pessoas focarem em atividades e projetos mais importantes sem prejudicar o desempenho das rotinas diárias da empresa.

Os Desafios da Automatização de Testes

Redução de custos

A eliminação de tarefas repetitivas, assim como a diminuição do uso de papel e a redução do tempo gasto para a execução de tarefas impacta diretamente nos custos operacionais da empresa. A tecnologia deve ser vista como uma forma de racionalizar e reduzir gastos, ainda que o seu custo de investimento inicial pareça alto.

Maior conhecimento sobre o negócio

Entender como uma empresa funciona é indispensável durante o processo de tomada de decisões. Ter informações mais precisas sobre os processos internos e o estado de um empreendimento auxilia gestores a criarem novos projetos, implementar novas rotinas e a tornar toda a cadeia operacional da empresa mais eficaz.

Diminuição de erros

A possibilidade de tornar processos mais eficientes e o acesso a informações mais precisas, a quantidade de erros operacionais diminui criticamente. Como consequência, as metas de produtividade serão atingidas mais facilmente.

Mais inovação

A tecnologia está catalisando novas soluções e produtos inovadores em todo o planeta. Entendendo melhor o seu público-alvo, empresas podem dar mais liberdade para os seus gerentes investirem em iniciativas mais ousadas e que criarão soluções mais adequadas ao perfil de seus consumidores.

Melhoria na logística

A melhoria causada nos processos operacionais da empresa vai impactar, naturalmente, na sua logística. A entrega de produtos, assim como a gestão de estoques terá menos prejuízos e atrasos, melhorando a satisfação de todos os envolvidos.

Tudo o que você precisa saber sobre automatização de deploy

Tornando a gestão moderna: melhores práticas

O investimento em soluções de gestão deve passar por uma série de etapas, entre as quais, podemos destacar:

Avaliação das opções disponíveis no mercado

Existem muitas companhias que prestam serviços na área de tecnologia corporativa no mercado. Procure saber detalhadamente como os serviços de cada uma funciona, quais são os custos e, principalmente, as funções dos softwares fornecidos por elas. Dessa forma, será mais fácil encontrar qual companhia pode fornecer uma solução adequada ao perfil do seu negócio.

Tenha o auxílio de especialistas

Envolva os melhores profissionais de TI durante o processo de escolha da nova solução de gestão corporativa. Eles conseguirão identificar a arquitetura que se adaptará melhor aos equipamentos utilizados pela empresa.

Conheça os softwares

Procure identificar quais funcionalidades serão realmente úteis para a sua empresa. Além disso, saiba identificar como cada uma delas vai impactar na sua companhia, do eventual aumento de produtividade à redução de custos.

Procure soluções com mais flexibilidade

O software ideal é aquele que foi desenvolvido de acordo com o perfil da sua empresa. Como a aquisição de uma solução sob medida nem sempre é possível, a companhia pode procurar por uma solução pronta. Nesse caso, é importante que ela identifique previamente como poderá ser adaptada às boas práticas da empresa sem impedir a execução de bons processos operacionais.

Também é importante que ele seja integrado aos sistemas legados da empresa. Cada companhia tem um conjunto de programas essenciais para o funcionamento de suas rotinas e serviços. Justamente por isso, é importante que uma nova solução consiga “conversar” com as que foram implementadas anteriormente.

Procure uma ferramenta segura

As ameaças digitais estão cada vez mais complexas. Diante disso, procure softwares que utilizem protocolos de proteção digital modernos, armazenamento criptografado e métodos de transmissão de dados por meio de conexões seguras. Em tempos em que soluções digitais estão integradas à web, é importante que as políticas de segurança cubram o funcionamento do software online e offline.

Referências

Verifique o histórico da empresa escolhida para fornecer as suas soluções de gestão digital. Conheça o grau de satisfação de seus consumidores, saiba como funciona o suporte aos parceiros comerciais e analise como todos os processos comerciais funcionam.

Suporte para treinamentos e implementação

O momento mais delicado da aquisição de qualquer produto de TI é a implementação e o treinamento de funcionários. É nessa hora que falhas, incompatibilidades e uma outra série de imprevistos se farão presentes. Portanto, assegure que a empresa escolhida forneça um sistema estável e esteja envolvida tanto nos processos de instalação quanto no treinamento de colaboradores.

Esse envolvimento é indispensável para o bom uso do novo software no longo prazo. Os ajustes devem ser feitos logo nos primeiros dias após a instalação, garantindo o menor impacto de qualquer erro na produtividade da empresa.

Quanto mais exigente for a análise da escolha das novas soluções de gestão, maiores serão os lucros obtidos pela empresa. As ferramentas adquiridas devem apoiar os processos de gestão, permitir o controle integrado de rotinas operacionais e gerar ganhos positivos de qualidade em todos os serviços prestados pela empresa.

Guia das Ferramentas DevOps

Tornando a empresa mais produtiva e econômica

De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas, cada 1% investido em TI causa um aumento de 7% no lucro de cada empresa bienalmente. Esse impacto é o resultado de uma série de melhorias causadas por soluções de gestão e logística que tornam processos mais rápidos e hábeis. Com melhor monitoramento de prazos e identificação mais precisa de oportunidades de negócio, a empresa consegue encontrar soluções e respostas imediatas às demandas do mercado.

Gostou do nosso texto e quer receber as últimas novidades sobre esse assunto diretamente na sua caixa de entrada? Então assine já a nossa newsletter!


ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário